Crypto.com perdeu 34 milhões de dólares em ataque que afetou quase 500 contas
A Crypto.com é uma das mais populares plataformas de transação de criptomoedas e desde o início da semana que tem sido envolta em notícias que faziam crer que tinha sido alvo de um ataque.
Segundo é avançado de forma oficial, foram afetadas quase 500 contas e terão sido roubados 34 milhões de dólares em Bitcoins e Ethereum.
Num comunicado feito há poucas horas, a exchange de criptomoedas Crypto.com reconheceu que a empresa perdeu mais de 30 milhões de dólares em Bitcoin e Ethereum, depois de um ataque que ocorreu a 17 de janeiro.
Depois de algumas notícias que surgiram relativas a possível ataque, o CEO da empresa deixou ontem um tweet onde, não confirmando, dava alguns indícios do que poderia ter acontecido.
Some thoughts from me on the last 24 hours:
- no customer funds were lost
- the downtime of withdrawal infra was ~14 hours
- our team has hardened the infrastructure in response to the incidentWe will share a full post mortem after the internal investigation is completed.
— Kris | Crypto.com (@Kris_HK) January 18, 2022
A publicação no blog vem então confirmar que foram feitos levantamentos não autorizados no valor de 4.836,26 ETH e 443,93 BTC, o que equivale a cerca de 15,2 milhões e 18,6 milhões de dólares, respetivamente. A acrescer a este valor ainda foi levantado o equivalente a 66 200 dólares noutras criptomoedas.
Foram, no total, 483 contas de utilizadores do Crypto.com afetadas por este ataque. No entanto, a Crypto.com afirmou que nenhum dos clientes perdeu o dinheiro, tendo sido totalmente reembolsados das perdas.
No blog pode ler-se que:
Na segunda-feira, 17 de janeiro de 2022, aproximadamente às 00h46 UTC, os sistemas de monitorização de risco da Crypto.com detetaram atividade não autorizada num pequeno número de contas de utilizadores onde as transações estavam a ser aprovadas sem que o controlo de autenticação 2FA fosse inserido pelo utilizador. Isso desencadeou uma resposta imediata de várias equipas para avaliar o impacto. Todas as retiradas na plataforma foram suspensas durante a investigação. Todas as contas afetadas foram totalmente restauradas. A Crypto.com revogou todos os tokens 2FA do cliente e adicionou medidas adicionais de proteção de segurança, que exigiam que todos os clientes fizessem login novamente e configurassem o seu token 2FA para garantir que apenas a atividade autorizada ocorresse. O tempo de inatividade da infraestrutura de levantamentos foi de aproximadamente 14 horas e as atividades foram retomadas às 17h46 UTC de 18 de janeiro de 2022.
Este artigo tem mais de um ano
Testing!
Podiam ter enviado 1% para o meu endereço de bitcoin. :d
Coitado do Matt Damon.
Not your keys not your coins.
Apesar de tudo, tenho conta nesta exchange com uma medição de risco confortável.
1 – Devolveram aos lesados (ao contrario dos lesados do BES).
2 – Consoante o valor trancado (equivalente ao antigo deposito a prazo dos bancos) dá retorno nas compras de 1% a 5%.
3 – Com o valor trancado de 3500€ por seis meses, dá 10% ao ano e com pagamentos semanais (ao contrario dos bancos que ainda tens de pagar para lá teres o teu dinheiro.)
Qual o maior risco? Dinheiro FIAT ou dinheiro Crypto?
De facto, qq sistema monetário é baseado na confiança de quem o transacciona. E quanto menos confiança houver no dito cujo, menos vale. De facto, no que é corrente, as criptos dão mais confiança, como o Eu acabou de referir e muito bem. O grande problema é que as moedas fiat, para o bem e para o mal, têm o respaldo de um país ou de uma nação. É claro que esse respaldo é muito relativo. No entanto, as criptos não têm qq apoio. Isto quer dizer que, se isto continuar a acontecer, aonde vai parar a confiança de quem usa ?
Fui roubado! Comprei cupão de criptomoedas BITNOVO na FNAC. É uma vergonha a FNAC estar a vender estes cartões manhosos. Foi a primeira e ultima vez que mexo nesta m**** de crytocoiso.
Podem ver as reviews desta trafulhice neste link
nz.trustpilot.com
link encurtado https://bitlybr.com/XCeTbre8
Os dias de hoje têm estas inevitabilidades. Todos são alvos de ataques. Pessoalmente gosto bastante da Crypto.com. Gosto da simplicidade, das perks e essencialmente dos cartões que funcionam bem não só em território nacional como no estrangeiro. Tenho bastante pena do que aconteceu e apesar de acreditar que os atacantes têm excelentes conhecimentos informáticos não passam de canalhas e espero que venham a ser levados à justiça o mais rapidamente possível. Mais que a Crypto.com estão as mexer com os nossos recursos as nossas economias. Fortune Favours the Brave – Força, aprendam melhorem o que têm a melhorar e sigam para mais e melhor.