Bison Bank é o primeiro banco a poder transacionar criptomoedas em Portugal
Enquanto assistimos a uma divulgação e consciencialização cada vez maior em relação às criptomoedas, muitas empresas e entidades continuam a implementar alterações para abraçar esta tecnologia dentro do possível e viável, tendo em conta a escassez de regulamentação existente.
Neste sentido, de acordo com as mais recentes notícias, o Bison Bank tornou-se agora o primeiro banco com autorização do Banco de Portugal para transacionar criptomoedas em Portugal.
Bison Bank: o 1º banco a transacionar criptomoedas em Portugal
Segundo as informações reveladas, o Bison Bank obteve as autorizações necessárias por parte do Banco de Portugal para transacionar criptomoedas no nosso país. O banco, que era dono do antigo Banif - Banco de Investimento, conseguiu este poder através da empresa Bison Digital Assets.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (14) pelo Bison Bank através de um comunicado, onde é informado que o Banco de Portugal autorizou a Bison Digital Assets a operar no nosso país a atividade 'exchange' de moedas digitais. Desta forma, o Bison Bank torna-se assim no primeiro banco tradicional que agora também pode transacionar criptomoedas em Portugal, com autorização da entidade reguladora.
A sucursal portuguesa do Bison Bank tem então a partir do dia de ontem capacidade e condições para oferecer os mesmos serviços que um banco normal tradicional, mas adaptado ao mercado das criptomoedas. Os serviços vão ficar disponíveis para os clientes a retalho e também para instituições, com especial atenção pelos clientes com forte património.
No comunicado, o banco refere que a Bison Digital "é totalmente detida pelo Bison Bank, S.A., passando assim a oferecer aos seus clientes e parceiros um novo e mais alargado conjunto de produtos e serviços que, em linha com as tendências de mercado e de procura neste novo segmento, combinam com as suas necessidades globais presentes em ativos financeiros e virtuais, através de uma plataforma regulada e segura, e de preparação para o futuro".
Os novos serviços do banco incluem a troca de criptomoedas entre si ou por moedas fiduciárias, o armazenamento e depósito das moedas digitais numa conta bancária e a sua transação entre diferentes contas.
Segundo a CNN Portugal, o pedido de aprovação do Bison Bank terá sido feito há seis meses, sendo que a aprovação efetiva apenas aconteceu no último dia possível pelo Banco de Portugal. Até então a entidade reguladora havia aprovado quatro empresas com o objetivo de funcionarem apenas com criptoativos, que são a Mind The Coin e a Utrust, sediadas em Braga, a Luso Digital Assets, localizada no Funchal, e a Criptoloja, de Lisboa, que no entanto foi vendida à brasileira 2TM.
Este artigo tem mais de um ano
criptomoedas = dona branca na internet
Vou-te fazer um favor porque parece que mereces uma parte da historia.
https://youtu.be/bnD9LnOTiTE?t=549
E é justamente por causa do elemento segurança que a Bitcoin foi a única com as características necessárias que até hoje resolveu o problema do envio de “dinheiro” de forma segura e descentralizada. E quanto maior a rede Bitcoin mais segura é.
Agradeçam ao Satoshi e aos elementos que com ele colaboraram para que a ideia vinda da década de 90 se materializasse a 03.01.2009.
O conceito de dinheiro está a mudar e nunca mais será o mesmo. Habituem-se à ideia mas com a ciência do bem tb virá a ciência do mal.
Se não for bem pior que isso …
Pelo que se pode ler na net, dizem que o gasto energéticoe é colossal, o que não ajuda nada nem condiz com o apregoar constante sobre crise energética e ambiental ou até dos chips entre outas noticias como a sustentabilidade e inflação.
Resumido vão andar milhões de pessoas a pagar muito, muito mais por energia, hardware como por todo o resto para meia duzia ficar rico entre outras como o lado negro das cripto moedas.
Enfim, esta humanidade parece que perdeu a consciência e a capacidade de prever as consequências.
Um reduzido número de cryptos precisa de mineração, grande maioria é Proof of Stake, por isso não percebo porque falam sempre de energia e chips sempre que falam em Crypto, Bitcoin nao é chamado para aqui.
“Pelo que se pode ler na net, dizem que o gasto energéticoe é colossal, o que não ajuda nada nem condiz com o apregoar constante sobre crise energética e ambiental ou até dos chips entre outas noticias como a sustentabilidade e inflação.”
E a culpa é quem? Dos mineradores pelo país não QUERER usar energias verdes, por exemplo, nuclear, para sustentar o custo energético do país, ou é do governo?
O gasto energético com a banca tradicional mundial é colossal em comparação com a blockchain, mas tudo o que pareça ser um bem essencial com utilidade ninguém reclama da pegada ecológica.
A prova de trabalho POW de cripto moedas será amplamente substituída por prova de stake POS, que gasta ainda menos energia.
A banca tradicional serve para muito mais que transações, são empresas que oferecem muitos serviços e empregam largos milhões de pessoas, mesmo assim tenho dúvidas que atinja sequer 1/4 da energia da mineração mundial.
BTC sera PoW ate 2100 ou la perto, não tens muito a fazer.
É algo que não tem grande interesse para quem realmente se interessa pelas cryptmoedas, umas das ideias principais é fazer trocas sem a autorização de uma third party e evitar todos os custos associados.
Metendo uma entidade central ao barulho não trás grandes vantagens a não ser dar a ilusão a um novo utilizador de maior segurança, pela semelhança ao sistema tradicional.
Certo, mas se quiser trocar crypto por euro e vice versa necessita de uma empresa como esta, pelo que sei.
Ok, também sei disso. Ainda me lembra de toda gente dizer que graças aos mineradores as graficas terem ficado muitissimo mais caras, e não foi à muito tempo.
Também já se ouviu de que uns paises as proibirem e outros o contrário, e muito mais, como esquema em pirâmide, lavagem de dinheiro, etc, etc.
Até conheço quem tenha investido tudo o que tinha em e quem tenha feito bastante dinheiro simplesmente minerando.
Logo se verá.
passados estes anos a maior parte da malta tuga continua burra relativamente às criptos! é triste sermos um povo mto atrasadinho
continuo a achar que a “transição digital a todo custo ” vai ser uma grande fonte de problemas da nais diversa natureza.