Banco de Portugal alerta para tentativas de fraude associadas a carteiras de criptoativos
A par de todas as suas potencialidades, a tecnologia permite tentativas de fraude cada vez mais intrincadas, com os burlões a conseguirem construir abordagens mais realistas. Num novo aviso, o Banco de Portugal alertou para tentativas de fraude associadas à reativação de falsas carteiras de criptoativos.
Num comunicado, o Banco de Portugal alertou para tentativas de fraude em que, através de chamadas telefónicas, e-mails ou mensagens, os infratores se fazem passar por representantes de entidades que alegadamente gerem investimentos em criptoativos ou que se disponibilizam para ajudar na recuperação de criptoativos supostamente detidos pela vítima.
Por via de chamadas, maioritariamente feitas em língua inglesa, o infrator identifica a vítima pelo nome, procurando reforçar a aparência de legitimidade do contacto.
Depois, informa-a de que tem, no seu nome, uma carteira digital com um saldo positivo, em estado inativo, e que perderá os fundos que nela alegadamente existem.
Para reativar a carteira e supostamente recuperar os fundos investidos em criptoativos, a vítima é induzida a realizar pagamentos.
O Banco de Portugal escreve que o infrator pode ainda disponibilizar o acesso a uma plataforma online, na qual a vítima consegue ver o saldo fictício da sua carteira digital.
Nessa plataforma, a evolução do saldo pode aparentar uma valorização da carteira, conduzindo a vítima a realizar novos pagamentos, para reforço da mesma, em busca de retornos elevados.
É provável que, tanto a carteira digital como a plataforma online que é disponibilizada sejam fictícias. Por isso, nestas situações, o Banco de Portugal aconselha a que não efetue pagamentos para reativação ou reforço de carteiras digitais de criptoativos.
Mais do que isso, aconselha a que informe os órgãos de polícia criminal competentes (PSP, GNR ou PJ) ou o Ministério Público, se suspeitar que possa ter sido vítima de fraude.
Fique atento às potenciais tentativas de fraude. Desconfie sempre!
Enquanto utilizadores, devemos estar cada vez mais atentos. Antes de celebrar um contrato ou adquirir um produto ou serviço bancário, o utilizador deve, segundo o Banco de Portugal:
- Ler com atenção toda a informação transmitida pela instituição;
- Esclarecer todas as dúvidas com a instituição;
- Avaliar previamente as condições que lhe são apresentadas pela instituição, analisando atentamente os respetivos custos, remunerações e os riscos que corre;
- Assegurar que lhe é facultada toda a informação pré-contratual e contratual em suporte duradouro, de forma que consiga consultá-la posteriormente.
Em caso de dúvida, não execute a operação sem solicitar previamente à sua instituição os esclarecimentos que entenda necessários.





















Já me aconteceu este telefonema. Disse-lhe que podia enfiar as suas cryptoshits no local que nunca vê o sol, e ficou muito indignado!
Muito boa gente, sem literacia financeira, com a ganância de ficar rico da noite para o dia, foi nessa cantiga e perdeu milhares de euros.
É comprar apenas BTC e Solana.
Ali supostamente compras isso, só que na verdade é uma plataforma falsa. Tu envias o dinheiro, e tens a tua área de cliente com o gráfico da rentabilização. Eles depois incentivam a meter mais porque estás “a ter ganhos fantásticos”. No dia em que decides resgatar é que são elas…
quem conhece minimamente Bitcoin sabe que é comprar nos locais devidos e guardar Off
Atenção, que 99% desses esquemas, são feitos por “criadores de conteúdo”. Tive o azar de carregar, num vídeo, por acidente, 53 separadores, abriram, fechei 1 a 1, 52 eram criptomoedas e 1 de apostas. Uns dias depois, no whatsapp, do qual só amigos possuem o número, recebo uma chamada de um +35196 a dizer que eram do BCP, que tinham recebido, uma queixa, da PJ, que eu tinha 23000 euros, numa carteira de bitcoin. Nunca investir em coisas não tangíveis… deixei falar, fui fazendo perguntas, obviamente, o “bancário”, nem sabia o que é uma conta-aforrador. Fui falando, deixei falar, ao cabo de 8 minutos, surgiu a proposta: paga 1200 euros, por mbway, para recuperar 23000 euros, de BTC. Lá pedi o número, um 94 (não sei que operadora é esta e como pode usar mbway). Disse que ia transferir e prometeram que enviavam, para o meu mail (que não dei) a carteira. Depois de 5 chamadas, que não atendi, de outros números, alguns de fora de Portugal, liguei para o número, de que me tinham ligado e desactivado.
Na manhã seguinte, fiz queixa, na PSP, dando os números, o polícia experimentou os 9, incluindo o mbway, todos desactivados. Bloqueei um número (indonésia!) que foi adicionado ao whatsapp (não sei como). Não mais me ligaram, a oferecer tais lucros.
Presumo que aquela publicidade, conseguiu aceder ao meu whatsapp, apanhando, o número e adicionou aquele número, ao mesmo tempo, ligaram de números falsos. Falava português, muito certinho, com pausas (algo que a IA não faz). Era jovem e sabia, muita coisa, de criptomoedas mas, quase nada, de contas bancárias.
CBDC é scam!