PplWare Mobile

ULS do Alto Ave realiza primeiras cirurgias renais robóticas e reforça liderança clínica

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Max says:

    “Como funciona?
    Um sistema de cirurgia robótica inclui uma consola cirúrgica onde o médico opera joysticks, braços robóticos que manipulam instrumentos no paciente e uma torre 3D em alta definição. Os robôs executam movimentos precisos, eliminam tremores e permitem ampliação de até 10-15 vezes, melhorando a visualização em áreas de difícil acesso. O cirurgião mantém o controlo total, com o robô atuando como extensão dos seus comandos”.
    Não, não usaram um robô humanóide. Esses só fazem piruetas 🙂

    • Gonçalo says:

      Um robo humanoide é para fazer tarefas do dia a dia porque o mundo está construido para funcionar com a forma humanoide não é para estas situações de certeza para estas situações um estacionário é muito melhor.

      • Max says:

        Faz lá a lista das tarefas do dia a dia. Começa pelo pequeno-almoço mas presta muita atenção – porque são muitas as tarefas e movimentos. Achas que um robô humanóide, sem sensibilidade na ponta dos dedos o consegue fazer, sem partir a louça? E por mais pontos de articulação (graus de liberdade) que lhe ponham, tem a flexibilidade do corpo humano? E com todo o treino que lhe derem com modelos LLM tem a facilidade de pensamento humano?
        Se por tarefas do dia a dia estás a pensar no robô humanóide para uso doméstico desengana-te, atualmente o europeu só sabe passar a ferro e dobrar – toalhas (não camisas).
        Se estás a falar de tarefas de armazém ou industria, não há nada que um robô com rodas, com braços articulados e pinças, mais barato e fácil de reparar não faça.
        A última frase que escrevi acima foi apenas para fazer notar que as dezenas de posts sobre robôs humanóides, a seguir à apresentação dos Optimus telecomandados, são enganadores sobre a utilidade da robótica.

        • Gonçalo says:

          Sem sensibilades na ponta dos dedos ahahahah com sensores de alta precisão têm milhoes de vezes mais sensibilidade que tu só têm de lhe ensinar o que aguenta cada objeto o robo obviamente tem de saber a pressão que pode exercer num ovo ou num prato ele não nasce ensinado.
          Ora tarefas, fazer a cama arrumar a casa preparar lanches e coisas dos miúdos preparar almoços e jantares por a mesa levantar a mesa passar a ferro queres mais?
          Pontos de articulação era um problema há 5 anos tens de te actualizar os movimentos estão cada vez mais naturais e não te esqueças que eles não têm de ser como nos mas sim uma versao melhorada tu não podes rodar a mao ou o braço eles podem rodas as vezes que quiserem assim como o tronco e as pernas.
          Na industria em linhas de montagem é mais difícil mas em comercial ? Ui Reposição de stocks em loja descarregamento de material arrumaçao de parteleiras o que não falta são casos de uso. Não te enganes daqui a 20 anos toda a gente tem um em casa será o próximo grande “electrodoméstico” que toda a gente vai ter daqui a 20 anos nao vais perguntar há malta se vai ter um mas sim qual vai ter e isto em residencias porque empresas não vão ter 1 vão ter 10

          • Max says:

            Quais sensores de pressão. A sensibilidade tátil dos dedos “é uma função neurológica, porque depende do sistema nervoso periférico (nervos dos dedos, mão e braço) e do sistema nervoso central (medula espinal e cérebro)”. Os robôs – não têm nem vão ter.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.