Sistema estelar “matematicamente perfeito” pode ter mão alienígena

1. Técnico Meo says:

Fantástico. Mesmo

2. há+cada+gajo says:

É um sistema com órbitas perfeitas por que o tempo a que está exposto a outras forças circundantes é ainda curto.

3. palex says:

Há tanta coisa na natureza que é geométrica/matematicamente perfeito! Acho que os astrónomos e cientistas estão a dizer que “Deus é matemático”.

4. freakonaleash says:

Vulcans doing Vulcan stuff!

5. luis says:

Sistema solar não existe, não está referido na Bíblia. O que existe é o éden onde vivemos e uma matrix feita para nos escravizar, e os agentes são os pombos por isso eles tem câmeras nos olhos para nos espiar

6. Matematico says:

nao passa de matematica, mas teimamos em complicar

7. José says:

É mais fácil falar de alienígenas do que de Deus. O fanatismo tem destas coisas

O que tem Deus a ver com isto?

Pode não ter nada…

Ou pode ter tudo…

… who knows?! … 😉

Estamos a falar de ciência, fé é outra coisa.

• joão says:

Começou-se a falar de Deus e já vamos em “fé”… e fé como antagonismo de Ciência
            A fé é algo próprio de cada individuo. Ter fé ou não, não tem qualquer implicação sobre se Deus existe ou não.

No entanto, porque é que “fé” tem de ser diferente de ciência quando certos pressupostos da ciência são tantas vezes baseados em fé?!

Essa eterna luta de que a “religião” (e tudo o que é abrangido por ela, como a fé e a crença na existência de Deus, etc) e a ciência são duas coisas distintas e inconciliáveis, não para de me surpreender!

Da mesma forma como na ciência existe a constante tentativa de conciliar a Mecânica quântica com a relatividade, seria giro que alguns cientistas (e digo “alguns” porque para outros isto é um dado adquirido!) tentassem fazer essa mesma conciliação.

E isso também para o resto de nós…

Lá porque não conseguimos provar algo, não quer dizer que esse algo não exista (e não estou a falar só de Deus aqui!)… e a existir (e aqui, já referindo-me a Deus) então esse teria certamente algo a ver com a ciência e com outras coisas que teimamos em opor.

Tanto quanto sabemos neste momento, a prova de ET’s é tão digno de fé como Deus (aliás, dependendo das mentes, existem infindávelmente mais “provas” da existência do último do que do primeiro)

Resumidamente: Acho que o José tem razão e que, além disso, Deus tem – ou pelo menos pode ter – tudo a ver com com isto! 🙂

Fé como antagonismo da ciência? Porquê?

Sim, fé é individual, cada um sabe a qual Deus entrega a sua fé. Porque dizes que só há um Deus?

Religião é outro assunto. Calma, estás a misturar tudo. E essa mistura, sim, essa é incompatível com ciência.

Em suma, eu acho que não devem meter Deus neste assunto da matemática perfeita encontrada pelos cientistas. Isso adiciona uma camada de complexidade que distrai do verdadeiro objetivo.

• joão says:

– Da sua resposta foi o que depreendi, que estava a colocar a fé como antagonismo… (se calhar entendi mal…)

– O meu discurso de “um só Deus” advém das minhas crenças e sim, foi errado aplica-lo num assunto tão “ambíguo”… seria mais correcto ter-me abstido em questões quantitativas…
            (é… o tempo passa, mas o vicio fica… )

– Não estou nada a misturar! 🙂 Religião, fé, Deus (e muitas outras cosias)… anda tudo interligado profundamente. E de forma alguma religião pode incompatível com a ciência. Porque seria incompatível?!
            Claro, aqui já estou a meter a minha religião, em particular, ao barulho… poderá haver algumas que desconheça que sejam incompatíveis…
            a minha garantidamente não é incompatível com a ciência (até porque grande parte da ciência assenta em descobertas feitas por esta e em métodos criados pela mesma)…

– Quanto à camada adicional de complexidade… não nos podemos deter por tal! Quem sabe se não é esse o caminho correcto…
            Isto serve para mim também: temos de tentar manter uma mente aberta a todas as possibilidades, por mais incredíveis que nos possam parecer. 🙂

Eu tenho a minha fé, a minha religião, e deixo isso ao lado da ciência. O universo já é tão complexo quando à sua existência, dimensão e sobretudo, quando ao que ainda desconhecemos, se juntarmos Deus, fé e religião, caímos na tentação de relativizar tudo. Relacionar tudo com o criador e isso é pouco, na minha ótica.

• joão says:

Mas mesmo tudo advindo dum criador, não quer dizer que não seja compreensível ou simples.
            Se tudo advir duma criação fruto de Deus temos imensas coisas simples e claras. A existência dum criador não deve (nem tem de) tornar as coisas mais complexas.

Isso apenas poderá ocorrer nas mentes de alguns…

Aliás, tantas vezes que se percebe que a nossa interpretação das obras de Deus (ou dos Deuses) estava errada e necessita de ser reinterpretada…

Há coisas que devemos relativizar, outras não…

Opiniões, ainda bem que há várias. Aceito outras como válidas, tenho a minha que, como referi, separa as coisas.

• João says:

Teologia, filosofia!!! Áreas extraordinárias!!!

De qualquer forma, contínuo agradado com a sua capacidade de respeito por opiniões diferentes, Vítor! Mostra muita educação, respeito e moral!

Fazem falta mais pessoas com essas capacidades!

É agradável discutir coisas consigo 🙂

• Stanley says:

De Javé ou El?

• joão says:

Ya… pode-se falar de Aliens à vontade!!!

De Deus é que não!!!

É tabu!!!

Até porque Deus é “uma coisa” dos atrasados, fanáticos que acreditam em contos fantásticos, pessoal anti-ciência e outras coisas más semelhantes…eheheh

(incoming in 3, 2, 1…)

Falar de Deus podes sempre, mas é importante diferenciar ciência e fé. É muito importante falar de Deus, da fé, mas separado dos segredos do universo.

• Pedro António says:

Deus é o universo! Omnipresente, omnipotente, infinito…. O universo é Deus! Está na biblia: «lembra-te que és pó e em pó te has-de de tornar! (nada mais do que isso!) Nós somos universo!

• João says:

Não percebo porque!

Acho que anda aí muita falta de informação no que toca as coisas de Deus e da fé!

A ciência nunca vai poder contradizer Deus!

Pode provar ou demostrar que nós assumimos ou interpretamos algo errado sobre Deus mas não existe nada a temer por parte dá ciência em relação a Deus!

• há+cada+gajo says:

Sim, realmente toda a gente acha que para tudo, Deus é a resposta. Onde há um vazio por falta de conhecimento, outros optam por preencher esse vazio com fantasias.

• PeterJust says:

Aqui a malta ainda tem alguma inteligência e agradecemos que não a insultes com os teus fanatismos.

8. Naodou says:

Antigamente o povo não tinha conhecimentos necessários e por esse motivo dava a justificação de um poder superior, mas estamos no sec21 e temos vindo a provar que tudo tem uma explicação científica.
    O sistema solar já não tem nada de novo (excepto algumas luas por descobrir), muita parte do sistema solar foi descoberto com base em cálculos matemáticos.

9. Bartolomeu Fagundo says:

A perfeição só pode ter a mão de uma entidade, Deus.

10. Anung says:

Num universo infinito, com infinitos mistérios, com triliões de galáxias, cada uma com milhões de sistemas estelares, e é aqui…….neste ponto de pó que alguém supostamente acha que aquilo pode ter mão e aliens….

• Técnico Meo says:

Bem ….trolismos á parte, lanço aqui a minha suposição: Deus é uma A.I. primordial do universo ao nível do chat GPT 9000000000 elevado ao cubo. A questão é saber quem criou a sua primeira versão. Bom fim de semana rapaziada

11. PJ says:

Pode… mas isso é tão preciso como as previsões catastrofistas do covid. Pelo menos essas foi possível provar que estavam todas erradas. Esta é mesmo só navegar na maionese.

12. Giordano says:

Como diria Matt O’Dowd

“Nunca são aliens, até serem aliens”

13. Jota says: