Rooftop Cooler: inovador refrigerador à base de lã de ovelha projetado por um estudante
Não, ainda estamos longe de ter esgotado a criatividade. Prova disso está num projeto inovador da autoria de um estudante holandês que vê na lã de ovelha a solução ecológica para refrigerar as casas das pessoas. Vamos conhecer o Rooftop Cooler.
Se pensa que a lã de ovelha só servia para fazer camisolas quentes, hoje vamos ver que pode ter mais utilizações. Este projeto saiu da cabeça de um estudante holandês que descobriu uma nova utilização para este recurso abundante, mas desperdiçado. Estamos a falar do Rooftop Cooler, uma inovação que pode mudar a forma como arrefecemos as nossas cidades.
Arrefecer o ar com lã de ovelha
Wilmer Hoogendoorn, um estudante da Universidade Hogeschool de Roterdão, nos Países Baixos, está entre os 20 finalistas do Prémio James Dyson Innovator 2022. A sua inovação resulta do seu interesse em combater o stress térmico nas grandes cidades.
Com o Rooftop Cooler, este engenhoso estudante explora as propriedades naturais da lã de ovelha para oferecer uma solução sustentável para o aquecimento urbano.
O Rooftop Cooler funciona de uma forma fascinante, inspirada na forma como as próprias ovelhas se mantêm frescas. Durante a noite, a lã absorve a água do ar. Quando a temperatura começa a subir durante o dia, esta água evapora-se, arrefecendo o ambiente.
O sistema também tem um depósito de água da chuva. Esta água é armazenada num tanque cheio de lã, que recolhe a água condensada. Quando o ar é aquecido, a água evapora-se. Se a lã secar e houver água no tanque, a água é transportada para a lã graças ao efeito capilar, pronta a evaporar-se novamente. O processo é semelhante à forma como a nossa pele transpira para nos manter frescos.
A ideia é de génio
Wilmer concebeu o Rooftop Cooler com o objetivo de encontrar uma nova utilização para a lã de ovelha, um recurso amplamente disponível, mas pouco apreciado. Ele imagina o seu sistema instalado em telhados com painéis solares ou em áreas onde o cultivo de plantas não é viável.
Durante a criação do seu protótipo, Wilmer descobriu que, para otimizar a eficácia do seu sistema, a lã deve ser disposta em filas horizontais e verticais. Ao comprimir a lã, o efeito capilar é ativado, permitindo o arrefecimento.
O Rooftop Cooler é revolucionário porque é um dos primeiros sistemas a utilizar a lã de ovelha para absorver a humidade e depois libertá-la para arrefecer o ar ambiente. Além disso, se for colocado perto de painéis solares, não necessita de eletricidade, embora Wilmer tenha previsto a possibilidade de fornecer energia elétrica, se necessário.
Wilmer está agora a concentrar-se em mais investigação para melhorar o efeito capilar e para conceber um sistema de montagem adequado, talvez em combinação com suportes para células solares.
Se o seu produto se revelar um êxito, o estudante procurará empresas dispostas a aventurar-se nesta nova forma de arrefecer as nossas cidades com lã de ovelha.
Este artigo tem mais de um ano
Isso é um swamp cooler (não sei como é o nome em português). Mas em vez de usar aquelas placas que acho que são de papel, ou algo parecido, usam lã.
A ideia parece muito interessante.
No entanto pelos esquemas não dá para perceber o que é que o sistema arrefece, porque não parece ter nenhuma ligação ao interior da casa. Parece conseguir arrefecer-se apenas a si mesmo. Mas pode ser um bom início de projecto!
Creio que arrefece o telhado sobre o qual está montado e, consequentemente a casa por dentro. Tal como a lã arrefece a ovelha e não apenas a si mesma.