Portugal: Governo volta a comparticipar testes rápidos de antigénio
De acordo com o Ministério da Saúde, os testes rápidos de antigénio vão voltar a ser gratuitos já a partir de sexta-feira. Tal iniciativa deve-se ao facto dos números mais recentes não deixarem dúvidas quanto à evolução da pandemia.
A pandemia por COVID-19 está novamente a crescer em Portugal, e com a época festiva que se aproxima, todos os cuidados são poucos. Certamente, que a esta altura, ainda todos se lembram do que aconteceu há um ano!
Testes rápidos de antigénio: comparticipação continua a ser limitada a quatro testes por mês
Os testes rápidos de antigénio efetuados nas farmácias e laboratórios aderentes ao regime excecional de comparticipação vão voltar a ser gratuitos a partir de sexta-feira, anunciou hoje o Ministério da Saúde. A portaria que prorroga o regime aprovado em junho é publicada hoje em Diário da República, adianta o ministério numa nota enviada à agência Lusa. A comparticipação continua a ser limitada ao máximo de quatro testes por mês e por utente.
O Ministério da Saúde justifica esta renovação do regime tendo em conta a atual situação epidemiológica e a importância de voltar a intensificar a realização de testes para deteção do SARS-CoV-2 de forma progressiva e proporcionada ao risco, que contribuam para o reforço do controlo da pandemia.
Segundo os últimos dados divulgados pela Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2, já foram feitos em Portugal mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020. Este ano foram efetuados cerca de 48 mil testes por dia, em média, mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia, adiantam os dados divulgados a 06 de novembro.
O teste rápido de antigénio é um de três métodos de testagem da COVID-19. Este teste permite identificar a presença de proteínas específicas do vírus SARS-CoV-2. Os principais benefícios deste teste são a rapidez, a simplicidade do processo. Os resultados estão disponíveis em cerca de 20-30 minutos.
Este artigo tem mais de um ano
Sem ser comparticipado custa cerca de 3€
Paguei 20€ por um a semana passada numa farmácia.
Esses são testes rápidos identificadores. Só definem se encontraram algum traço do vírus ou não… se esse der positivo terá de fazer um de antigénio ou PCR, para verificar o resultado.
Agradeço esta medida do governo, para os assintomáticos vacinados. Assim, se vierem a ter sintomas e morrerem, sempre haverá a justificação que se não estivessem vacinados seria muito pior.
EDGY AF!
Bem visto!
Podem-me dizer se estes testes têm que ser feitos nas farmácias ou podemos levar e fazer em casa?
Eu nunca paguei por um teste de antigenio para viajar, e como me recusei a tomar a vacina acaba por ser bastante util. Agora adoro ver a cara das pessoas que me criticavam quando gozava sobre a chamada imunidade de grupo….portugal tem quase 90 porcento da pop vacinada e os casos disparam e o natal e ano novo vao ser fechados novamente….afinal eu tinha razao! Negacionista nao, sou de factos e esta vacina e o proprio covid sao embutes politicos e economicos…
Deixa lá, já na escola dizias que 2+2=5…por muito que a professora te explicasse que 2+2=4
@Swappie nunca discutas com um burro porque primeiro ele puxa-te para o nível dele, depois ganha-te por experiência.
Calma que ele ainda está muito abaixo desse nível
+1
Chicos espertos morrem todos os dias…
Tiveste férias à conta dos vacinados. Tenho a infelicidade de ter contacto com os cuidados intensivos e é ver os chicos espertos lá deitados.
Chicos espertos porque? Um jovem de 25 anos precisa de vacina porque? Sou saudavel, nunca tive problemas e essa vacina n faz nada. Prova disso e que vais passar o ano novo fechado e natal fechado e eu vou para o Dubai aproveitar a grande! A vida e para os espertos!
Com certeza ele terá mais facilidade em viajar que tu.
Mesmo não sendo esse o propósito da vacina, essa boca é estranha, just saying.
Cuidado com os “espertos” no Dubai, normalmente dão se muito mal…
Isso é espalhar fake news porque Portugal não partilha esses dados, não sei do que tem medo.
Por isso não sabemos se quem está em cuidados intensivos são vacinados ou não vacinados, mas como temos 90% de vacinado que o mais certo quem lá está e os que morrem são os vacinados, mas como não existe dados não podemos dizer que é isso que acontece.
Quanto a imunidade de grupo de facto foi uma mentira bem grande, primeiro era 70%, depois 80% e já vamos em 90% e afinal não existe nenhuma imunidade de grupo como já vieram confirmar.
PS. Estou vacinado.
Na informação clinica do doente está lá se é vacinado ou não.
Esses dados não são partilhados, eu pelo menos já procurei não encontrei nada.
Mas certamente que com 90% dos infectados os que morrem maior parte é vacinado.
Quanto aos infectados já sabemos que com vacina ou sem vacina é tudo igual não muda nada todos infectam e espalham o covid.
@Mitra
Também não encontrei dados específicos para Portugal mas podes analisar o que está a acontecer no RU e nos EUA.
https://www.cnbc.com/2021/10/22/4-charts-show-how-covid-vaccines-are-working-in-the-uk-.html
https://covid.cdc.gov/covid-data-tracker/#covidnet-hospitalizations-vaccination
Estar nos cuidados intensivos não quer dizer 100000000% de mortalidade, como está a afirmar.
Alguém que entra num hospital, com insuficiência respiratória vai para a UCI durante 24 horas. O mesmo se passa se tiver covid-19. Depois disso é que verificam se podem ir para a enfermaria (onde estão 76% dos infectados) para ficarem em observação.
Daí que as UCI tem menos 63% de internados do que no ano passado. Só isso já é uma grande ajuda, pois se com 2900 infectados temos 9 óbitos e 18 novos internamentos, 3 em UCI, já é resultado das vacinas.
Tudo de acordo com a taxa de efetividade com que os vendedores de vacinas fizeram a venda. Sem direito a reclamação pelo comprador. Efeitos indesejáveis grátis, como oferta.
Se os cuidados intensivos já estão assim, que será que vais ver no futuro? Talvez os vacinados deixem de morrer todos os dias.
7,25% de reacções mais adversas em quem está vacinado… contra 64,88% em não vacinados. Saberás fazer uma conta simples sem pagares 6000 euros por uma app que ta faça e mostre o resultado?
Claramente o Joaquim chumbou a matemática da escola básica se não conseguir interpretar os dados apresentados pelo Manuel Costa. Ou vai dizer que é tudo fake news e dizer que são falsos?
És multi-milionário e só aceitas ser vacinado se pagares 580000 euros pela vacina, sendo dada por uma enfermeira que tem 90 diplomas na parede e te deixa escolher a cor do bikini que estará a usar quando te vacinar…
De factos não és de certeza. Se não, sabias que os factos vão em contra à ignorância que defendes.
É mais fácil ignorar o que interessa e escolher apenas a dedo a informação que te interessa.
Só pretendo cumprir o dever cívico, de se tudo correr como foi planeado, não ser acusado de que sabia e não o disse. Qualquer tentativa de me procar, poderá não ter qualquer efeito.
É, tenho animais muito espertos.
Todos os dias ouvimos pessoas muitissimo inteligentes, mas por serem pessoas também erram.
Quando é que metem a conta aos chicos espertos que ” bricaram ” aos laboratorios ( U.S.A.e CN. ) ?!
Isso é que era de tomates…
??????????
E agora em português?
https://multinews.sapo.pt/noticias/origem-da-pandemia-novos-documentos-mostram-que-eua-financiaram-manipulacao-de-coronavirus-em-wuhan/
Sim, e? É esse o trabalho dos laboratórios. Podemos é discutir se o fizeram de forma segura
Foi apenas o que penso ser o enquadramento ao post do “@.”.
“discutir se o fizeram de forma segura”
Discutir o quê? Ninguem tem interesse em discutir nada disso…
Claro, preferem o “follow the money” como se isso provasse alguma coisa.
Quando não se é transparente dá azo a essas teorias.
Vocês acham que este governo vende os testes usados para empresas estrangeiras que os usam com o intuito de recolher os dados genéticos?
Não.
Não justifica serem comparticipados esses testes, pelo menos não com a atual taxa de vacinação, até porque isso incentiva as pessoas que não tem a vacina a continuar a não ter.
Não se esqueçam que que está a pagar esse valor no final é o contribuinte os vacinados e os não vacinados, tal como o investimento na TAP e afins
Acho justo, se já se pagaram vacinas que não garantem imunidade também não se devem pagar testes que não garantem fiabilidade e podem induzir á obrigação de outros de fiabilidade muito discutível nos meios científicos.
Não vamos por aí, se não começávamos todos a exigir ao pessoal que fuma que deixe de fumar porque vão gastar os impostos do contribuinte quando tiverem cancro ou ao pessoal dos diabetes ou do colesterol e por aí vai
Nem eu quero ir por aí xD a minha opinião apenas se prende aos testes mesmo.
Os testes até nem são caros mas isto são medidas preventivas e mais vale assim do que mais a frente ir atrás do prejuízo
Bem sao os lotes de vacinas que e para continuar e pelos vistos os lotes de testes (que nao servem para absolutamente nada, a nao ser despertar o medo que ha em ti cada vez mais, para nao deixa-lo adormecer) que tambem sao para continuar.
Outra vez arroz.
A acompanhar sardinha enlatada prefiro batata cozida ao arroz 🙂