Novo revestimento “inteligente” poderá acabar com o ar condicionado
Um grupo de cientistas da Universidade de Notre Dame desenvolveu um revestimento que bloqueia o calor sem afetar a passagem da luz. O revestimento pode ser colocado em janelas, portas de vidro e até em automóveis para reduzir a temperatura até 7,2 graus Celsius.
Redução enorme dos custos de refrigeração do ar condicionado
Os revestimentos de janelas existentes no mercado são concebidos para bloquear a luz ultravioleta (UV) e a luz infravermelha (IV). No entanto, estes filtros são otimizados para a luz que incide diretamente sobre a janela.
O revestimento proposto é construído a partir de estruturas fotónicas que permitem a transmissão seletiva do espetro solar numa vasta gama de ângulos.
O ângulo entre a luz solar e a janela está sempre a mudar. Ao meio-dia, frequentemente a altura mais quente do dia, os raios solares entram em ângulos oblíquos através das janelas instaladas verticalmente. O nosso revestimento mantém a funcionalidade e a eficiência independentemente da posição do sol no céu
Afirmou Tengfei Luo, professor de estudos energéticos na Universidade de Notre Dame e autor do estudo.
Como funciona este revestimento?
O revestimento é obtido através do empilhamento de camadas ultrafinas de sílica, alumina e óxido de titânio sobre uma base de vidro.
Os investigadores utilizaram a computação quântica para definir a configuração em que deveriam misturar estas camadas, de modo a maximizar a luz e reduzir a passagem de comprimentos de onda que produzem calor.
De seguida, adicionaram um polímero de silício que reflete a radiação para o exterior, o que aumenta o poder de arrefecimento. De acordo com os resultados, o revestimento é capaz de reduzir a temperatura em 5,4 a 7,2 graus Celsius.
Para este estudo, os investigadores desenvolveram uma técnica denominada "esquema de aprendizagem ativa assistida por computação quântica".
Esta técnica utiliza a aprendizagem automática para criar um mapa de soluções possíveis, tendo em conta a relação entre as diferentes conceções de filtros e o seu desempenho.
O software encontra então a melhor solução com a ajuda da computação quântica para aumentar o número de cálculos.
O resultado final é um filtro que bloqueia a luz UV e a IV indesejada do sol, mas permite a passagem da luz visível, independentemente do ângulo em que atinge a janela.
Leia também:
Que óptima notícia.
Mas o cartel do AC, vai fazer como o cartel do Petróleo e comprar patentes para arquivar numa cave…
Que??? Você tem noção da parvoice que acabou de dizer?!
Cartel do AC?!?!?
Calma palex, eu percebo a tua intenção e vais no bom caminho ao desvendar o capitalismo como a maior conspiração verdadeira do mundo mas não te distraias com o AC, há coisas piores.
🙂
E quando está frio? No Inverno quero aquecer a casa com algum sol que vier.. Mesmo que seja pouco…
Pois era mesmo nisso que estava a pensar, ha ocasioes em que quero o calor da luz solar (inverno) e outras em que não (verão). Como pensam consiliar os dois objectivos antagónicos?
E tu achas que consegues aquecer a casa no Inverno pelas janelas, apenas com a pouca luz solar que aparece? Claro que não. Há que saber estabelecer as prioridade e perceber onde é que se obtém os maiores ganhos!
Para além disso este desenvolvimento é claramente para melhorar a eficiência do vidro em ângulos de incidência maiores, que é algo que mais importante no Verão do que no Inverno (no Inverno o Sol está mais baixo, por isso esta novidade deverá representar pouca diferença no Inverno).
E não esquecer que um bom vidro térmico não é só bom para o Verão, também é bom para reduzir as perdas de calor do interior da casa.
Com temperaturas de 24 graus e acima que temos tido no inverno, que chegam a durar mais de uma semana, sim, consegue-se aquecer a casa no inverno.
Obviamente que este vidro nunca será indicado numa zona como a nossa já que no inverno precisamos de energia solar para ajudar a aquecer a casa.
Curioso, dizem quanto é que ajuda a diminuir a temperatura mas não dizem qual a percentagem de luz que perde com este vidro!! Quando compramos uma janela os varios tipos de vidro por norma dizem em
Percentagem a quantidade de luz que deixam passar.
Quem não tem guito para um ar condicionado decente, com uma boa bomba de calor vem aqui debitar alarvidades frustativas.
Tretas e mais tretas.
Sem AC, só numa gruta. Mais um a juntar aos isolamentos e caixilharias milagrosas. Acabam todos com AC.
Durante séculos construiram-se casas em climas bem mais extremos sem necessidade de AC…
Têm a certeza que é assim tão grande novidade? Os vidros cá de casa são térmicos e de facto o calor que passa pelos vidros é de facto muito pouco. Contudo, o calor não entra só pelas janelas. A temperatura das casas vai naturalmente aumentando. As casas têm fontes de calor. Solução, para que puder, viver numa zona fresca, como por exemplo Sintra. Aqui, para já o AC é perfeitamente dispensável, por outro lado, o aquecimento ….
Tenho casa com capoto e no pico do verão chego a ter 29 graus na sala e nos quartos devido ao aquecimento através dos vidros das janelas.
Muito bom no verão, mas no inverno impede que nos dias de sol a casa aqueça para uma temperatura mais agradável.