A missão Perseverance foi anunciada em 2012 e hoje, 30 de junho de 2020, irá descolar em direção a Marte. Tudo será mostrado pela agência espacial norte-americana e iremos acompanhar o evento que acontece pelas 12:50 horas de Portugal continental.
Assim, para aproveitar uma janela de oportunidade, em que o planeta vermelho está “mais perto” da Terra, depois da China e Emirados Árabes Unidos terem já enviado as suas naves, a NASA enviará uma missão que custou 2,4 mil milhões de dólares.
NASA: Perseverance a caminho de Marte
Conforme foi programado, a missão do Mars 2020 Perseverance da NASA está pronta para ser lançada a partir de Cabo Canaveral, hoje, pelas 07:50 locais (12:50 hora de Portugal continental)
A bordo do foguete Atlas V, os Estados Unidos levam tecnologia que irá explorar o planeta de forma nunca utilizada até hoje. Segundo o que foi dado a conhecer, nesta missão será enviado um drone helicóptero, o Ingenuity Mars Helicopter que, com os seus 80 centímetros de altura, irá voar e mostrar Marte de outro ponto de vista.
Neste ambicioso projeto, a peça central é o rover Perserverance. Este será o veículo a pousar em Marte que leva o mais completo e complexo material de exploração. Este é também o maior e mais pesado rover desenvolvido pela NASA. Esta tecnologia procurará sinais de vida antiga, preparará rochas para serem devolvidas para exames adicionais pela primeira vez e também estudará como Marte se parece.
Quando será a chegada a Marte?
A Perseverance deve pousar em Marte no dia 18 de fevereiro de 2021. O pouso será num delta de quase quatro mil milhões de anos na Cratera Jezero de 45 quilómetros de largura, onde existe um leito de rio antigo e seco. É um local promissor para encontrar moléculas orgânicas e outros sinais potenciais de vida microbiana.
Este poderá ser um momento enorme para a humanidade – e iremos poder assistir a tudo daqui a poucos instantes:
Apesar de não ser esperado, caso haja mau tempo, o lançamento poderá ser cancelado e lançado daqui a uns dias. Assim, a janela de lançamento estende-se até 15 de agosto de 2020. Contudo, esta janela está a fechar-se e, ou vão neste intervalo de datas, ou depois terão de esperar até 2022.