Colocar de novo um ser humano na Lua é o objetivo de ouro para as missões espaciais dos próximos anos. Assim, a NASA prepara com detalhe aquela que será a viagem para voltar a pisar solo lunar. A agência espacial deu a conhecer os 18 astronautas que vão integrar Programa Artemis.
9 mulheres e 9 homens pisarão na superfície do nosso satélite natural em 2024. Neste grupo há algumas particularidades interessantes.
A NASA já selecionou 18 astronautas – metade mulheres – que constituirão a equipa Artemis para ir à Lua em 2024 no âmbito da missão Artemis. Segundo as informações, alguns dos astronautas escolhidos já estiveram no espaço, outros ainda lá estão e para alguns será a primeira vez que irão ao espaço.
A apresentação foi feita na quarta-feira pelo vice-presidente Mike Pence e pelo administrador da NASA Jim Bridenstein em Cabo Canaveral.
Meus companheiros americanos, eu dou-lhes os heróis do futuro que nos levarão de volta à Lua e além.
São estes os nomes dos escolhidos pela NASA:
- Joseph Acaba
- Kayla Barron
- Raja Chari
- Matthew Dominick
- Victor Glover – atualmente na Estação Espacial Internacional
- Warren “Woody” Hoburg
- Jonny Kim
- Christina Koch – entrou na História como a mulher que passou mais tempo no espaço
- Kjell Lindgren
- Nicole Mann
- Anne McClain
- Jessica Meir – com Christina Koch fizeram o primeiro passeio espacial exclusivamente feminino
- Jasmin Moghbeli
- Frank Rubio
- Scott Tingle
- Jessica Watkins
- Stephanie Wilson – já foi três vezes ao espaço a bordo do space shuttle
- Kate Rubins – atualmente na Estação Espacial Internacional
Representamos todas as esferas da vida na América. E cada criança na América, e até mesmo em todo o mundo, agora precisa de olhar e dizer ‘que se parece comigo, eu consigo fazer isto.
Disse a astronauta da NASA Anne McClain, uma das nove mulheres selecionadas, na conferência de imprensa.
Regresso à Lua após 5 décadas de esquecimento
A corrida à Lua nos anos 60 foi impulsionada pela guerra fria, um braço de ferro entre os Estados Unidos e a União Soviética. Posteriormente, após alguns marcos conseguidos pelos EUA, a Lua quase caiu no esquecimento. Assim, depois de mais de 5 décadas após o 20 de julho de 1969, o entusiasmo parece estar de novo ao rubro.
Os Estados Unidos querem lá levar outra vez astronautas, desta vez incluindo mulheres, ao mesmo que se multiplicam os projetos públicos e privados de missões à Lua e de robótica espacial.
Conforme foi já avançado pela NASA, o voo principal levará dois astronautas a pousarem na Lua em 2024, que serão seguidos por outros voos e outros astronautas a bordo da nave Orion.