Não foi em Portugal, mas podia! Veja um “acordeão” de 200 painéis solares
Os engenheiros não param e, aparentemente, os criativos também não. Se, ontem, conhecemos a ideia de uma torre solar fotovoltaica, hoje, falamos-lhe de algo que poderia, perfeitamente, ter sido pensado por um português: um "acordeão" de painéis solares. É verdade!
Numa altura em que se pensa, de forma crescente, em alternativas energéticas e em formas de potencializar os recursos naturais, a espanhola Lone Lighthouse pensou numa opção para os locais remotos conseguirem aproveitar a energia do Sol.
De acordo com o Xataka, este acordeão de painéis solares chama-se GEM (Green Energy in Motion) e consiste num conjunto de "folhas" que se desdobram e contraem, "em questão de minutos". Da mesma forma que montamos hospitais de campo, por exemplo, também a captação de energia pode ser feita de forma "volante", através desta solução "Plug & Play".
Assim sendo, o GEM, concebido pela francesa Akuo, nada mais é do que um sistema modular de painéis solares que viajam, a bordo de contentores, pré-montados e praticamente prontos a serem utilizados. Para isto, basta desdobrar os 200 painéis solares e, depois, contrair os dispositivos, em dois processos de cerca 30 e 45 minutos, respetivamente.
Segundo a Lone Lighthouse, esta é "uma solução solar móvel fácil de instalar, que pode ser utilizada tanto a curto como a longo prazo", podendo "ser ligada a uma rede existente ou a plataformas universais de gestão de energia EMS (Energy Management System), que permitem o controlo local e remoto via satélite, bem como a atualização remota do seu software". Além disso, podem ser adicionadas baterias de armazenamento, aumentando a quota de energia renovável.
Relativamente à utilidade, a empresa espanhola esclareceu que este acordeão de painéis solares poderá servir obras públicas, eventos ao ar livre, instalações de dessalinização e instalações montadas para a indústria petrolífera e do gás. Contudo, poderá ser utilizado noutros contextos, na medida em que é "escalável a qualquer capacidade" e pode ligar-se "tantas unidades quantas forem necessárias", de modo a criar uma central solar "sem limitações técnicas ou de potência".
Este artigo tem mais de um ano
Para quando paineis solares em rolo ou planos mas blocos finos sem aquela moldura de alumnio, fáceis de instalar em paredas e outras superfíceis bastando furos buchas e parafusos ou colados
Há que tb ser resistente as intempéries. Para mim o mais importante seria aumentar a sua eficiência. Deveria ser o foco. Mtos países com desertos onde não atrapalha a vida selvagem poderiam ser usado como uma grande fonte de energia (como em Marrocos).
Procurem pelos feitos em free energy, engenheiro maxwell chikumbutso.