Monkeypox: Primeiro caso numa mulher detetado em Espanha
O número de casos de Monkeypox tem vindo a crescer à escala mundial. Em Portugal o número de infeções confirmadas pelo vírus Monkeypox subiu para 58 em Portugal, segundo anunciou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS), que está a estudar a eventual necessidade de vacinar contactos de casos e profissionais de saúde.
Hoje também foi detetado o primeiro caso numa mulher na Espanha.
Espanha regista 84 casos de varíola dos macacos (Monkeypox)
O primeiro caso de Monkeypox confirmado numa mulher foi detetado em Espanha. A informação foi avançada pela agência EFE, que cita as autoridades de saúde.
De referir que em Espanha estão confirmados 84 casos de varíola dos macacos. Em Portugal, o número de casos subiu esta quinta-feira para os 58, segundo revela o boletim da Direção-Geral da Saúde (DGS). Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê o aparecimento de mais casos de varíola dos macacos e o mundo volta a aumentar o nível de alerta no que diz respeito a doenças contagiosas.
O vírus é endémico em algumas populações animais em vários países, levando a surtos ocasionais entre pessoas locais e viajantes. A varíola é uma doença rara cujo agente patogénico pode ser transmitido de animais para humanos e vice-versa.
Os sintomas assemelham-se, de forma menos severa, aos observados no passado em indivíduos com varíola: febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, durante os primeiros cinco dias. Em seguida, erupções cutâneas, lesões, pústulas e finalmente crostas.
Não há tratamento para a varíola, que geralmente cura espontaneamente e cujos sintomas duram de 14 a 21 dias. A Bélgica foi o primeiro país a decretar quarentena de 21 dias para casos de "monkeypox".
Este artigo tem mais de um ano
Ja sei ja sei vamos todos morrer. Onde e que eu ja vi este filme ?
Não sei… Onde foi? Eu vi foi o filme COVID onde não ia morrer ninguém, era um vírus da China que nem sequer ia chegar cá, segundo a Graça Freitas.
Mas quê, tens dúvidas que vamos todos morrer?
Olha que eu não tenho e não sou “Profeta” como tu.
Expliquem a notícia completa.
Não tentem só incutir o medo mas pessoas.
Medo de quê?
“O vírus é endémico em algumas populações animais em vários países”
“Os sintomas assemelham-se, de forma menos severa, aos observados no passado em indivíduos com varíola”
“geralmente cura espontaneamente e cujos sintomas duram de 14 a 21 dias”
Portanto… Medo porquê? Medo só se for naqueles que não podem ouvir falar em doenças que ficam logo com os sintomas todos e vão a correr para o hospital.
Este vírus tem uma taxa de mortalidade entre 1-10%, e afeta em particular a malta jovem.
Sim a maioria dos que vão morrer são jovens.
O que não percebo aqui é como é que Espanha com 84 casos, ainda agora registou o primeiro caso de uma mulher..
Isto dá a ideia de que as mulheres de alguma forma são mais resistentes ao Virus, ou andam muito menos expostas..
Que outra explicação pode haver??
Lol.. devias pesquisar porque só afecta homens, e como surgiu, vais-te rir
O motivo que estás a propor não me parece uma justificação..
Neste mundo tens homens e mulheres e alguma coisa faz com que os homens estejam mais expostos, ou pode até ter a ver com eventuais trabalhos que sejam mais suscetíveis a haver infeção, esses trabalhos sejam maioritariamente realizados por homens..
O motivo porque surgiu…bom ele surgiu na Nigéria, e foram encontrados na Nigéria precisamente biolabs americanos..portanto cada um julgue por si..
*nas pessoas
Aposto que o marido dessa mulher andou a trai-la com outro homem
+1
Já pensas-te que pode ter sido a mulher que traiu o marido?? 🙂
Dizem que se propaga em quem tem relações homossexuais,por isso nem deve ser caso para tanta admiração.Mas é a minha opinião.
“Não há tratamento para a varíola, que geralmente cura espontaneamente e cujos sintomas duram de 14 a 21 dias.” Ao menos isto,graças a Deus.
Acontecesse o mesmo com a Covid-19 e ela desaparecesse assim do nada,espontaneamente também.Isso é que era.
” Dizem “… mas será que já leu algo mesmo a sério sobre esta doença? Será?
Desta vez, a comunicação social até tem escrito bons artigos sobre a doença…
Fique bem e muita saúde… mas saúde da boa!!! ah, e não troque fluidos seja com quem for… é que é o principal meio de apanhar esta doença!
Eu acho que isso é a variola em geral…
Eu penso que aqui pode haver infecção sem contacto, mas estimasse menos transmissivel do que a Covid19..no entanto é bastante mais mortal.
Se isso for sequer possível será em circunstâncias muito extraordinárias, representando uma infima parte dos casos
A questão de “se isso for possível”, não se coloca, porque está mais do que provado que é possível o contagio sem haver contacto físico!
Mas também se sabe que nesta circunstância o contagio é bastante inferior ao Covid19..
asimoto, o que está provado é transmissão por contacto com fluídos, não a transmissão por aerosois como pode suceder com o COVID.
Castro, há vários casos confirmados de infeção sem contacto Físico.
ninguém ainda confirmou a existência de casos que não tenham passado por alguma forma de contacto com fluídos, quer seja de forma directa e próxima, quer seja com objectos contaminados com esses fluídos, como peças de roupa, etc. A transmissibilidade é mais difícil.
É fácil verificar que a transmissão tem sido através de contacto próximo pelo facto de quase todos os casos serem masculinos, em diferentes países, apesar de já serem centenas de casos. Numa doença cuja transmissão se assemelhasse à COVID, seria muito mais indiscriminado.
Castro..
Quer dizer…tu tens cada ideia..omg..
Então pelo facto de a maioria de contágios ser masculina significa que houve contacto Físico? 😀
Como é que chegas a essa conclusão..?
Há pessoas infectadas sim, que não tiveram contacto nenhum, ou pelo menos não conseguem atribuir um tipo de contacto…podem ter sido picados por insectos contaminadas por exemplo.
Agora não entendo a tua teoria de que se é homem, então houve contacto..lol
Já parece as teorias da conspiração que havia quando o HIV surgiu que se dizia que só homosexuais é que apanhavam o vírus, quando se sabe que a maioria de infetados são precisamente heterosexuais..
Eu não acredito que seja apenas transmissível através de contactos homosexuais..
Contactos Heterossexuais também transmitem o vírus, assim como picadas de moscas que contenham o vírus, e até por proximidade com pessoas infetadas( menor numero de casos)..
Não é uma coisa tão linear…era bom era.
E também é conhecido que a vacina para a Variola commun, dá uma grande resistência ao corpo humano para resistir a este vírus( Que se julgava inicialmente apenas possível de ser transmissível por contacto, mas já existem pessoas infetadas sem terem tido contactos, agora…pode ter sido por picadas de moscas( contactos steath 😀 )…ainda é cedo para perceber isso e vai ser difícil determinar isso.. )..
Eu nao sou de intrigas mas o vírus hoje é guardado em dois centros governamentais bem vigiados, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de Atlanta, EUA e pelo Instituto Vector em Koltsovo, na Rússia.
A malta que nasceu até 1980 está safa foi administrada a vacina da varíola, sendo por isso que, *os produtores de panelas de barro preto* com menos de 40 são os que se contagiam mais, isso e acharem que as DST (no geral) estão erradicadas.
Em Portugal, a vacina contra a varíola deixou de ser administrada em 1977, ano em que saiu do Plano Nacional de Vacinação.
O Intituto Vector contém muitos vírus, incluindo toda uma gama de armas biológicas de destruição maciça.
Da mesma forma o Americano também deve ter uma repleta gama de vírus.
Mas se repararmos, o covid19 surge em força na China…os EUA tinham lá um biolab em Wuhan.
A varíola dos macacos surge na Nigéria e os EUA teem la 4 bio labs..
De facto dá que pensar!Não sei se é uma questão de intriga ou não, mas dá que pensar, mais ainda por cima quando sabemos hoje que o anão americano financiou um projecto de “gain of function” precisamente em Wuhan..
257 casos confirmados, e 120 suspeitos, os números começam a seguir uma taxa de infeção exponencial..
As próximas semanas vão dar para perceber isso ou não, caso se consiga inverter o processo de infeção..