Jornada titânica: iceberg gigante desprende-se e navega pelo hemisfério sul
É já considerado o maior iceberg do mundo e voltou a movimentar-se depois de 3 décadas aterrado no fundo do oceano na costa da Antártica. O A23a, como é chamado por cientistas, tem cerca de 4000 km² de área e 400 metros de espessura. Pense num bloco de gelo com a área do Algarve a vaguear pelas águas...
Um gigante de gelo em movimento: Icebergue A23a
Agora, impulsionado por fortes ventos e correntes oceânicas, o A23a dirige-se rapidamente para norte da Península Antártica.
A sua trajetória está a ser acompanhada de perto pelos cientistas, uma vez que é raro observar um icebergue de tal magnitude em movimento. Espera-se que o A23a seja levado pela Corrente Circumpolar Antártica para o Oceano Austral, seguindo uma rota conhecida como "beco dos icebergues", onde já se encontram outros icebergues gigantes.
Impacto ambiental e preocupações
A deslocação do A23a cria incertezas. É possível que volte a ancorar, desta vez perto da ilha Geórgia do Sul.
Esta situação poderá ser problemática para a vida selvagem da Antártida, uma vez que milhões de focas, pinguins e aves marinhas se reproduzem na ilha e se alimentam nas suas águas.
Um acontecimento semelhante ocorreu em 2020 com o icebergue A68, embora a crise tenha sido evitada quando este se partiu em pedaços menores. No entanto, o A23a, devido à sua enorme dimensão, tem potencial para sobreviver durante muito tempo no Oceano Antártico, podendo mesmo deslocar-se para norte, para a África do Sul, o que poderia interferir com as rotas marítimas.
A título de curiosidade, a A23a desprendeu-se da costa da Antártida pela 1.ª vez em 1986, mas encalhou no Mar de Weddel, transformando-se numa ilha de gelo. Agora, o enorme pedaço de gelo, que já abrigou uma estação de pesquisa da União Soviética, está à deriva.
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A verdadeira questão é: estaremos perto de assistir a um Titanic 2?
Muito dificilmente. Actualmente existem radares, GPS, satélites e monitorização de icebergues.
Na altura do Titanic era tudo feito a “olho”
Não só isso, mas o Titanic foi avisado do Iceberg. A solução mais segura seria embater de frente e deixar inundar o 1º ou o 1º e 2º sectores de contenção. O comandante decidiu tentar desviar-se, o que provocou o rasgo lateral e inundou demasiado sectores.
Isto se apanha até o maior barco, cruzeiro ou petroleiro do mundo dá-se uma autêntica tragédia. Isto é a morte à frente dos olhos.
Lol.. os teus comentários são os melhores do pplware.. parabéns
deixa o avô em paz! ele é a nossa mascote!
Desprendimento de icebergs acontece todos os verões antárticos…