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Há mudanças no mercado de carbono! Saiba o que muda…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Lusa

Autor: Pedro Pinto


  1. André R. says:

    Lá vai o Zé Povinho cobrir esses custos todos…

  2. Grunho says:

    Se for para indexar todo o ISP ao carbono – tantos cêntimos por cada kg de CO2 que saia do tubo de escape, igual para gasóleo, gasolina, GPL, GNL ou lá o que for – é uma boa notícia. Actualmente os consumidores de gasolina ainda subsidiam fiscalmente o gasóleo com 20 cêntimos de imposto a mais em litro, quando um litro de gasolina são 2,31 kgs de CO2, versus 2,64 kgs para o gasóleo. Pagar mais para poluir menos é simplesmente escandaloso.

    • Keyboardcat says:

      Se o problema do gasóleo fosse só o dióxido de carbono. Temos as partículas e NOX, os principais causadores de doenças respiratórias que custam anualmente milhões ao contribuinte.

    • Rui says:

      Ai os condutores de carros a gasolina subsidiam quem anda a gasóleo! Temos um génio!!!!!

      Lá por um combustível pagar mais 2 a 4 cêntimos por litro, de impostos, sendo que os impostos pesam mais de 60% em cada combustível, é não saber o que anda para aqui a dizer!!!!!!

      • Grunho says:

        Não são 2 nem 4, são 20! 20 cêntimos de ISP + IVA de ISP a mais em litro extorquidos aos consumidores de gasolina para aliviar a factura fiscal do gasóleo. Quando a falta de honestidade se tenta mascarar de ignorância rebenta tudo à gargalhada.

        • PML says:

          O Grunho continua a insistir na narrativa. Colocar os consumidores uns contra os outros não nos ajuda em nada. São impostos, não há qq subsídio. Se houvesse seria um desconto. O que acontece é que o gasóleo paga menos, mas paga. Se fosse subsidiado, então era mais barato em Portugal do que no resto da Europa, o que não é verdade.
          Posto isto, e sabendo que quase toda a mercadoria é transportada por veículos movidos a gasóleo, o que acha que aconteceria se tivesse o mesmo preço da Gasolina? Era mais barato? Não me parece porque o sector dos transportes em Portugal é dos mais eficientes, tanto mais que grandes empresas transportadoras Europeias têm o selo nacional (e sempre que podem abastecem fora de PT, o que também invalida o seu argumento).

  3. Redin says:

    Enquanto esta manobra estiver foram do encalco das CBDCs, ainda podermos dormir menos mal. Mas depois que la deixarmos chegar, nunca a escravidão vai fazer tanto sentido.

    • Helder o Disciplo says:

      Como é? E as Bits, ó Helder? Vamos mineralizar?

      • André says:

        Bem observado! Deve andar enganado no tema!

        • Redin says:

          Não necessariamente. Observem.
          As CBDCs vão poder ter a capacidade de limitar a tua capacidade financeira pelo teu comportamento social. Dinheiro programado pelo estado vai poder criar incentivos para consumires o que tens sob pena de ficares sem ele, pois O TEU DINHEIRO VAI PASSAR A TER PRAZO DE VALIDAE.

          NESTE CASO DO TEMA DESTE ARTIGO, se tiveres uma pegada ecológica que não agrade ao governo, ele limita ou cancela as tuas finanças sem aviso prévio.
          Se tiveres um problema de saúde que no entender do governo possa contribuir para limitar a compra de produtos alimentares prejudiciais ao teu estado físico e mental, eles cancelam o acesso na altura da compra nas caixas de supermercado.
          Se tiveres um comportamento social improprio ao que o estado impõe, ficas sem poder viajar, ou adquirir vantagens em compras etc.
          Agora faz um raciocínio a tudo isto e vê se estou enganado no tema.
          Mas nada te impede que desejes fazer parte dos carneirinhos obedientes.

  4. Rui says:

    As taxas de carbono é do mais criminoso que pode haver, principalmente em países pobres como o nosso!!!

    Leiam e vejam o assassinato da nossa economia:

    https ://eco.sapo.pt/especiais/portugal-e-a-taxa-de-carbono-milagre-ou-imbroglio-fiscal/

  5. Nokiti says:

    Quem compra carro mais recente já paga imposto selo muito elevado por conta das emissões. Por outro lado são vistos condutores com carros altamente poluentes a emitir nuvens intensas de poluição e não se passa nada, com o benefício de pagarem menos imposto. Isto está tudo trocado.

    • Yamahia says:

      Tens que ver que os veículos antes de JUL 2007 pagavam um valor absurdo de ISV+IVA.
      A partir dessa data passaram a pagar um valor menos absurdo de ISV+IVA , mas ainda assim absurdo com a promessa dos preços de aquisição baixarem. Em contrapartida as tabelas de IUC seriam revistas em alta. Por outras palavras, o que seria descontado ISV+IVA no acto da venda do carro passaria a ser pago em suaves prestações anuais sob a forma de IUC.
      A ideia até parecia boa, contudo não resolveu patavina pois continuamos na mesma com os carros mais caros da UE por culpa do ISV+IVA.

  6. Z-life says:

    Mercado do carbono, nome correctissimo.

    Tal como os radares em lisboa não passam de caça á multa disfarçados de prevenção rodoviária, o mercado de carbono não passa de impostos disfarçados de proteção ambiental.

    • Yamahia says:

      Não diria melhor…

    • Jose says:

      Nem mais! Os verdadeiros acelerar, não apanham eles! Ontem circulei na IC19, deparei -me com verdadeiros assassinos, que iam a mais de 120 km/h mudando da faixa da esquerda para a do meio e de seguida para a direita sem fazer qualquer sinalização e manobrando entre as restantes viaturas sem qualquer cuidado. Ao regressar a casa pela A5, verifiquei o mesmo fenómeno, só que aqui, por volta das 22h perto da entrada para o Estádio Nacional, havia uma fila enorme motivada por um acidente. Uma viatura, despistou-se na faixa da esquerda e foi parar na direita. Não conheço as consequências, mas deduzi que seria alguém a “praticar” o mesmo tipo de manobras. Levamos quase uma hora para chegar a Oeiras o meu destino. O paradoxo é verificar tantos cuidados em vias rápidas de Lisboa que nem sequer estão em contexto urbano, onde existe uma caça à multa completamente desavergonhada, pois existem vias onde de pode circular a 80, e de seguida, deparamo-nos com má sinalização ou inexistente sendo precisamente onde a “caça” é mais abundante! Fui em 40 anos multado duas vezes: uma ia na marginal e a multa “apareceu” quase ano e meio depois. A justificação ia a 54 km num local 30 Km – jamais vi esse sinal; noutra foi na Av. dos Lusiadas onde ia a 70 num local de 50, com três faixas e no momento em que mudei para a faixa do meio para ultrapassar outra viatura, atrás de mim ia um Porsche certamente a muito mais do que isso, jamais saberei se a mesma “atenção” foi dada ao dito Porsche, já que no preciso momento estava a referir a minja esposa o excesso de velocidade do mesmo l, pois parecia um foguete, apesar de supostamente, estarmos numa via rápida que na realidade, só desce a velocidade antes do desvio para 7 Rios,,está lá o sinal, muito depois do estádio do Benfica! Curiosos estes critérios. Por que razão não há real fiscalização aos maus condutores ou perigosos? Não rendem muito? Mas teriam de esperar muito.

  7. Luís Silva says:

    Por acaso as grandes chaminés da indústria pagam alguma taxa de carbono?

  8. Rui says:

    https://youtu.be/y564PsKvNZs

    Para aprenderem mais um bocado sobre a realidade!

  9. Jose says:

    Mais impostos encapotada ou não para nos empobrecer! Enquanto isso há países onde se afogam e lixo e acusam-nos a nós como responsáveis por tal! Os portugueses, europeus, ocidentais em geral, pagam tudo, até pelo facto dos romanos terem feito tantas vias em direcção a Roma.

  10. André says:

    mais uma ferramenta para os políticos agrilhoarem o povo.
    Todos a caminho do “não vão ter nada mas vão ser felizes” eu gostaria de ser um feliz ignorante sobre este assunto, mas infelizmente sei a verdade….

  11. ton says:

    Procurem quem inventou este imposto fictício e depois analisem quem é que ficou a ganhar com isto.

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