Governo vai ter a Inteligência Artificial como ajuda na Justiça
Estamos no ano da Inteligência Artificial e também o governo de Portugal não quer ficar atrás nesta corrida. Assim, o Ministério da Justiça revelou hoje que "Portugal será o primeiro país a nível mundial a utilizar a mesma tecnologia que está na base do ChatGPT".
Integrado na Estratégia GovTech Justiça, o Ministério da Justiça revelou que a tecnologia se está na base do ChatGPT vai ser usada para ajudar na justiça.
Inteligência Artificial vai chegar ao Ministério da Justiça
Segundo a informação avançada pela Lusa, haverá recurso a um modelo de "machine learning", em que o sistema informático vai aperfeiçoando conhecimentos para informar as pessoas sobre os diferentes serviços na esfera judicial e dos registos que estão disponíveis através da Internet.
Portugal será o primeiro país a nível mundial a utilizar a mesma tecnologia que está na base do ChatGPT
Referiu fonte oficial do Ministério da Justiça à imprensa.
Refere-se ainda que a estratégia tem como parceiras universidades e startups na área tecnológica, e será aplicada no âmbito da validação da autenticidade de documentos necessários para processos de concessão da nacionalidade, em que a inteligência artificial deverá agilizar a desmaterialização dos pedidos.
A anonimização das decisões dos tribunais, que permite a sua divulgação pública sem colocar em causa os dados pessoais, está também contemplada neste projeto. Assim, a tecnologia vai permitir automatizar todo o processo, retirando a necessidade de alocar funcionários judiciais a tal tarefa, que é feita atualmente de forma manual.
Do evento que está a decorrer no Campus de Justiça, desde as 11h, estão a ser apresentadas algumas ideias inovadoras para reformular o Ministério da Justiça do ponto de vista tecnológico. O objetivo passa por criar sinergias nos processos de inovação entre o setor público da justiça e todo o ecossistema de empreendedorimo, tanto a nível nacional, quanto internacional.
Este artigo tem mais de um ano
Parabens pela iniciativa!
Espero sinceramente que seja implementado com sucesso e que no futuro chegue a ser uma ferramente de auxilio nos maiores processos.
Deixar a justiça nas mãos da IA, é de todo uma utilização.
A justiça é como um jogo, o melhor ganha, mesmo com probabilidades mais reduzidas.
Não dá para competir com um IA, e isso vê se nos jogos de xadrez.
Conclusão, se te quiserem condenar há sempre maneira.
As regras dos jogo são extensas e com vários tipos de interpretação…
Logo há partida, a justiça vai ser decidida por um click no botão.
É só escolher o nível de dificuldade, para o padrinho é easy, para o coitado que não tem onde cair morto, hard
Resta saber se vão usar esta nova ferramenta jurídica de forma continuada ou se vão deixá-la ao abandono…
De qualquer forma, Good News!
Pois é boas noticias, caso um dia fores denunciante do Governo, eles vão SE RIR de ti. Sabes porquê? Ninguem impede da inteligência artificial ser manipulada.
Eu ria-me se o teu caso fosse um deles, já que tu não sabes o que estas a dizer claramente. Os corruptos já esfregam as mãos com os “connects” só te digo isto.
Existe (quase) sempre alguém a ver o copo meio vazio!
embora seja em teoria correcto, é mais facil manipular humanos e suas emoções do que um algoritmo.
com tudo o que vemos na justiça isto só pode ser bom.
Não pode! Isso é ilegal.
Quem garante que a inteligência artificial não tem falhas? Quem garante que a Inteligência artificial não se engana? Quem garante que esta não pode ser modificada/o consoante os “suspeitos, arguidos, testemunhas”?
Todos os que lêem este comentário, devem de lutar pelos seus direitos. Isto jamais pode ser aprovado, jamais pode ser utilizado na justiça para utilizar como base. Esta tudo louco?
Os tempos que falei estão a chegar aos poucos, eu avisei várias vezes. Habituem-se se isto for aprovado, muito mas muito vai mudar e não é para melhor. Sim pode acelerar a justiça, mas tem muitos contras.
Não pode ser utilizado, cada vez mais os anti-teorias vão dar razão. “Vês muito filmes” pois vejo! E o engraçado é muitos desses filmes (alguns até com alguns anos e bons anos! Uiii já tinham previsto isto) e até poderia deixar novamente a lista de filmes bem antigos mesmo a mostrar tecnologia que AINDA NEM EXISTIA. É só procurar encontram facilmente.
Só concorda com isto, quem é objeto do Governo e da Justiça, quem compactua com falcatruas que existe no Governo e corrupção. Assim como há formas de manipular uma sequência genética, também é possível manipular a inteligencia artificial e quem vós promete que isso não pode ser feito em tempo real? Na hora? No dia antes?
Abram os olhos porra! Só mesmo Portugal para implementar coisas para lhes ajudar, caso contrário são fracos, alias o sistema do governo é fracissimo, vejam os nossos militares que nem combustível têm para os tanques em certas zonas para praticar ou andar, vejam o fraco investimento militar.
Sabem porque é que Portugal vai implementar isto? Porque sabe que todo o seu sistema de justiça e do governo são inúteis, lentos e não funcionam! Por isso só estão admitir aquilo que todos nós sabemos (se há quem não saiba. Deviam saber…).
Surreal, inédito e inacreditável. Antes de me virem criticar e por serem anti-teorias, leiam o comentário todo. Isto jamais pode suceder. Eu sei que isto vai acontecer algum dia, mas há que lutar para impedir estas coisas!
George Orwell 1984, um bom livro para se ler. E há mais livros ai que até posso citar os nomes, mas o George Orwell é um bom começo.
Esperem até a inteligencia artificial ser usada para espiar vocês, as vossas casas.. (ainda estamos um pouco longo disso) mas em breve vamos ver. Ai é que quero ver os anti-teorias (uhh, não tenho nada a esconder blah blah blah).
Eu gosto de tecnologia, mas há limites. Só mesmo um viciado em tecnologia ou que trabalha nestas areas e é apoiante do governo é que apoia estas medidas na minha opinião (repito na minha opinião).
Os anti-teorias não têm como negar. Agora vão dizer o quê? Filmes mais? Menos? Ou talvez é a realidade chegar? Aquela realidade dura sabem que custa a engolir?
Tempos difíceis aproximam-se!
Gostas muito de escrever, já ler o artigo todo é que não. Isto vai ser usado apenas para um fim específico, se quiseres saber lê o artigo, o que devias ter feito antes de comentar.
Vou te responder, pelo telemóvel.
Mas quem disse que isso vai ser só implementado ali? É apenas um teste para ver se a malta adere bem.
Não sabes o que é a engenharia social e testes? É assim.
É a mesma coisa que eu por uma uma camara a frente da tua casa e testar a tua reacção…
pareces um velho do restelo, pergunto-te só, quem te garante a ti que um juíz não tem falhas?
com aquilo que vemos na justiça cada vez mais acho que um algoritmo faria melhor trabalho que 90% dos juízes.
Ze explica la isso melhor ? Vais depositar confianca num algoritmo que usa apenas logica das coisas e pode muito bem ser manipulado ? E obvio que os juizes tambem cometem erros e muitos, mas isso poderia ser resolvido com um puxao de orelhas e um castigo severo mas como sabemos isso nunca ira acontecer. Com uma maquina ainda pior e pior ainda usando IA. Realmente as pessoas ja nem param para pensar um bocadinho, engolem tudo o que vem da comunicacao social e acham que e bom. Deixem-se andar, quando se puserem a jeito sera tarde demais para cada um de voces que defende este tipo de procedimento para termos uma melhor justica. Sim sim claro e ja a seguir.
Uma pergunta…
Você, por acaso, lê o que escreve? E acredita piamente no que escreve?
Melhor ler calmamente…
Meu caro, o planeta é plano e vai acabar não tarda nadinha! tenha calma, beba um tinto que temos ainda um bom tinto e barato comparativamente à concorrência… e descontraia…
Veja o filme enquanto adormece calmamente, e deixe-se acordar pelo odor de um belíssimo pequeno almoço, que o espera à mesa… e relaxe…
Difícil mesmo, é não ter saude para saborear um bom tinto Português e não ter uma educação exemplar de berço e nas escolas… isso é que é tempos difíceis…
O que é difícil é ver o simples cidadão apenas cumprir regras fora do país… ou na casa alheia…
O que é difícil é respeitarmos as coisas fora de casa por ser multado fora doi mais…
O que é difícil é olharmos para a educação preferindo aceitar um rendimento mínimo apenas porque dá votos…
O que é difícil é não sermos coerentes e acharmos que se lixe o país, queremos é Futebol, Fatima e a partir de uma idade algum Fado… porque entrando jovens querem F mas com uma Meodia diferente… e o pais que se F.
E basta ver que o exemplo vem de cima…
Por isso, relaxe e descontraia…
Apenas teremos meio de controlo do cidadão mais sofisticados… já tivemos a inquisição, as bilhardeiras , as fotos sem permissões , etc etc etc… tudo métodos de controlo…
O único impune tudo é, não educar um povo, porque assim o rebanho é mais facilmente controlável…
Abraço a todo… e descontrolem-se, mas com Juízo 😛
Parece que já a estão a usar dada a montanha de inconstitucionalidades que facilmente se verificam nas mais variadas instituições do Estado mas a PGR ou M.Público também não dão conta, embora esteja na cara de toda a ” gente “…
Como exemplo podem ver ou ” puxar ” na RTP o programa de nome A prova dos factos de 16 de Dezembro de 2022.
Tal como também aqui no pplware falaram da poluição que essas tecnologias cabam por ” fabricar ” assim como os riscos sérios que todos corremos com o uso das mesmas, járeferido por varias pessoas da área… enfim…
Ontem vi uma reportagem sobre o processo do José Sócrates e eram só 60000 páginas em papel.
E achas que a IA ia estar programada para ajudar a resolver esse caso ? Esse caso vai prescrever, não há outro desfecho.
Mais “Propaganda” à moda da Rússia.
+1000
metem no chat gpt “retitar nome de pessoas neste texto” e já está
Deviam começar por usar a IA para fazer um exame aos juízes, os que dessem “abrunho” eram colocados de parte. Melhorava logo a qualidade da justiça.
A inteligência dos governos já são artificiais que chegue…
os dados para ai julgar tambem podem ser aldrabados , mas depois o resultado vem da AI e ja é veridico! cuidado
Com esta nova tecnologia, o governo espera melhorar a eficiência dos serviços judiciais e permitir que o processo de concessão de nacionalidade seja realizado de forma mais rápida e eficiente. Além disso, a anonimização das decisões dos tribunais permitirá que os dados pessoais sejam protegidos e a divulgação das mesmas seja feita de forma segura. Esta implementação de tecnologia também vai permitir que os processos sejam automatizados, reduzindo a necessidade de alocar funcionários judiciais para a tarefa.
*texto criado por AI com base no texto do artigo
Numa justiça que apregoa a passagem do papel para o digital, na teoria, mas que na realidade não passa de publicidade enganosa pois apesar da lei os magistrados assinam provimentos por todos os tribunais em que exigem que o processo lhes seja dado em papel. Numa justiça eu tenta passar a imagem que a tecnologia é muito usada e útil nos tribunais criando balcões únicos como se quem os atende saiba em que está o processo só por ver os atos praticados por outros e que por isso o cliente tem que ir na mesma a secção ver o processo.
Numa justiça ir quer transformar os tribunais em hipermercados com senhas para a carne ou para os enchidos mas que não tentou saber se seria funcional, a IA pode sem dúvida ser útil mas não pode ser substituída sem pessoas que pensam como pessoas. Alem disso é muito mais perigoso a IA decidir só que um magistrado. Aliás até acho que deviam despedir todos os funcionários e deixar os magistrados decidir e já agora cumprir os seus próprios despachos. Um estado que governa com medidas avulsas (muitas vezes que nem nunca verão a luz do dia)e esquece de governar com responsabilidade por aqueles que deles dependem, publicitando medidas como oferecer um dinheirito diretamente como se dum concurso do continente se tratasse, a única previsão possível eh que em breve eh melhor ser indigente e receber subsídios e casas do que trabalhar pelo ordenado mínimo. Porque não olham para os países civilizados quase sem corrupção e copiarem o que for compatível com a nossa realidade? Sim porque chega de anúncios do que se irá fazer e que nunca acontecerá. E em que quando algo corre mal basta dizer que foi pontual.