Descoberta revela que molécula de açúcar pode impedir o crescimento de células tumorais

Autor: Eduardo Mota

1. Luís Marques says:

Há gente que diz que faz muito mal… há malucos para tudo

• Pedro Amorim says:

A ser verdade sempre podemos matar tumores com diabetes.

Assim sendo as pessoas que fazem a dieta keto vão morrer todos, porque não reduzem os açúcares simples e Hidratos de carbono ao máximo.

2. afdasfd says:

ninguém se entende! tudo faz mal e no dia seguinte já faz tudo bem! xD

3. Paulo Brago says:

Já não percebo nada disto. Ainda ha pouco diziam, medicos inclusive, que o açucar era o alimento dos tumores. Agora de acordo com este artigo é exactamente o inverso??????

4. antonio says:

Bem, não se esqueçam é que pode ser muito importante saber que “o tal monossacarídeo responsável pela inibição era a manose”
    – mas que é mais importante saber que não se devem consumir grandes quantidades de açúcar. Para os diabéticos (e pré-diabéticos) os açúcares livres são mesmo produto proibido.

5. daniel says:

Bom… trocar cancro por diabetes… não se morre do mal morre-se da cura….

6. Jorge says:

O acucar e a principal causa do cancro! Artigo completamente falso e descabido, leiam um artigo da revista science do verao do ano passado sobre isso

7. TSSRK says:

Proxima noticia: PCP reduz o iva dos produtos açucarados para 6%

8. BC says:

Portanto, a julgar pelos comentários, quase ninguém leu o artigo.
    Isto ja parece o facebook… Criticam a notícia apenas pelo título.

9. Arlindo says:

Sendo eu da área da Ciência, deixem-me elogiar o enormíssimo rigor científico que foi empregue neste artigo. Assim dá gosto ler, caro Eduardo Mota!

Sugestão para o futuro: evitar frases do estilo “descobriram que a sensibilidade à manose era inversamente proporcional aos níveis de uma enzima que metaboliza a manose nas células”. Um público que não seja da área pode ter dificuldade em perceber logo o que aqui está escrito. Poderia ter sido dito em vez de “A inversamente proporcional a B” algo como “quanto maior for A, menor é B”.

De resto, artigo excecional.

10. Gualter Fontes says:

Este estudo poderia ser interessante se existisse um resultado claro e válido, não é o caso.
    O açúcar é o grande responsável pelo aumento das células tumorais que necessitam de muito mais energia para se multiplicar. E como refere neste artigo “O açúcar é comummente, e com razão, associado a doenças como a diabetes.”
    Referir este estudo, sem conclusão válida, com o efeito sinérgico com quimioterapia torna-o com menos rigor científico.
    Preferia ler artigos com conclusões validadas.