PplWare Mobile

Deixar de fumar aumentará os seus anos de vida, quer pare aos 35 ou aos 75 anos

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. TogasPacho says:

    E pessoas que fumam muito esporadicamente? Tipo 3 maços por ano….

    • Fusion says:

      Em princípio para essas está tudo bem.
      3 maços dá 60 cigarros, que dividido pelo ano inteiro da tipo -> 0.16 <- cigarros por dia.

      Julgo, e corrijam-me se estiver errado, que a poluição do dia a dia (fumos, carros, químicos etc) é capaz de fazer pior do que 60 cigarros por ano.

      Até porque quem fuma essa quantidade, não deve inalar muito fumo porque não chega habituar a traqueia ao fumo do tabaco.

      Portanto maninho, se for o teu caso, bem não te faz, mas julgo que mal também não. Portanto podes continuar a fumar o teu nite quando sais a noite 😉

      • TogasPacho says:

        era isso mesmo que queria saber lol.
        mas sim, fumo por prazer e mesmo muito esporadicamente. O bichinho está cá se não nunca fumaria, mas completamente controlável. Numa noite de copos até posso fumar 4 ou 5 mas depois compenso com 2 ou 3 meses sem lhe tocar.

      • Hugo says:

        Pela mesma teoria de um café cheio ter sempre, em valores absolutos, mais cafeína que um normal, diria que fumar 60 cigarros por ano é sempre pior do que não fumar nenhum 😀

        • TogasPacho says:

          penso não ser comparável essa do café… há sempre um ponto em que a cafeina começa a diminuir…. ou seja, existe o ponto ideal em que a cafeina atinge o máximo. talvez os 3/4 da chávena?
          Mas isso é outro assunto. 🙂

          • é o como? says:

            Até podem acrescentar água! Se não se retirar nada do que se lá pôs… a cafeína NUNCA vai diminuir!
            Diluição/concentração é diferente de quantidade.
            A diluição aumenta, a concentração diminui mas a quantidade de cafeína não se altera. ( no caso de se acrescentar água ao café).
            Se é um café “duplo e extra longo”, a quantidade de cafeína vai sempre aumentar até a ‘fonte’ deixar de ter mais cafeína. (com o ‘custo’ do aumento da diluição)

          • Hugo says:

            Certo “é o como?”. Não sei se existe algum estudo que indique benefícios da cafeína em quantidades adequadas mas penso que do tabaco não exista nenhum pelo que será sempre pior fumar pouco…do que absolutamente nada 😀

  2. Joana Gonçalves says:

    Os típicos estudos da actualidade… De forma a ter estes valores tão específicos, deveríam esperar morrer todos os indivíduos estudados, e mesmo assim só teríam uma relação desta amostra disponível. Extrapular que, por exemplo, “pessoas que deixaram de fumar aos 65 anos ganharam pelo menos oito anos de vida em comparação com as que continuaram a fumar”.

  3. Anung says:

    Bem…se o meu falecido avô parasse de fumar morria como pelo menos 110 anos!

  4. Manuel says:

    Boa! Posso fumar até aos 75!

  5. Figueiredo says:

    O tabaco é um produto agrícola proveniente da Natureza que oferece através dos seus recursos ao Homem que o transforma para consumo, não é uma droga, não vicia, e não prejudica o organismo, sendo extremamente benéfico para a saúde do Ser-Humano conforme comprova a ciência e a medicina.

    O que está por de trás da perseguição e proibição do tabaco é um esquema criado pelo regime da Inglaterra que tem como objectivo substituir um produto natural e inofensivo como o tabaco, para impor à população através da mentira, propaganda, e manipulação da opinião pública e dos hábitos, o consumo de drogas e dos cigarros electrónicos que causam graves danos ao organismo e saúde do Ser-Humano, viciam, levam à morte, e destroem por completo Países, Povos, sociedades, famílias, e relacionamentos.

    Sobre os cigarros electrónicos que ultimamente é preciso alertar os Portugueses para o risco elevado de doenças e mortes que estes químicos provocam, devendo o Estado Português intervir nesta matéria e num futuro próximo proibir a fabricação e venda destes produtos químicos:

    – Rússia quer abolir os cigarros electrónicos devido às mortes nos EUA
    https://www.themoscowtimes.com/2019/09/10/russia-looks-to-crack-down-on-vaping-amid-us-deaths-a67223

    – «Vapes» da morte
    https://odysee.com/@RTDocumentary:4/evali.-vapes-of-death.-are-e-cigarettes:a

    A propaganda e obsessão contra o tabaco não tem qualquer fundamento médico-científico, na razão, e no senso-comum.

    Para terminar, o Estado Português tem por obrigação fiscalizar o tabaco que está a ser vendido em Portugal nomeadamente a sua qualidade, a forma como é produzido, garantir diferenciação, e tabelar os preços que estão a ser cobrados (são exorbitantes, ou seja, ilegais).

    A destruição do tabaco em Portugal, as marcas variadas que existiam e se diferenciavam umas das outras pelas suas características e qualidades, desaparecimento ou deturpação das mesmas, assim como a diminuição da qualidade do tabaco – isso sim prejudica a saúde e é também um crime – foi efectuada pelo XIX Governo liderado pelo ex-Primeiro-Ministro Pedro Coelho.

  6. Mapril says:

    Os fumadores é que salvam os orçamentos de estado, senão vejamos: estatisticamente, um fumador vive menos 9,1 anos que um não fumador – são menos 9,1 anos a receber pensão, menos 9,1 anos a sobrecarregar o SNS (*), e mais de 50 anos a pagar pesados impostos sobre o tabaco. Deveriam erigir um monumento aos fumadores, eles são contribuintes líquidos e verdadeiros patriotas.
    Assinado: um fumador por 40 anos que deixou o tabaco há 15 anos.

    (*) Há quem diga que os fumadores sobrecarregam o SNS, o que é obviamente falso – o fumador morrerá com um doença de fumador, o não fumador morrerá de outra doença qualquer e antes de morrer vai padecer de uma série de maleitas e passará anos num lar de idosos (subsidiado pelos nossos impostos) sem saber se está vivo ou morto.

    • Fred says:

      Essa de passar anos num lar sem saber se está morto ou vivo lembrou-me o gato da experiência de Schrödinger que estava morto e vivo ao mesmo tempo 🙂

  7. Luís says:

    30 % dos cancros de pulmão são de fumadores. Então não fumar é mais grave.

    • Hugo says:

      Bom raciocínio. 30% estão associados a uma causa…os outros 70% estão associados a mil e uma outras causas….e a tua conclusão é que fumar é pouco grave LOL

    • freakonaleash says:

      É o mesmo raciocínio por de trás dos malefícios da água, senão vejamos, Vodka leva água, Whisky leva água, Gin leva água…mesmo que não ponham pedras de gelo! O que estas bebidas espirituosas todas têm em comum…bastante água, só whisky é mais de metade do volume, vejam lá o perigo!

  8. PorcoDoPunjab says:

    Fumei durante 15 anos.
    Decidi deixar de fumar de repente porque estavam sempre a cravar-me cigarros.
    Nunca mais fumei… já passaram desde esta altura mais de 20 anos.

    Claro que o preço e a saúde tb tiveram importância.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.