Comando DualSense da PS5 foi usado por médicos de Zurique numa cirurgia à distância
Aparentemente, os comandos destinados aos videojogos podem ser usados noutros contextos mais... sérios. O comando DualSense da PlayStation 5, por exemplo, foi usado por médicos de Zurique para efetuar uma cirurgia à distância.
Num estudo revolucionário recente, partilhado pela ComicBook Gaming, cirurgiões de Zurique, na Suíça, operaram um porco a quase 9300 quilómetros de distância, utilizando o DualSense.
Um dos principais objetivos do estudo é ajudar a melhorar as operações remotas no campo da medicina, permitindo que áreas ou regiões com falta de especialistas continuem a receber cuidados médicos quando necessário, especialmente se estes exigirem cirurgias.
Cirurgiões operaram à distância com comando da PlayStation
Os investigadores revelaram que a utilização do comando lhes deu precisão na operação, com o dispositivo a ser capaz de executar vários movimentos desafiantes.
Os investigadores integraram o comando nos seus sistemas a partir de Zurique, ligados às ferramentas cirúrgicas mecanizadas que estavam dispostas em Hong Kong. À distância, e com um comando, os cirurgiões conseguiram realizar uma endoscopia.
Os médicos de Zurique realizaram a operação enquanto assistiam a uma transmissão de vídeo em direto de uma central de controlo. Um dos seus principais desafios passou por manter a latência do comando estável, especificamente abaixo dos 300 milissegundos, de modo a proporcionar um "controlo cirúrgico em tempo real".
Recorde:
Não é lá boa ideia usar este comando a longo prazo, convinha mudarem para um Edge.
Imaginem aquilo dar drift a meio da cirugia.
Foi exatamente o que pensei. MEDO!
“Deixe-me fazer aqui essa pequena incisão de 0,5 cm….. ops, 10 cm…”
Trocam de comando a cada cirurgia
Já temos simuladores de comboios, temos simuladores de camiões, até temos simuladores de cabras.
Mas o mais aguardado chegou, finalmente temos operation simulation 2024 😀 😀
Apenas compatível com PS5 😀 😀
ainda bem que não foi um da Logitech! ahah