Cérebros dos macacos sangraram depois de implantados com o chips da Neuralink
A WIRED conta tudo sobre a história horrível de como os macacos da Neuralink realmente morreram. Elon Musk diz que nenhum primata morreu como resultado dos implantes da Neuralink. Contudo, uma investigação revela agora os detalhes macabros das suas mortes, uma vez que as autoridades norte-americanas foram convidadas a investigar as alegações de Musk.
Os documentos divulgados pela WIRED indicam que os macacos usados pela Neuralink sofreram danos com o implante de um chip no cérebro e foram sacrificados. Segundo o registo, os animais sofreram várias complicações, como diarreia com sangue, paralisia parcial e edema cerebral.
A Neuralink é uma das empresas de Elon Musk cujo objetivo é ligar o cérebro humano aos computadores. A ideia do multimilionário é monitorizar a atividade de milhares de neurónios, permitindo o download das informações para um dispositivo.
Com esta tecnologia, a empresa planeia encontrar tratamento para condições como a cegueira e a paralisia cerebral, além de alcançar a telepatia humana. Para isso, a empresa desenvolveu um chip ICC (Interface Cérebro-Computador), cujos testes começaram a ser feitos em macacos há alguns anos.
Animais sacrificados em nome da evolução?
Segundo a publicação online, o documento mostra que um macaco macho foi sacrificado entre 2019 e 2020. O motivo: o chip implantado no seu cérebro soltou-se. Além desse, um outro macaco também apresentou problemas com o chip. De acordo com as informações, o chamado Animal 15 “começou a pressionar a cabeça contra o chão sem motivo aparente” dias após receber o implante.
Depois, ele perdeu a coordenação. Além disso, a equipa percebeu que o macaco tremia assim que via os trabalhadores do laboratório. A sua condição piorou durante meses até que a equipa finalmente o eutanasiou. No relatório da autópsia, os investigadores relatam que o Animal 15 teve hemorragia no cérebro e que os implantes da Neuralink deixaram partes do seu córtex cerebral desgastadas.
Os documentos foram obtidos pelo Comité de Médicos pela Medicina Responsável (PCRM), que é uma organização norte-americana sem fins lucrativos que defende a não utilização de animais vivos em testes. O PCRM processou a Universidade da Califórnia Davis para obter os documentos, que agora se tornaram públicos.
Além disso, o comité também apresentou uma queixa ao Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) alegando que as práticas da Neuralink violam a Lei de Bem-Estar Animal.
Esta não é a única acusação que a Neuralink enfrenta. A empresa também é investigada pelo Departamento de Transporte dos EUA sob denúncia de transporte ilegal dos chips contaminados que removeram dos cérebros dos macacos.
Neuralink vai implantar em humanos
Recentemente, antes da divulgação dos documentos, Elon Musk pronunciou-se dizendo que “nenhum macaco morreu como resultado de um implante da Neuralink”. Além disso, face às reclamações do uso de animais vivos para testes, o homem mais rico do planeta alegou que os macacos que receberam o implante cerebral eram animais já próximos da morte. Contudo, um ex-funcionário da empresa relatou à WIRED que a afirmação é falsa.
Na última terça-feira (19), a Neuralink anunciou o início de testes com implantes de chips cerebrais em humanos. A empresa recebeu em maio a aprovação para os testes da FDA (Food and Drug Administration), agência reguladora americana.
Como primeiros voluntários para um ensaio clínico de seis anos, a Neuralink procura pessoas com tetraplegia causada por lesões vertebro-medulares ou por esclerose lateral amiotrófica (ELA).
O Estudo PRIME pretende investigar três pontos. O primeiro é o implante do N1, o dispositivo cérebro-computador. O segundo é a aplicação do utilizador N1, o software que se liga ao N1 e traduz os sinais cerebrais em ações no computador. E, por fim, o estudo procura testar o robô R1, o robô cirúrgico que irá implantar o dispositivo.
Os investigadores já testam há muito tempo implantes que permitem que pessoas com paralisia controlem computadores e outros dispositivos. No entanto, as polémicas que envolvem a empresa de Elon Musk causam alarde em todo o mundo.
Este artigo tem mais de um ano
Claro. Ninguém atura o Musk charlatão.
Se ele conseguir uma avanço na tetraplegia queria te ver a dizer isso.
Quando ele disse que ia levar vários satélites com o mesmo foguetão também muitos lhe chamaram o mesmo, hoje é só a empresa que mais ganha dinheiro a enviar satélites para o espaço de várias empresas pelo mundo fora.
Vai haver um avanço!! A Neuralink vai ser a primeira empresa a causar morte cerebral em massa.
Primeiro, um avanço no controlo da mente. Inicialmente em voluntários, em nome do avanço científico. Depois, aquilo que o poder desejar, basta criar leis sociais á medida. Sempre em nome do bem e da segurança. Por isso a importância de criar e alimentar o medo, a base da engenharia social.
+1
O Musk quer controlar o mundo e os seus fãs vão ser os primeiros patinhos a cair no esquema.
Enviar vários satélites no mesmo foguetão não é assim tão recente.
Foguetão reutilizável.
*derrete mais dinheiro. Sim
Muito giro que para qualquer coisa ligada ao Musk, aí está o Pplware pronto para fazer artigo. Revelam sempre muita preocupação com o que o individuo anda a fazer.
Também teria sido giro terem pegado num artigo no NYP, como fizeram aqui com um da WIRED, e terem falado do facto da Pfizer ter tido aprovação para a sua vacina com dados recolhidos em 10 ratos. Vacina essa que está a ser propagandeada para que muita gente a tome. Também seria importante, mas o Musk…esse vilãozeco.
podias ao menos tentar manter a teoria da conspiração consistente… não seriam 10 mas 4!!!!! Mas como boa teoria da conspiração é um número que nada tem a ver com a realidade.
O Musk tem um poder pessoal absurdamente difícil de ser aceito por muitos que aqui comentam.
Claro, é charlatão. Há muitos no mundo.
Até que se defendam o método como seguro e fruto de muitos estudos, feito por equipe de cientistas. Tudo depende de quem encomenda o estudo e tem o controle do meio de informação.
Goste-se ou não é impossível fazer investigação nesta área sem usar animais, e inevitavelmente animais irão morrer. O problema aqui é terem deixado animais a sofrer durante meses em vez de seguir as boas práticas de bem estar animal, eutanasIando o animal ou corrigindo cirurgicamente o problema.
Se fizessem com alguns humanos, também não se perdia nada …
Sempre o fizeram, até o ocidente apoiou o Hitler quando ele fazia algumas evoluções na ciência que toda a gente hoje em dia usa em humanos
Só foi pena não o terem deixado completar os planos!
Pelo o que me lembre, em uma entrevista do Miguel nicolelis, ele disse que Todos os macacos cobaias da neuralink morreram.
Em vez de falar, poque razão não se oferecem todos para cobaias dos testes…?!
Calma, por enquanto são cobaias do Autopilot alpha.
Esta mais que na cara que se estao a dar-se ao trabalho para investigar isso nos animais, a ter sucesso (esperemos que nao tenham) o mais certo e quererem enfiar isso em nos.
Lamento informar infelizmente, mas uma grande parte de muito progresso científico tem por detrás o sacrifício de muito animal. Boas décadas disso. Que a evolução traga menos necessidade de testes desta natureza, mas se a neuralink devolver o andar a muitas pessoas presas a cadeiras de rodas e camas, a wired que me perdoe….
Até isso acontecer muitas pessoas vão morrer por se terem voluntariado para ser cobaias desde charlatão.
Não esquecer que Portugal tem um Nobel da Medicina por ter levado a cabo fantásticos desenvolvimentos na aplicação de lobotomias (fazem falta a tanta gente). que muita gente considera algo de bárbaro!
Mais vale usar animais para a evolução da ciência que para peças de roupa
Ora ai está um detalhe interessante. Mas é mais fácil seguir o rebanho.
Porque não os presidiários com pena de morte? Sempre eram mais úteis que animais que não têm opção… só uma ideia!
Escusam de vir falar em inovação e tem de ser, e isto e aquilo se um dia atingirem o objetivo e os humanos necssitarem não digo isto, porque podemos usar quem defende o uso de animais em testes científicos… ou não? Para sofrer e condenar manda-se os animais, para usufruir pomos as pessoas… boa ideologia!
Olha que boa ideia… e quando não houver mais condenados à morte… a justiça trata de arranjar mais meia-duzia de especimens… tudo a bem da ciencia e dos hmens de bem.
Era bom que não houvesse mais condenados a morte, mas morrem uns entram outros, não só nos EUA como de outros paises que tenham pena de morte portanto… Já que é a bem da ciência não faltaram candidatos… Já temos aqui alguns!
Colocar os animais e seres humanos ao mesmo nível diz muito. Podem começar por não comer animais, e já agora não consumir/utilizar nada que possa prejudicar seu meio ambiente. Só fico na dúvida é em que nível pomos os animais? Estarão, por exemplo os insectos ao mesmo nível dos mamíferos? Aí é que era giro …
O teu username também, portanto!
2 coisas:
Qual é a alternativa?
Se forem só estes 2 animais até bem é nada mau. Tenho a certeza que num futuro onde isto estará bem estudado e perfeitamente implementado em humanos, ainda assim vão ocorrer muitas mortes e muitas complicações.
Humanos no seu melhor com esta ratazana de laboratório a dar o seu “melhor” !
Os mesmos que criticam testes em animais defendem a liberação do aborto!
Aborto e tráfico de órgãos uma questão a colocar quando a legislação está a ter liberalização com tanta facilidade.