Bomba de calor acústica aproveita a energia do som para aquecer e arrefecer as casas
Com a crise energética, as oportunidades de lançar novas tecnologias e evoluir outras já conhecidas ganha nova expressão. A crise do gás, os preços dos outros combustíveis fósseis e o reflexo desses preços altos na produção de energia abrem portas a novos produtos. Esse foi o foco para o investimento na solução, falada já há alguns anos, para a utilização da bomba de calor acústica que não emite gases com efeito de estufa e tem uma pegada de carbono muito pequena.
Em termos práticos, este equipamento aproveita a energia do som para aquecer e arrefecer as casas. Até o barulho pode gerar energia térmica, sabia?
Com as alterações climáticas, a transição energética é inevitável. Conhecemos a energia solar, eólica e hidráulica, mas a energia sonora é agora uma nova alternativa aos combustíveis fósseis.
A tecnologia tem sido explorada por várias empresas, entre elas a francesa Equium que desenvolveu um produto que utiliza ondas sonoras numa bomba de calor para proporcionar um conforto térmico ecológico, económico e fácil de usar.
Como funciona a Termoacústica?
A termoacústica é um fenómeno natural complexo que envolve a mecânica térmica, acústica e dos fluidos. No interior das máquinas, o gradiente de temperatura ou eletricidade gera ondas acústicas que são automaticamente amplificadas. Ao executar trabalhos de compressão/expansão, como faz um pistão numa máquina de calor ou compressão, as ondas acústicas bombeiam eficazmente o calor.
A operação não envolve quaisquer peças móveis ou gás de arrefecimento. Durante a compressão, as ondas geram calor, enquanto que durante a expansão geram frio.
Vantagens das bombas de calor acústicas
No setor da construção, uma elevada percentagem das emissões de carbono provém do aquecimento central e da água quente doméstica. A utilização de bombas de calor acústicas poderá ajudar a reduzir consideravelmente estas emissões. O trabalho de compressão/expansão utiliza um gás neutro que não causa um efeito de estufa e deixa uma pequena pegada de carbono.
Estima-se que a utilização da bomba de calor acústica poderia reduzir as emissões de CO2 em até 80%.
A tecnologia é principalmente concebida com materiais totalmente recicláveis. Além disso, é um produto particularmente económico, com uma durabilidade de mais de 30 anos e não requer uma manutenção especial.
Enquanto que as bombas de calor tradicionais de alta temperatura têm de funcionar ligadas/desligadas quando está mais de 5˚C no exterior, a bomba de calor acústica funciona em qualquer altura através da modulação da potência.
Comparação com a bomba de calor tradicional
A bomba de calor tradicional é conhecida pelo seu custo bastante elevado, especialmente para a manutenção. Além disso, tem uma vida útil limitada e um problema de ciclagem que pode contribuir para a deterioração da eficiência de conversão teórica (COP).
Outro ponto negativo para a bomba de calor tradicional é a utilização de gás refrigerante. Este gás não só é prejudicial para o ambiente, como também requer a contratação de um profissional para instalar a bomba em questão. Isto poderia, em certa medida, aumentar o preço de venda do produto.
Segundo a empresa, para a bomba acústica, a instalação é bastante simples e não requer os serviços de um especialista. A bomba de calor acústica também tem o menor custo de propriedade em comparação com todas as bombas de calor atuais e com as caldeiras tradicionais de alta temperatura.
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente vou poder aproveitar o barulho dp meu vizinho de cima.
lol
Provavelmente vai ter que fazer barulho também 😛
Posso emprestar o puto que não se cala para o efeito também
quer dizer então que a Cristina Ferreira tem energia infinita?
Acho que é mais a Julia Pinheiro. Lol
Ainda falta multa para o dia 1 de Abril…
Sinceramente não entendi nada. Publiquei no meu facebook mas pela negativa.
É mais uma notícia feita de nada.
Fartei-me de ler a peça e não compreendi onde ia buscar o ruido para ser aproveitado
Não dizendo quantos decibéis precisa e quantos kw produz, fica uma notícia muito coxa.
Isso está no conceito de Termoacústica. Isso e muito mais está linkado no texto e na internet tem muita informação sobre o conceito Termoacústica. Mas o vídeo já poderá ajudar.
Se em vez de perderes tempo a publicar negativamente 🙂 ias perceber como funciona o conceito de Termoacústica… era de valor! Além disso, se não percebeste de onde vem o som e como ele é gerado (o principio da Termoacústica) clicavas no link que deixamos no artigo. Para alguma coisa está lá o link 😉
Mas, como é dito no texto, este conceito não é novo e para perceberes o conceito, deixo-te o vídeo que está na página que colocamos no texto. 😉
A maior parte da informação relativa as bombas calor tradicionais é errada, praticamente não tem manutenção, os gases para cumprirem a legislação europeia vão deixar de ser prejudiciais á camada ozono. Quanto a ser um custo adicional ser instalada por um técnico, nem comento.
Trabalhei na Motta Engil onde comandava 13 potentes motores da Guascor de 1300 cv cada um.
Gastavam um depósito de gasóleo de 100 toneladas num dia.
Esses motores de 16 pistons com 2 bombas injetoras geravam 93000wh cada um.
Ai sim havia muito ruido para ser aproveitado, estava-mos numa cabine com isolamento acústico onde se via todos os parâmetros de produção e proteção e só ia-mos ao pé deles quando havia algum problema.