Asteroide 9 vezes maior que Portugal aproxima-se da Terra e será visível a olho nu
Está a caminho da Terra um asteroide COLOSSAL que é cerca de 9 vezes maior que Portugal. Este corpo celeste passará tão perto que o poderemos ver a olho nu no céu noturno, nos hemisférios norte e sul.
O asteroide mede mais de 800 mil quilómetros quadrados, o que significa que é 50 vezes mais largo que o meteoro que varreu os dinossauros. O Vesta vai passar "ao largo".
Vesta é cerca de 9 vezes maior que Portugal
O asteroide é conhecido como 4 Vesta, ou Vesta e é tão grande e brilhante que pode ser visto apesar de estar a mais de 170 milhões de quilómetros de distância. Pode ser visto no céu noturno perto de Marte, Saturno e da constelação de Sagitário.
Segundo a NASA, este enorme corpo celeste, rochoso e metálico que tem dimensões quase 9 vezes maiores que Portugal, não está próximo da Terra e não há chance de causar impacto. Contudo, dado o seu tamanho este será visível no céu noturno até 16 de julho.
Porque Vesta?
O descobridor de 4 Vesta, Heinrich Wilhelm Olbers, deu a honra de nomear o novo asteroide ao matemático alemão Carl Friedrich Gauss, que havia descoberto a sua órbita. Gauss nomeou Vesta como a deusa da lareira e do lar na mitologia romana.
O asteroide gigantesco será fácil de detetar quando comparado com outras rochas espaciais, já que a sua superfície reflete mais luz do que a Lua. Os observadores de estrelas no hemisfério norte localizarão Vesta além da ponta noroeste da constelação de Sagitário. As pessoas do hemisfério sul verão o asteroide a aparecer a sudoeste da constelação.
O asteroide foi visível pela última vez no céu noturno em 2011.
Vesta é o segundo maior pedaço de rocha a orbitar no cintara de asteroides, com Ceres a superar o seu tamanho. Conforme sabemos, Ceres foi recentemente reclassificado como um planeta anão.
Além de Vesta, Saturno e Marte também estarão próximos e serão visíveis a olho nu a partir de agora até meados de julho.
Este artigo tem mais de um ano
Se a guerra na Síria se alastrar, nem precisaremos de mais um meteorito para dizimar a raça humana.
A guerra na Síria está morta militarmente. Os EUA terminaram o apoio a grupos terroristas e já deram como perdida a influência no país. Ao contrário, os Russos já dominam a Síria como entendem!
Os maiores focos de tensão futuros à paz estão no pacífico (Coreia do Norte vs EUA, China vs EUA, Índia vs Paquistão, China vs Coreia do Sul vs Japão…….
E num futuro mais longínquo, um acontecimento que ameaça já hoje destruir a Europa. Nós europeus parecem que somos péssimos a contas, mas façam lá as contas ao número de habitantes de África actualmente (mais de 1,2 mil milhões de habitantes, ou quase o dobro da Europa: https://en.wikipedia.org/wiki/Africa) e acrescentem uma variável importante, quase todos os países africanos cresce mais de 3% ao ano!!!!!!!!! Daqui a 50 são só 8 mil milhões de habitantes em África (http://www.worldometers.info/world-population/africa-population/), mais do que actualmente tem o mundo inteiro!!!!!! Somando isso à mentalidade de receber toda a gente na Europa e sem perder direitos adquiridos…… a somar a 2 lunáticos que governam a Rússia e os EUA……. não prevejo um futuro risonho para a Europa!!!!!!! É matematicamente impossível!!!!!!
Muito matemática e muito previsível essa sua explanação, embora nem sempre as coisas seguem a lógica. Mas muito grato pela intervenção pois eu não acompanho as notícias com frequência, até por que não sou europeu, mas brasileiro.
Basta Trump e Putin carregarem nos botões das ogivas nucleares e mandar a população mundial passear até Vesta.
9 vezes maior que Portugal.. imaginem o buraco que aquilo é lol
No canal História vão dizer que isso não é um meteorito, mas sim uma nave OVNI a passar pela terra
Um verdadeiro monstro!
Para a comum mortal que olhar para o céu, como o identificamos, perante Vênus que é visível nesta altura?
Espero que a Nasa esteja certa pois se não está então já fomos pro cara…
A órbita de 4 Vesta situasse no cinturão de asteróides, que fica entre Marte e Júpiter. E aí permaneceu desde a sua descoberta em 1807. Podes ficar tranquilo.
Irmãos ultramarinos de Portugal, queiram cancelar o acento agudo colocado indevidamente na palavra “Asteroide”, no penúltimo parágrafo do texto.
Devemos manter a unidade da nossa língua. Eu falo o português do Brasil e quero continuar falando, se os portugueses permitirem.
Caso contrário, poderemos perder a paciência, então a língua oficial do Brasil será o brasilês. E nossos relações diplomáticas serão rompidas. Declararemos guerra. E poderosa armada zarpará do Brasil para conquistar Portugal.
Assim o novo Portugal assimilado ao Brasil tornar-se-ia muito, muito maior do que Vesta.
Será isso o que os inimigos lusitanos do Novo Acordo Ortográfico querem?
Os amigos brasileiros podiam começar por ajudarem-se a si mesmo. Já que falamos do mundo informático, porque é que dizem mouse (palavra inglesa) quando nós dizemos rato de computador? W dizem windows seven em vês de windows sete (seven não vem no dicionário português nem antes nem depois do acordo). E podiamos continuar por aí a fora, quando decidirem inventar palavras quando já existiam alternativas em português nativo:
PT – BR
– Camião – caminhão
– Planeamento – planejamento
– Procura – Demanda (palavra inglesa “demand”)
– Comboio – Trem (train em inglês)
– Autocarro – ônibus (bus palavra inglesa)
– Telemóvel – célular (cellular em inglês)
– Folha de cálculo – Apostila (palavra espanhola)
– Rebuçado – bala
Portanto, não acho que sejam os inventores da língua portuguesa que estão a inventar, mas sim os brasileiros.
Abraço
Caro Rui
Você tem razão nesse particular. Os babacas daqui adoram palavras do inglês. A moda agora é falar “Link”, ” Compliance”, “Gap”… Chegam a substituir a vírgula pelo ponto na notação de números fracionários, escrevendo, por exemplo, 2.5 (dois e meio), em vez de 2,5, a forma correta. Ridículo! Mas a palhaçada deixa envergonhado o palhaço, quando advertido.
“Mouse” é horrível, de fato, mas “Rato” não me agrada. O problema de fundo aqui é o “Laissez-faire” (epa!) linguístico. Por que só o povo, que não sabe o que lhe sai da boca, pode criar palavras, sem saber o que faz?
As academias de letras do Brasil e de Portugal deveriam, em conjunto com outras da comunidade lusófona, criar palavras nossas para com elas combater os anglicismos. Na área de informática, principalmente, urge aportuguesar todo o vocabulário. Palavras como “Hardware” ou “Software” devem ser banidas de nosso léxico.
Palavras portuguesas elegantes, castiças e de formação erudita já existem, aliás, para substituir essas aberrações vocabulares no campo semântico dos computadores. Por que falar “Hardware” e “Software”, palavras da língua do nojento bandido George Bush, se podemos dizer, em vez delas, e corretamente, “Fisiário” e “Logiciário”, respectivamente?
Quanto às palavras que você citou, Rui, não conheço “Apostila” como sendo “Folha de cálculo”. Aqui, “Apostila” é resumo impresso de matéria escolar. “Folha de cálculo”, no português do Brasil, significa “Planilha” .
Em suma, considerando de forma política mais geral a questão em tela, acho que os portugueses ainda possuem metade da América do Sul. Resta apenas que se deem conta disso.
Agradeço os comentários dos que responderam a mim.
Minhas saudações da capital de Mato Grosso aos irmãos do velho e nobre Portugal!
Chauke
o único mouse que não é horrível de fato é o Mickey!!! 😀
KAKAKAKAKAKA (pt-BR)
AHAHAHAHAH (pt-PT)
Importante era acabar com os acentos
Tenho uma para ti… Que grande cromo,… das batatas
Boas isto aqui já é uma confusão, sem lulas nem moros, sem dilmas nem temers, não fazem falta. Obrigado.
Gosto muito de ler tudo o que diz respeito a ciência, acho fascinante obrigado
Passa longe, mas se viesse ter connosco também não havia nada a fazer. É o ponto em que estamos com dos lideres que temos…
Eu penso desta maneira, pode parecer cinismo mas é o que penso:
– Para quê anunciar estes meteoritos ?
– Está na mesma linha de negatividade gratuita da atracção fatal dos media pelos actos de terrorismo, que só dão mais oxigénio e incentivo a esse mesmo terrorismo.
Se por acaso um destes fosse realmente colidir com a Terra sobreviveria alguma alma neste nosso planeta ?
– Não me parece…
Então porque diabo isto é notícia ??
Pode haver muita gente a querer saber com precisão cirúrgica o dia e hora da sua morte.
Eu não faço parte desse grupo !
Lol. Astronomia está na mesma linha do jornalismo sensacionalista. O negativismo está em cada um. Nem me tinha lembrado desse lado macabro antes do teu comentário. Lol e mais lol
“Astronomia está na mesma linha do jornalismo sensacionalista”.
Directamente não. Nada a ver.
Indirectamente ? Ah, sem dúvida que o efeito sobre as massas é igualzinho.
Duvidas ? Eu não.
E mais uma vez repito:
Eu não quero saber o dia da minha morte.
A NASA que fique quietinha quando souber de algum destes que venha em rota de colisão com a Terra, é só o que eu peço..
Acho mais fácil sair-me o euro milhões do que isso acontecer. Só nos filmes, parece já aconteceu diversas vezes. É mais se isso eventualmente acontecesse de certo que se saberia, se não fosse a NASA seria outro organismo qualquer. Quanto à morte não te preocupes é o que temos de mais certo é hora é imprevisível
Por mim que digam logo o dia e a hora porque assim ao menos tenho tempo para cavar um bunker e ao menos tentar 😉
4 Vesta, não é um meteorito, mas sim um asteroide.
Qual é o ponto negativo da notícia? Eu não vejo nenhum. Este asteroide nem sequer passa próximo da Terra. Aliás, nem sequer passa próximo de Marte quanto mais. Estamos a falar de um objeto que orbita o Sol a mais do dobro da distância do que nós.
Porquê esta notícia? Pode sempre existir amantes da astronímia no seio de leitores do pplware, serve também para educar um pouco os leitores,… 4 Vesta é um objeto muito interessante para os cientistas, pois é o único protoplaneta do sistema solar que conhecemos, logo possui informação valiosa sobre a formação dos sistema solar..
E a NASA não tem nada a ver com este anuncio, nem muito menos com a descoberta deste objeto, visto este ter sido descoberto 151 anos antes da NASA sequer existir.
Muito matemática e muito previsível essa sua explanação, embora nem sempre as coisas seguem a lógica. Mas muito grato pela intervenção pois eu não acompanho as notícias com frequência, até por que não sou europeu, mas brasileiro.
Notícia bem errada. Uma pesquisa rápida no google mostraria o tamanho real de Vesta que possui diâmetro de apenas 530 km.
Já Portugal possui um comprimento de 561 km. Apaga que dá tempo.
Hmmm diz a verdade, fugiste à escola 😉 ora vai lá tentar perceber o que é o diâmetro e o que é o comprimento.
Descobriu isso só agora? Agora avance um pouco mais e faça os cálculos. Eu nem ligo se você vai apagar ou não, É notável que você está apenas querendo fazer sensacionalismo. Mas no fim, quem está passando vergonha é você. 😉
Segundo os meus cálculos a área média da silhueta de 4 Vesta é 9.4 vezes superior a Portugal, logo a afirmação pode-se dizer que é correcta.
pi*525.4^2/92212=9.4
Ai essa matemática.
E no seu lado mais comprido, 4 Vesta mede 572.6km. 525.4 km é o diâmetro médio, não sei onde foste buscar os 530km.
Foi no Google.
Deve ser visto muito mal….minúsculo no céu..
Só uma nota: a lua tem para aí dez vezes o tamanho de Ceres e está a 384 400 km da terra.
Este asteróide, bem menor que ceres e muito menor do que a Lua, passa a 170 milhões de kms e ainda se vê…a olho nú?
hummmm….strange…
E a lua é o segundo objecto mais brilhante que nós observamos. Logo a comparação é ridícula.
E não, não é estranho. Existem 4 factores que maioritariamente determinam o brilho de um objecto que não emite luz visível. 1 – distância da fonte de luz. 2 – distância do observador. 3 – tamanho do objecto. 4 – reflexividade do objecto. Ora ceres tem uma órbita maior do que 4 vesta, e consequentemente, 4 Vesta fica mais próximo da terra do que ceres, quando a distância entre a terra e estes corpos é menor. Ceres tem um albedo menor que a lua e 4 vesta. 4 vesta também tem um albedo substancialmente superior ao da lua. Por isso é que 4 vesta, quando se encontra mais próximo da terra pode ser visto a olho nu. Isso é se as condições climatéricas permitirem e se estiveres num local com muito pouco poluição luminosa.
Ok, obrigado pelo esclarecimento 🙂
Irei tentar observar.
!1-ESTAMOS NA ERA DO APOCALIPSE, ÉPOCA DOLOROSA DE ACONTECIMENTOS DRAMÁTICOS DO «FIM DOS TEMPOS». NÃO É O FIM DO PLANETA. MAS A CIVILIZAÇÃO ESTÁ NO POENTE DO SEU FALSO BRILHO MATERIALISTA, DA HIPOCRISIA E MENTIRA!…
O mundo quer, mais do que nunca, a Verdade mesma, sem subterfúgios…
do significado da vida, da morte, da imortalidade e do Fim dos Tempos!…
A Terra está numa transformação mundial. Tem que ocorrer a mudança civilizacional para a Nova Era do Aquário, da Nova Humanidade espiritual e sábia da Idade de Ouro, que se avizinha rápida e dramaticamente.
Esta fase cíclica atual da Terra, do “Fim dos Tempos”, nas dificuldades que todos estamos a atravessar, podia ser evitada se os povos estivessem devidamente preparados e espiritualizados, esclarecidos sobre as Leis divinas e se fossem corretamente avisados para elevarem os padrões morais da Vida, respeitarem a Natureza e amarem a Humanidade.
O Carma (Lei da Justiça divina) da Humanidade está muito pesado, devido à corrupção mundial, à guerra e à violência que grassam pelo mundo. Se a Humanidade não ganhar mais “juízo” e dignidade com a Ética espiritual, sofrerá dolorosas consequências, de destruição inimaginável, que já começou.
SABEMOS QUE O PLANETA HERCÓLUBUS OU NIBIRU SE APROXIMA RAPIDAMENTE DA TERRA, TRAZENDO ATRÁS DE SI UM “SÉQUITO” DE INÚMEROS ASTERÓIDES. ESTARÁ ESTA NOTÍCIA A ESCONDER ALGUM PERIGO IMINENTE PARA A TERRA?…
MUITO CUIDADO: «A VOZ DOS SÁBIOS É A VOZ DE DEUS»!…
Para mais informações preciosas sobre o “Fim dos Tempos”…
QUEIRAM LER O PURO OURO DO SABER REAL EM:
—————————————————————————
* PROCURAR NO GOOGLE por:
AQUARIUS IDADE DE OURO
16: Fim dos Tempos: Apocalipse
Paz profunda para todos os seres!…
Prof. M.M.M.Astrophyl (J.F.S.), um Sábio de Portugal.