PplWare Mobile

Algo está a bombardear a Terra com raios cósmicos mais poderosos já detetados

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Cebolas+Verdes says:

    “Os telescópios detetam a radiação Cherenkov, uma luz ténue produzida quando uma partícula carregada viaja mais depressa do que a luz num meio como a atmosfera da Terra.”
    P.f. corrijam pois nada viaja mais rápido do que a luz.

    • Vítor M. says:

      Não não 🙂 Vou-te explicar:

      Nada pode viajar mais rápido do que a luz no vácuo (cerca de 300.000 km/s, a velocidade máxima no universo). No entanto, a luz viaja mais devagar na atmosfera devido à densidade do ar. Este efeito faz com que certos fenómenos curiosos ocorram.

      Um exemplo é a radiação de Cherenkov. Esta ocorre quando partículas carregadas, como eletrões, viajam mais rápido do que a velocidade da luz naquele meio (como a água ou o ar). Isso não significa que estas partículas estão a superar a velocidade da luz no vácuo, mas sim a velocidade reduzida da luz no meio material. Este fenómeno gera um brilho azul característico, frequentemente observado em reatores nucleares.

      Portanto, enquanto nada pode ultrapassar a velocidade da luz no vácuo, certos objetos podem exceder a velocidade da luz em meios específicos como a atmosfera.

  2. Técnico Meo says:

    Lá está….nem sempre a culpa é do ser humano…o balanço da vida a nível cósmico resulta numa serie de fatores favoráveis e é muito frágil a manutenção da vida orgânica.

    Dai que a investigação espacial é super importante; nunca sabemos até que ponto um dia teremos de nos expandir para sobreviver.

    • Joan Laplace says:

      Nunca sabemos não, é certinho que um dia teremos de nos expandir. Quando? Não sabemos. Mas é bom que nesse momento já tenhamos uma solução senão o destino vai ser so um

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.