Se usa o Firefox recomendamos que instale já a última atualização do browser da Mozilla
A Mozilla tem a boa prática de atacar as falhas do Firefox de imediato. Assim que são conhecidas, as equipas dos programadores procuram resolver os problemas e trazer a segurança necessária para o seu browser.
Nesta boa prática, surge agora uma novidade importante para o browser da Mozilla. Uma atualização de segurança foi lançada e o Firefox 97.0.2 corrige 2 problemas de segurança críticos. É por isso urgente instalar esta nova versão.
Está já disponível para todos os utilizadores a versão 97.0.2 do Firefox. Esta foca-se em 2 falhas de segurança críticas. Do que a Mozilla revelou, estas estão a ser ativamente exploradas, o que representa um problema de segurança para os utilizadores.
- CVE-2022-26485 (Use-after-free no processamento de parâmetros XSLT): Este bug está a ser explorado para Remote Code Execution (RCE), o que implica que invasores sem privilégios ou contas existentes num computador podem executar código de malware aleatório nos computadores das suas vítimas, simplesmente atraindo utilizadores desatentos para um site de aparência inocente, mas repleto de malware.
- CVE-2022-26486 (Use-after-free no WebGPU IPC Framework): Este bug faz parte de uma "sandbox escape". Esse tipo de falha de segurança pode ser abusada por conta própria (um invasor obtém acesso a arquivos que deveriam estar fora do seu alcance) ou em combinação com um bug RCE para permitir que o malware escape dos perímetros de segurança implementados pelo navegador.
Como pode ser visto acima, estas 2 falhas são exploradas no modo "Use-after-free". Isto significa que não se libertam as áreas de memória que seriam esperadas, dando assim acesso a outras apps e a outros processos do sistema.
A informação disponível é ainda limitada, em parte porque a Mozilla não quer que possa ser explorada ainda mais. Após esta atualização do Firefox ser feita por um número elevado de utilizadores, será certamente revelada em detalhe.
É assim urgente que a atualização do Firefox seja realizada de forma urgente. Com as falhas a serem ativamente exploradas, os utilizadores precisam de se proteger e assim evitar problemas de segurança graves e que podem colocar em causa os seus sistemas.
Este artigo tem mais de um ano
Se usa? Qualquer pessoa de bom senso usa. Haha
Não podia estar mais enganado, qualquer pessoa com juízo já não usa Firefox há muitos anos.
Oxe, claro que muita gente usa
Não é porque você não usar o navegador do momento que você usa um navegador pior
Já fui utilizador do Firefox durante anos, até que começou a ficar pelo caminho em relação aos concorrentes em inúmeros aspectos, não vou enumerar pois isso já está mais que falado pela web é só pesquisar.
No entanto, os números não mentem, o Share do Firefox neste momento é bastante reduzido comparado com os concorrentes, e ai não há nada a fazer, o Firefox como outros perderam a carruagem.
Eu usava antigamente, mas perdeu muito mercado. Meus motivos de ter parado são apenas 3.
– Não evoluiu como os outros navegadores em quesito de funcionalidades.
– Design nada agradável, até hoje não dão uma pincelada e um design novo, porque já tá extremamente enjoativo aquelas bordas de URL gigantes, e sendo muito pouco personalizável, até o Chrome é mais personalizável…
– Ganho de desempenho, mas perda de velocidade em páginas.
Creio que se fizesse essas 3 coisas, a maioria 90% que parou de usar, iriam usar novamente, porque com certeza esse deve ser o motivo do porque as pessoas largaram de usa-lo.
Hoje eu uso o Vivaldi.
“Já fui utilizador do Firefox durante anos, até que começou a ficar pelo caminho em relação aos concorrentes em inúmeros aspectos, não vou enumerar pois isso já está mais que falado pela web é só pesquisar. ”
Também baseia a escolha da roupa que usa e d@ parceir@ que leva para a cama naquilo que os outros lhe dizem na internet, ou com base em share de utilização? Hilariante 😀
Ab
Usa o que tu quiseres, eu uso à 15 anos o Firefox e continuo a recomendar!
Se o usas há 15 anos, revela logo que és um user básico, que o que faz online não justifica mudar ao contrario de muitos, podes continuar a recomendar o quiseres, basta uma breve pesquisa e logo se vê de um browser como o Firefox ter ficado na sombra dos sucessores. Mas claro essa parte não interessa falar.
Já que você é um user tão avançado, elucide lá o resto de nós sobre que aspectos são esses (tão importantes) a que se refere…
É que essa de “basta pesquisar pela net” da para os 2 lados.
Por isso estou curioso sobre quais são esses aspectos…
Já agora, qual o broswer que usa?
E já agora, relativamente ao marketshare do Firefox o decréscimo desse teve pouco a ver com funcionalidades e mais a ver com as aldrabices da Google (visto que é do Chrome que se está a falar).
Coisas como publicidade agressiva na página do maior motor de busca mundial, inclusões como adware em programas muito populares, fazer uso do seu já grande nome para promover o software junto dos fanboys, degradarpropositadamente a experiência dos seus serviços para outros browsers entre muitas outras coisas…
Sim, sem dúvida que há alguns pontos positivos (seria de estranhar com aquela workforce)… E claro que, na altura o Firefox também sofria de consumo excessivo de recursos… Mas a verdade é que a principal razão foi mesmo os truques sujos da Google…
Oh António, mas que pergunta!!!
Um expert assim vive no terminal e usar certamente o Lynx…
Sarcasmo à parte: é algo Chromium-based!!! Quase de certeza Chrome.
Utilizador básico? LMAO, o amigo não percebe mesmo nada de navegadores. O Firefox é o navegador mais personalizável do mercado, só o Vivaldi chega perto a nível de visual, no entanto, não oferece as personalizações de privacidade que só o Firefox possui.
Mas pronto, nem todos podem ser utilizadores avançados, alguns ficam pelo caminho com esses clones do Chromium como você.
@:-) Nunca lia tanta besteira sendo digitada. O Vivaldi é de longe o Navegador mais personalizável do mundo. Firefox hoje em dia perde ATÉ MESMO pro Chrome em questão de personalização.
Vivaldi
– Pode mudar exibição das abas deixando da maneira que quiser, além disso, pode até mesmo colocar ele no canto superior (padrão) ou na esquerda ou direita.
– Temas bem mais bonitos e intensos, não apenas aquele teminha que só sabe mudar parte superior do Navegador, que nem Speed Dial tem, só muda a barra superior mesmo de cima.
– Speed Dial padrão totalmente personalizável
– Configurações de transparência
– Pode mudar a barra esquerda e colocar onde quiser.
Firefox
– Sem contar as extensões, a única coisa que esse Navegador tem de personalizável, é poder configurar e mudar a ordem dos ícones da parte superior (também meio limitado), e ainda por cima, temas padrões que só mudam a parte superior — OBS: não MUDA o fundo do Speed Dial, que aliás, nem tem, tem que instalar uma extensão para ter.
O Firefox teve sim seus dias de glórias, hoje em questão de personalização, ele perde até mesmo pro Google.
E questão de privacidade, eu vejo muito bem que você não conhece nada do Vivaldi, porque ele também é voltado pra Segurança e Privacidade. Se desse uma pesquisada, não falaria tantas bobagens. decerto nem se quer instalou e usou pra ver como de fato é o navegador.
Um utilizador exigente a nível de funcionalidades não prescinde do Vivaldi Browser, nenhum outro o bate em funcionalidades e ferramentas nativas disponíveis, praticamente não precisa de extensões de terceiros.
..mas não basta colocar as actualizações em automático?
Sim, claro que basta!!!
Ele actualiza sozinho. Mas é sempre bom estes alertas extra
Bom senso??????
Usa quem quer. Quem não quer não usa. Simples.
Bom senso??????
Usa quem quer. Quem não quer não usa. Simples.
Ora nem mais!!!
Cada um usa o que quer e o que acha que é melhor… 🙂
Respeito pela escolha alheia é bom.
Quando se vê que está errada e nos é perguntado podemos fornecer o nosso ponto de vista… Mas não ir além disso. Por mais que vejamos que os outros estão errados não os podemos obrigar porque só vê quem quer
Isto de um browser melhor que outro parece a malta que diz que Peugeot não presta e depois compra um ford com motor Peugeot. Teem noção que isto e tudo basicamente baseado em chromium e em Firefox, e faz tudo basicamente a mesma coisa, não teem? xD
+1
O Vivaldi é chromium e como tal tem as mesmas falhas que o Edge e Chrome. Mas isto eles já sabiam certo?
A tendência humana para o clubismo é das coisas mais tristes que existe
Eu tambem ja uso a imenso tempo o firefox e ate hoje nao tenho razao de queixa. Nunca me deixou mal.