PplWare Mobile

Qual o browser mais popular em cada sistema operativo?


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Miguel says:

    Eu:
    Windows 10 -> Edge
    Windows 10 Mobile -> Edge
    Tablet com Android 5.1/4.0/4.1 -> Não uso, são todos lentos e com tal prefiro aguardar para ver no PC ou telemóvel.

    • miguel says:

      haha tu andas com umas piadas!!!
      “Tablet com Android 5.1/4.0/4.1 -> Não uso, são todos lentos e com tal prefiro aguardar para ver no PC ou telemóvel.”

      acho que o problema não é de todos os tablets mas sim do utilizador, que tem o processamento de informação muito lento.
      OU isso ou andas a ver de tablets android na feira da ladra que são um bocado de plastico com uma pedra la dentro.

      Um conselho: vai a uma loja, fnac,worten, algo do género e experimenta explorar em algum desses equipamentos android, vais ver que ficas surpreendido.

    • Sílvio says:

      Lol… O pessoal quase que se pega por causa do browser. Sabem que é possível ter vários instalados, certo?! Não é preciso optarem só por um! 😉
      No Android, por exemplo, eu uso uma quantidade deles. No tablet, se preciso de rapidez e flash, UC Browser HD. Quando quero uma navegação simples e segura, Naked Browser. Se a ideia é ouvir uns vídeos do YouTube em segundo plano, então abro o Flyperlink. Acho que só recorro ao Chrome quando pretendo guardar uma página em PDF.
      Há tantas opções, não sei por que razão as pessoas recorrem sempre aos mesmos navegadores. E sinceramente não acho que exista um browser que seja O Browser, o melhor de todos, em todos os aspectos.

      • Mylittlelife says:

        Tu tens um browser para cada uso??? wow isso é que é complicar a coisa *ou* necessitar de trocar de hardware…

        Os browser nativos ou optimizados para cada SO (respectivamente chrome, safari, edge) dao para 99% dos casos funcionando 5 estrelas. Que depois se necessite de mais um por alguma razao especial (no meu caso Opera para gastar o mínimo de dados possível em 3G) como dados ou flash isso é outra coisa, agora meia-dúzia de browser… ok.

        • Sílvio says:

          E qual é o problema? Sempre que abro um link, posso seleccionar o browser, em vez de ter um escolhido por defeito. Não me parece assim tão complicado…
          Por exemplo, se alguém me envia um link com um vídeo do YouTube, eu sei que vou preferir abri-lo num “bubble” browser, para poder minimizá-lo e continuar a teclar ao mesmo tempo.
          Também podia ter um só leitor de documentos, mas prefiro ter um específico para abrir ebooks, outro só para pdf, outro para txt, e por aí adiante, porque sei que cada uma das aplicações vai-me dar as melhores ferramentas para tratar os documentos em causa.
          É uma questão de tirar o melhor partido da nossa máquina, e não conformar-me com uma única opção que necessariamente não me irá satisfazer em todas as circunstâncias.
          E, no caso dos browsers, se o posso fazer gratuitamente… porque não?

  2. Paulo Victor says:

    No futuro veremos Vivaldi nessa lista, assim espero! Pois o browser esta no caminho certo!

  3. Noob says:

    Ou seja… Predomina o browser do sistema operativo.
    Excepto no Windows.

    • Mylittlelife says:

      Eu só nao me fico pelo EDGE porque o sistema de favoritos é horrível vs. Firefox, senao o Edge era o meu favorito, já para nao falar que é brutalmente rápido e fluído e ainda nao tive stress de compatibilidade.

  4. Railfan says:

    UC Browser! 😉 Windows 10.

  5. Anjo says:

    Sempre fui utilizador Firefox, desde que este apareceu, mas, nas 2 últimas versões tenho tido problemas, desde ficar muito lento, até crashar completamente, fiz uma instalação limpa do Windows, mas mesmo assim os problemas continuaram. Mudei para o Opera, e estou a gostar da experiência.

  6. vamosparaaidadedapedra says:

    Ja ouviram falar num sistema chamado Linux? Ah pois…Como nao tem custos…Nao ta na lista…

  7. delaorden says:

    Bom artigo…recomendaria uma olhada e revisão sobre o browser VIvaldi https://vivaldi.com/?lang=en … eu já o uso e acho bem legal, testem por aí. Valeu !

  8. delaorden says:

    putz…. pensei que fosse o primeiro a postar hahahaha aí apareceu os amigos falando justamente do Vivaldi….desculpem .

  9. AM says:

    Tenho o Vista, e apareceu o IE com bicho. O Suporte da Microsoft não presta, tem bicho. O panda diz que sim.
    Mudei para o Firefox, e para ir ao mail do sapo, tenho de lavar o browser IE no Firefox…
    O IE já não é como antigamente, e a microsoft não percebe o queu digo…
    Em ambiente do Vista!

  10. Luís says:

    Por aqui:
    Android: CM Browser
    Windows 10: Opera
    Windows 7: Pale Moon (para quem gosta do Opera, é muito parecida à versão 12 do Opera)

  11. Mendes says:

    Opera é o melhor, e depois há “os outros”.
    Chrome e Firefox só comem recursos, EDGE assim que tiver suporte para extensões, vai ser o melhor de todos
    Vivaldi também muito bom, só é pena que ao importar os bookmarks baralhe a coisa toda… É esperar por uma actualização que resolva esse problema. Safari…. Isso é um browser?

    • Fla says:

      Em num portátil com OSX, os melhores são mesmo o Safari e o Opera. Os outros consomem demasiados recursos e a bateria dura muito menos tempo. No meu consigo sem problemas 6/7h de bateria se estiver a utilizar o Opera ou o Safari. Se utilizar um dos outros 2 perco logo em média 1:30…

    • Portimão says:

      Edge e Safari são os melhores, depois há os outros.

    • Portimão says:

      Acho piada essa de “Safari…. Isso é um browser?” vindo de um utilizador Windows que nunca usou dispositivo algum compatível com o Safari.
      O Safari só é bastante fluido e consume pouquíssimos recursos, assim como o grande Edge, que é o melhor browser que a Microsoft já fez e um dos melhores que anda aí!
      Anda, Microsoft, lança logo o Edge para macOS!!

    • Xinuo says:

      Microsoft não têm competência para criar navegadores, vide o IE lixo que por tantos anos assombrou os web designers. Foi devido a má fama merecida do IE que a Microsoft pôs outro nome no seu navegador novo, que se chama Edge, como tu disseste. Não conheço e não faço questão de conhecer isso, mas devido a bem conhecida fama da Microsoft de fazer softwares lentos, imagino que quando tiver suporte as extensões o Edge virará uma carroça.

  12. Jorge says:

    Têm sorte que o chrome do android e o safari do ios nao dao para remover senao tudo estava completamente diferente

    • Brasão SS says:

      Se fizeres root ao Android podes remover o Chrome. Quanto ao Safari esse não é possível de facto. Nem com jailbreak ACHO eu.

      ” (…) dentro do mundo Apple, o Safari domina por completo mas fora do ecossistema da empresa de Cupertino o Chrome é o preferido dos utilizadores.”
      Logicamente que é o preferido, não existe Safari para outras plataformas, além do macOS e do iOS. Existe uma versão do Safari para Windows mas foi descontinuada em 2012. Que era uma valente treta por acaso!
      Já no ecossistema Apple nenhum navegador bate o Safari que vem nativamente, embora haja todas as outras alternativas. Fora do ecossistema Apple também prefiro o Chrome e o Firefox.
      O Edge está muito verde mas irá melhorar.

    • Daniel says:

      Também a Internet Explorer e o EDGE não dão para remover no Windows.
      O Chrome (Android) e o Safari (iOS) são os melhores browsers em sistemas operativos móveis precisamente porque estão completamente integrados no sistema.

    • jorge says:

      O Android não vem com o Chrome, pelo menos o meu HTC com o 4.4.2 (vinha com o browser do Android)

  13. Osvander says:

    Só que faltou o linux com certeza fire fox domina por enquanto, o opera é ótimo mais demora a carregar.

  14. PeFerreira98 says:

    Por aqui…
    Windows 10 mobile: Edge
    Windows 10: Firefox/Edge
    Android L: Firefox
    xUbuntu: Firefox
    iOS 9: Firefox
    … Parece que sou fiel a Mozilla mesmo xD
    Tenho que experimentar esse tal vivaldi, pode ser que aprecie 🙂

  15. vitorino says:

    Tenho preferência por firefox, por ser muito rápido a carregar páginas e aos seus extras.
    E quando comprei o meu telemóvel e tablet, comecei usar o chrome. A experiência que tive foi, muito lento carregar páginas, muita publicidade e limitado.
    Instalei o firefox para o telemóvel, notei bastante diferença. Já podia bloquear a publicidade sem fazer um root ao telemóvel, instalei o Adblock no firefox. Muito mais rápido a carregar página.
    Que desliguei o chrome e YouTube nos aplicativos. Fiquei com o telemóvel mais rápido e com muita mais memória livre e mais espaço.

  16. Paulo says:

    Android – Firefox
    Win 10 – Firefox
    Win 7 – Firefox

    Se “come” recursos? Claro que sim, como os demais. Mas sinceramente continua a ser o meu browser de eleição. Talvez seja apenas uma mania, mas já testei vários, inclusive o Chrome, que tens uma excelente integração com o windows, mas mesmo assim mantive-me fiel ao Firefox.

    Penso que se um browser serve os propósitos de um utilizador, porque estar a mudar?
    Mas por acaso, ultimamente, noto que há muitos crashes com este browser. Não sei se terá sido algum update ou uma incompatibilidade qualquer… Aguardemos.

  17. judas iscariote says:

    o pior de todos e o the edge o restante são normais nenhum se destaca

  18. António Sousa says:

    Desde há quase 20 anos, o Opera (foi lançado em dezembro de 1996 e foi dos primeros a usar separadores na navegação, no Win 10 no Wintablet e no PC; ) sempre que possivel, porque em alguns sites tenho de recorrer a outro, geralmente o Firefox (é o caso quando uso a intranet no serviço). No winphone 8.3 tb uso mas por defeito está o da Microsoft… enão consigo alterar.

    • Portimão says:

      Os meus preferidos são o Safari e o Edge, mas nos meus portáteis (tenho um Insys com Windows que vai passar para o namorado e um MacBook) tenho sempre o Opera instalado. Também gosto imenso desse browser.
      Como não há o Safari para Windows, nem o Edge para macOS uso nos respetivos sistemas, o browser de origem e o Opera como segundo browser (não me perguntem porquê, mas gosto de ter dois browsers instalados). Só tenho pena que haja sites que me obriguem a instalar o Chrome ou o Firefox, devido a algum pormenor que só funciona neles. Nesses casos instalo o Firefox e depois de fazer o que tenho a fazer desinstalo.

  19. jorge says:

    Só uso linux e só uso FF

  20. KingDi says:

    Quanto ao consumo (vida) da bateria num portátil, a Microsoft dá-vos essa resposta https://www.youtube.com/watch?v=rjrxOOfi54k

  21. KaYs3r says:

    No iOS, os 3,9% são os que sabem instalar outro browser…
    😛

  22. Pérolas says:

    Chova ou faça sol: 1º Firefox (95% das tarefas), 2º Chrome (só por causa do netfilx), 3º opera (just in case…)

  23. Brasão SS says:

    E o Dolphin Pro? Alguém já usou? Eu tenho instalado no iPhone. Faço pouco uso dele mas as poucas vezes que uso, até me parece muito bom. Também há para Android e neste deixa correr o Flash.

  24. Macgyver says:

    Esqueceram muito convenientemente o Linux???

  25. José Gouveia says:

    80% dos que usam Internet explorer no windows não sabem que dá para usar outro browser….

  26. Pilot Eyes 737 says:

    Por aqui:
    – OS X: Safari / Chrome (muito raro, às vezes em dois meses abro uma vez);
    – iOS: Safari
    – Windows: Chrome
    – Android: Chrome.

  27. Tiago says:

    O melhor é o Opera.

    • Pedro says:

      Nem mais!
      Em ambiente Windows já naveguei em Internet Explorer (forçado), Chrome (muito bom), Firefox (mau) e agora Opera (Excelente).
      A equipa do Opera está de Parabéns!!!

  28. djofight says:

    Firefox firefox firefox. Chrome se precisar d uma extenção q o firefox não tenha (raro)

  29. TOM says:

    No chrome-Android, “Tal acontece porque este é o browser que vem por omissão”, mas no Safari-iOS não… sendo ainda que o browser por omissão é normalmente o “android” classificado em segundo lugar.
    No OSX onde o Safari é o “que vem por omissão” mas só consegue 52% ou no Windows onde o “que vem por omissão” é o edge/ie mas o chrome domina, qual é a desculpa?

  30. Ivoo says:

    Windows 10 – Opera
    Android – Google Chrome

  31. Ângelo says:

    Eu uso o Chrome, que para mim é o melhor e mais prático. Se consome muitos recursos ou não… Tenho 16GB de RAM para alguma coisa.

  32. Luis Bastos says:

    Há dois meses que uso o Vivaldi está espetacular é rapidissimo supera quanto a mim o Chrome,estou muito satisfeito.

  33. Safari says:

    Windows 10 – UC Browser (desktop version).
    Windows 7 – Google Chrome.
    Android – UC Browser mini (apenas para o Facebook), Google Chomre (para o resto) e browser do telemóvel (para páginas offline).
    iOS – Safari ou Opera Coast (já tive o Firefox, e desinstalei porque crasha imenso).

  34. Freitas says:

    Windows / LInux – Mozilla Firefox
    Android – Opera (adeus app do facebook ele já da as notificações)
    Blackberry OS – Nativo
    IOS – Safari

  35. CMatomic says:

    E dos sistemas Operativos GNU/Linux qual é navegador mais popular ?

  36. Khidreal says:

    eu gosto dessa coisa do “all other” apresentado nos graficos… neste momento estou a usar o browser Vivaldi e tenho certeza de que se não bate o Chrome em velocidade anda lá perto… já os experimentei a todos… safari, Opera, vivaldi, Maxthon, Midori (ugh feio), spark browser, Firefox, Firefox nightly, firefox beta, enfim, um montão deles. o mais rapido para mim foi o Vivaldi, já uso desde a versão 1.1 e nunca me deixou ficar mal. e uso o Firefox como uma reserva, caso o Vivaldi dê pau. chrome é bom, mas nunca o usarei novamente na minha vida por causa das definições de privacidade dele, mais concretamente o ID de publicidade, que faz o google ADsense meter publicidade nas paginas feito cão raivoso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.