Alerta: Preenchimento automático do browser deixa roubar dados
Os browsers são ferramentas essenciais em constante evolução para dar aos utilizadores as melhores funcionalidades. Uma das que surgiram, e que cada vez mais gente usa, é o preenchimento automático de campos.
Se julgavam que esta funcionalidade era segura, foi agora provado que a maioria dos browsers deixa escapar mais informação do que aquela que o utilizador vê e autoriza.
Sempre que navegamos para uma página web, o browser tenta preencher de forma automática os dados do utilizador, facilitando-lhe a utilização e poupando-lhe tempo.
O problema do Preenchimento automático
Se visivelmente conseguimos controlar e até alterar os dados que são colocados nesses campos, a verdade é que os browsers podem enviar muito mais informação, sem que os utilizadores sejam notificados ou que a autorização seja dada. Essa informação pode ir desde os dados mais sensíveis até aos números de cartões de crédito.
Esta falha foi mostrada por um hacker finlandês, Viljami Kuosmanen, que colocou na sua conta do Twitter a prova de que esta pode ser explorada por qualquer página web.
A solução temporária para este problema
Para já, não existe uma solução para o problema que, segundo se sabe, afecta a maioria dos browsers, nomeadamente, o Chrome, Safari, Opera e até o Edge. Curiosamente, o Firefox não tem esta falha, uma vez que o preenchimento automático deste browser funciona de forma diferente, obrigando o utilizador a escolher qual os dados a serem usados.
Até que surja uma solução para os restantes, a solução passa por desabilitar o preenchimento automático ou por ter algum cuidado nas páginas onde autorizam que estes dados sejam usados. Importa notar que este problema não se limita ao browser e está também em algumas extensões, como o LastPass.
Se quiserem confirmar a falha referida, podem aceder a este website, desenvolvido por Viljami Kuosmanen, onde muito mais que os vossos dados preenchidos vão ser mostrados.
Este artigo tem mais de um ano
O Firefox the best, prova o que diz ser …
O firefox “diz” muita coisa, mas só vai valer a pena quando o desempenho em streams em páginas em (e com) html5 for, pelo menos, igual à concorrência. Até lá, só para ir ao email, facebook e outras coisas parecidas, para muitos serve bem.
Ainda falta muito ao Firefox para se aproximar do que é hoje o Chrome. Ele chegará lá, mas tem ainda muito que melhorar
Interessante por ser tão fácil de cair e por ser tão fácil de replicar. Acho estranho só se terem lembrado disto agora…. Sinceramente não estou a ver como detectar se um login é seguro (mantendo o autocomplete ligado) visto que mesmo que use um script/extensão que me diga se há hiddens na página podem sempre usar javascript, css ou, como está nesta página em questão, empurrar a caixa para fora do ecrã. Talvez contar o número de forms a enviar no POST e comparar com um valor previsto, se for superior alertar e cancelar o envio. Algum programador que me faça isto :p
Fiquei sem perceber se isso também acontece com usernames e passwords ou se só com dados de formulário.
A vantagem dos usernames e pass é que só são preenchidos automaticamente nos endereços a que dizem respeito.
É claro que este truque também pode ser usado pelos sites onde colocamos os usernames e pass, e ficarem a saber a morada, companhia, telefone, etc etc… Mas o contrário não me parece possível.
Pergunta parva mas que ainda assim vou fazer. Está falha também é válida para os browser dos tabtlets?
Estava um pouco admirado por nunca terem falado nisso, eu logo de inicio (ainda do tempo que praticamente só havia o internet explorer) que desligava essa opção e também a que guardava as os dados de logins. Julgo que a comodidade não é compatível com a segurança. Mais uma, desligo sempre a opção dos programas que se ligam logo que iniciamos sessão.
+1
e se tiveres um keylogger? essa opcao ja e mais segura. nao e assim tao linear
Ainda bem que nunca usei disso…já no tempo do IE detestava essa opção….
Realmente é preocupante. Neste caso a camada adicional de autenticação em 2 passos ajuda a combater isto. Por curiosidade visitei a tal página e nada foi mostrado a não ser o que inseri, isto com chrome.