Quantcast

Sabia que o seu PC pode ser transformado num Chromecast?

11 Comentários

O Chromecast é um dos produtos de sucesso da Google. Com um simples equipamento de 39 euros qualquer TV passa a ser uma smart TV e com ligação à Internet.

Mas e quem não quer ter um Chromecast e quer apenas partilhar o browser? Bom, para isso, a Google tem uma solução, recorrendo apenas a software.

Chromecast

É com recurso ao Cast for Education que a Google dá, a todos os participantes do Google Classroom, a possibilidade dos alunos e professores partilharem os seus ecrãs. Basta, para isso, terem o Chrome, a extensão instalada e estarem na mesma rede.

Mas o Cast for Education, que era suposto ser um exclusivo para os utilizadores do Google Classroom, parece ter uma pequena lacuna e permite que qualquer utilizador com uma conta Google o utilize.

Configurar e lançar o Google Cast for Education

Para usarem o Cast for Education precisam apenas de o instalar no Chrome e de o lançarem. Nessa primeira utilização vão ter de o configurar, tendo de lhe dar um nome e escolher apenas duas definições.

Chromecast

Depois da configuração, o Cast for Education irá mostrar apenas a hora e uma imagem de fundo, caso a tenham definido no passo anterior. É apresentado também o nome escolhido e o nome/email usado.

Chromecast

A partir desse momento, o Cast for Education está pronto a receber ligações de outros PCs que queiram projectar o seu conteúdo.

Usar o Google Cast for Education como se fosse um Chromecast

Para transmitirem o conteúdo para o Cast for Education precisam de estar na mesma rede e ter o Chrome instalado. Escolham o separador que querem partilhar e escolham a opção Transmitir no menu do Chrome.

Irá surgir uma pequena janela onde vão poder escolher o Chromecast pretendido e, também, o que querem partilhar, se o separador activo ou se o desktop completo.

Chromecast

Esta não é uma solução perfeita e não consegue substituir de forma completa o Chromecast, mas é suficiente para ser usado pontualmente em caso de necessidade.

Aproveitem para testar e usar o Cast for Education, explorando esta falha que a Google deixou. O mais provável é que, em breve, seja corrigida e passe a ser apenas utilizada por quem tem uma conta associada ao Google Classroom.

Comentários

11
  1. IR
    irlm

    quais são os requisitos de hardware?
    i3 2367 1.4 não é compativel com miracast.

    1. MY
      Mylittlelife

      Eu acho que é preciso ter um Ivy Bridge ou superior.

      Uma pergunta: com o Windows 10 nao dá para eu usar o ecra do PC como Monitor dum outro PC ou telemóvel Android? Ia jurar que tinha visto que o W10 permitia isso…

  2. VE
    vector

    Alguma coisa interessante que possa fazer para dar vida a um velhinho Egreat34, Network Media Tank?

  3. ME
    Metro

    Quem tiver gráfica NVIDIA e conseguir fazer stream pode usar um raspberry pi e o software Moonlight para partilhar o browser também, incluindo jogos.

  4. AF
    AFontes

    Não funciona…

  5. AF
    AFontes

    btw, não escondes-te o email na segunda print lol privacy haha

    1. AF
      AFontes

      escondeste

  6. DF
    Douglas Ferreira

    Fiz alguns testes:

    1º – Google Cast for Education instalado no Mac OS

    Tentei transmitir a partir do smartphone, mas não encontrei o “Chromecast”.

    2º – Google Cast for Education instalado numa máquina virtual com Ubuntu (a rede da máquina virtual foi configurada como bridge, sendo assim, o Ubuntu aparecia como um computador na minha rede, todo o tráfego passando pelo meu roteador)

    Não consegui transmitir a partir do celular, mas aconteceu uma coisa interessante: consegui transmitir do sistema host para a máquina virtual, aconteceu um efeito igual ao o que acontece quando se coloca um espelho de frente a outro, se refletindo até o infinito.

    3º – O navegador Chrome do Mac OS X transmitindo para o Google Cast for Education instalado no próprio Mac OS X.

    Novamente, a transmissão funcionou com o efeito de reflexo infinito.

    Não sei se foi algum problema da minha rede, mas só funcionou quando transmiti do MacBook para o próprio OS X ou para uma de suas máquinas virtuais. Vou esperar mais algumas versões para testar novamente.

  7. JS
    Jorge Silva

    Nos testes que fiz diz sempre que apesar de poder continuar a utilizar o “Cast for Education” que o dispositivo não fica visível para ninguém e que para permitir outras pessoas transmitirem tenho de ter uma conta “Google Apps for Educational”
    Chrome Versão 56.0.2924.76

    1. JS
      Jorge Silva

      Reiniciei os dois “chrome” e consigo transmitir de um pc real para um virtual, ambos com login da minha conta google

  8. DR
    David Ramos

    Boa tarde não funciona como um chromecast. Apenas faz o mirror de google chrome para Google chrome

Deixe um comentário