Opera vai testar uma carteira de criptomoedas no seu browser para Android
As criptmoedas vieram para ficar e estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Com cada vez mais adeptos, prepara-se para ser uma moeda corrente e que poderemos usar para pagar tudo.
Com este crescimento, é natural que surjam do lado das aplicações as ferramentas e as adaptações necessárias para lidar com estas novas moedas. A Opera mostra a sua posição e por isso está a testar na versão Android uma versão do seu browser com uma carteira de criptomoedas.
Esta é uma novidade que estará em testes durante os próximos tempos e que pretende preparar o Opera para lidar com as moedas virtuais. A escolha da Opera recaiu sobre a Ethereum, a segunda mais usada criptomoeda, pela adesão que esta está a ter junto dos programadores.
O que é uma carteira de criptomoedas?
Uma carteira de criptomoedas é um programa (software) que guarda chaves públicas e privadas e que interage com a base de dados onde estão guardadas as transações, permitindo que os utilizadores recebam e enviem moedas digitais. Além disso, permite consultar e controlar a quantia que possui de cada moeda virtual.
Para começar a usar Bitcoin ou outra moeda que queira ter, precisa de uma carteira digital. A maioria das moedas virtuais têm a sua carteira oficial, mas existem outras opções e que lhe permitem usar mais do que uma moeda virtual.
A ideia é ter dentro do browser a carteira virtual onde essas moedas vão estar guardadas, de forma segura e protegida. Para o garantir, todos os códigos associados a estas moedas vão estar apenas presentes no smartphone e serão protegidos pelo próprio sistema operativo Android e não por palavras passe completas.
Claro que esta não será apenas uma carteira de ciptomoedas onde as vão poder guardar. A ideia da Opera é dar aos utilizadores a possibilidade de receberem e enviar moeda e também pagar serviços e produtos na Internet.
Para facilitar a sua utilização, desde o início, a Opera permitirá a importação de outras carteiras virtuais para a que está a criar, conseguindo assim dar aos utilizadores uma boa base de partida.
O foco da Opera tem estado nas criptomoedas. Este foi o primeiro browser a ter uma proteção ativa contra a mineração não autorizada de criptomoedas no browser e dá agora um passo importante com a chegada desta carteira de criptomoedas.
Esta é uma novidade importante para os utilizadores do Opera no Android. A juntar a todas as excelentes funcionalidades, surge agora mais uma, focada num tema que cada vez mais está presente e que tem a atenção dos utilizadores.
Uma ajuda importante
Este artigo tem mais de um ano