O Firefox quer ajudar a acabar com o Flash
A morte do Flash é um dado adquirido! Ainda sem data marcada, é a própria Adobe que está a tratar deste processo.
Mas a ajuda parece estar a vir de outros lados, que dependem também desta tecnologia. A Mozilla, com o Firefox, tem agora uma forma engenhosa de deixar de depender do Flash.
O Firefox é um dos browsers que depende da presença do Flash nos sistemas operativos, não o tendo nativamente consigo. Esta dependência pode estar a terminar em breve, graças a uma nova funcionalidade que chegou com a versão 46 deste browser.
Esta nova versão, que ainda está apenas disponível como Nightly, substitui o código Flash dos vídeos do YouTube e converte-o para o novo formato HTML5, sem que os utilizadores tenham de fazer qualquer intervenção.
Com esta pequena mudança, para já apenas no caso do YouTube, o Flash deixa de ser necessário e os utilizadores podem navegar sem depender do Flash para verem vídeos.
Como activar esta funcionalidade?
Para já apenas é possível utilizar esta novidade na versão 46 do Firefox, que está em testes, mas em breve esta será alargada às versões estáveis e disponibilizada a todos os utilizadores.
Para verificarem que a mesma está activa, sigam os passos apresentados abaixo:
- Coloque na barra de endereço o seguinte: about:config
- Confirme que terá cuidado com as alterações que fizerem
- Procure por Find plugins.rewrite_youtube_embeds utilizando a pesquisa
- Faça duplo clique no nome da preferência para a alterar
É ainda um passo muito pequeno e dificilmente o Firefox conseguirá abranger todas as situações em que o Flash é usado nas páginas web, mas é uma adaptação importante que a Mozilla está a fazer, libertando os seus utilizadores do Flash e da sua tecnologia, que se sabe estar mais do que ultrapassada.
O futuro é o HTML5 e o Flash terá de sair de cena, sem as suas particularidades e principalmente sem as suas falhas de segurança.
Este artigo tem mais de um ano
Seria interessante, já que o flash cada vez consome mais recursos.
infelizmente nos PC’s que tenho usado o HTML5 consome muito mais que flash :\ ao ponto de não conseguir ver nenhum vídeo acima de 480p
Podiam fazer o mesmo com o Silverlight.
+1
Esse é que nunca vi nada em silverlight, a não ser uma página ou outra da microsoft.
É porque não tens o serviço do meo para ver tv online.
acabavam já hoje com ele que era uma maravilha e forçavam o HTML 5
Isso está errado…. no meu Linux tenho a versão 43 e no Windows se não é essa deve ser la perto e não tenho o flash instalado e o youtube já corre bem… essa opção ja está em funcionamento…. tentem desinstalar o flash e vão ver o Firefox a consumir menos uns 400MB de memoria!..
Mas isso é porque tens a sorte de calhar de ir aos vídeos do youtube já e html5. Se precisares mesmo de ver algum dos que não sejam, bem tens que instalar de novo.
Atenção, isto é só para os embeds. No próprio YouTube está tudo em HTML5, mas há sites que continuam com o widget Flash do YouTube, por alguma razão. Esta função converte esses widgets em HTML5.
Seria interessante se o Firefox tivesse um leitor HTML5 decente. Pena é que não tenha.
De momento há alguns senão… que nem tudo está compatível com o sistema “não-flash”, por exemplo o player da radio comercial é um deles…. ficas com um quadrado preto no meio do ecrã por não teres o flash instalado!
Espero que acabem de vez com o flash pois tenho bastantes problemas de fluidez no firefox, principalmente com o twitch (se bem que o player já é em html5, mas nem o é o site nem o conteúdo carregado pelo player). Não consigo ter uma única stream a correr de forma fluída. Já no chrome dá perfeito. Ocupa mais ram? Se for esse o custo para ter fluidez, não me importo de pagar.
desde que o youtube comecou a usar html 5 parece que os videos ainda ficaram com mais problemas :\
As páginas do youtube estão semrpe a congelar num ecra branco.
Sou o unico?
Bons eram os tempos em que a barra de progresso dos videos nao era apenas um item decorativo.
Espera até os processadores só funcionarem com w10 e verás o que é congelar.
Há pouco tempo instalei o Windows após formatar o PC. Instalei o Firefox e só umas duas semanas depois reparei que me tinha esquecido de instalar o Flash. Há uns tempos era quase impossível não reparar quase de imediato. Agora, pelo menos nos sites que visito normalmente, já não se dá pela falta dele. Está desativado, só ativo quando preciso.
“Esta dependência pode estar a terminar em breve, graças a uma nova funcionalidade que chegou com a versão 46 deste browser.
Esta nova versão, que ainda está apenas disponível como Nightly, substitui o código Flash dos vídeos do YouTube e converte-o para o novo formato HTML5, sem que os utilizadores tenham de fazer qualquer intervenção.”
Isso já não acontece desde a versão 37?