PplWare Mobile

O fim do Firefox? Google, Microsoft e Linux unem-se para melhorar Chrome, Edge e outros

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Poker Alho says:

    O firefox morreu quando apareceu o chrome, ja não se usa ha 20 anos

  2. São Pedro says:

    O monopólio não faz bem a ninguém. Já vimos este filme de arrasarem com a correncia e depois fazerem o que bem entendem. Continuo a utilizar o Firefox e não pretendo mudar.

  3. Jingo says:

    Gosto do Firefox . Infelizmente a Mozillha hoje em dia é um freakshow de activistas, onde o software passou para segundo plano..

  4. Manuel da Rocha says:

    O Firefox perdeu muito, quando começou a “gerir” as extensões e a remover, algumas, que eram 99%, mais eficazes, a bloquear adware. spyware e publicidade.
    Usei, até que, na própria página Sapo.pt, apanhei um hijacker, a partir de um anúncio popup. É que a extensão tinha sido removida, por violar o TOS, sem que fosse avisado. Felizmente, sei como evitar que avançasse para ransoware, impedindo males maiores. Reportei a situação e a mozzila, lá emitiu uma listagem, gigante, de extensões, eliminadas. Da Sapo, nunca recebi resposta, sobre como é que um hijacker/ransonware, estava disponível, nos anúncios. Nessa altura, o pplware reportou uma avanlache de ataques hijacker, sem referir que uma das fontes era o próprio site, aglutinador de notícias, .logo ao lado.

  5. TogasPacho says:

    uso o Firefox como 2º browser, mas o Opera é o meu preferido desde 2008 com a versão 10, e por mais que experimente outros, volto sempre ao Opera.

  6. Fernando says:

    Desde lá atrás quando deixei o velhinho IE que uso Firefox até hoje e nunca senti limitações, pelo contrário. Já experimentei várias vezes os baseados em Chromium e voltei sempre ao Firefox. Em casa e no trabalho.
    Tenho peda de ver a LF “vender-se” ao monopólio.
    Por pouca utilização que tenha o Firefox (por desconhecimento e/ou porque não vem instalado acredito eu), parece que ainda assim incomoda a MS e a Google.
    A Mozilla merece um grande respeito pelo trabalho que desenvolve ana partilha de conhecimento.

  7. dir says:

    Já sabemos que Google,Microsoft,Apple,Face e outras são do mesmo dono. Mais uma vez vão agir em alcateia, estamos a ficar sem tapete, qq dia precisamos de conta G,M,A,F para ir WC. Precisamos dum SO Europeu ou viver subordinados.

    • Jorge says:

      GMAFIA = google + microsoft + apple + facebook + IA. O mais conhecido da mafias das bigtechs, mineradoras de dados. Em breve teremos invasao e coleta de infomacoes dentro de todos os WC do mundo, para saber de qual cor da merda que nos cagamos, que tipo de cheiro e aroma, o formato da bosta… Serás muito util kkk (zuando sarcasticamente)… Doentio isso ta ficando essa vigilancia

  8. Aziado says:

    Da Google e da Microsoft, tudo se pode esperar. Agora da Linux Fundation, não estava à espera. Mau demais.

  9. maxapadajá says:

    O Firefox nunca precisou que nenhum sistema operativo o melhore, antes pelo contrário, foi feito precisamente para estar LONGE do controlo dos sistemas operativos e vai ter sempre uma equipa que o vai melhorar.

    Eu uso vários browsers, o principal é e sempre será firefox, depois uso os outros para recreio e aceder aos site tuguitas oficiais que dão problemas no firefox por nabice esquizofrénica aguda.

  10. raul says:

    tenho utilizado o brave.
    mas cada vez mais procuro browsers fora da cx que passem por cima da terrivel censura da UE.

  11. Pedro António says:

    Dão o ouro ao Chromium de mão beijada! Muito gosta a humanidade de monopólios. No entanto a quantidade e as quotas no uso não significam qualidade, o Firefox pode fazer a diferença se optar, por exemplo, por vertentes de rapidez, versatilidade e segurança.

  12. Urso says:

    FIrefox no desktop, kiwi no phone. Até agora sem reclamações. Não entendo a queda do firefox, mas acredito ter a ver com a alguns anos atrás terem exterminado praticamente todas as extensões no phone, excepto umas 4 ou 5.

    Ás vezes, as coisas correm mal, não porque os outros “se juntam” contra alguém, mas porque esse alguém dá um tiro no próprio pé.

    • Tó Mané says:

      Nem entendo essa conversa das extensões no Firefox, se quiseres mais segurança elas existem, normalmente os utilizadores não sabem é escolher.

  13. Hugo says:

    Telemetria, código horrível, ma gestão de memoria, tanta coisa, depois a Mozilla vive com dinheiro da Google pena não investirem esse dinheiro onde deviam, já usei Firefox muitos anos e usaria se este tivesse “evoluído” de forma saudável e inteligente.

    • João says:

      Tanto disparate seguido, continua a usar a porcaria do costume que até a cor das cuecas que trazes vestidas eles sabem. Mudei para Firefox há anos e nunca mais precisei de usar browsers da treta!

      • Pedro António says:

        João deixa lá isso, saber o cor das tuas cuecas não interessa a ninguém. Que importa que saibam da minha vida de cidadão pacato, se se dão ao trabalho, se têm paciência, que se lixem. Desde que não interfiram nas minhas escolhas e liberdades… O problema nem são os browsers são outras tretas que eles usam nas redes sociais. .

  14. Nirelle says:

    A Linux Fundation perdeu por completamente o meu respeito. Só espero que a donas das distros digam não.

    • Pedro António says:

      As donas das distros? Andam desesperadas por aumentarem a sua quota de mercado devido à limitação (em nome da segurança, que não é tudo!) que impõem à instalação de aplicações e recursos universais. E só terem o Firefox (que no fundo é a melhor e mais conhecida aplicação deles) não é suficiente para manterem e aumentarem utilizadores. Precisam do EDGE e de outros browsers. Por exemplo, precisam do EDGE empresarial, útil para quem trabalha em empresas que usam os sistemas da MS, precisam do Chrome para quem trabalha em empresas com o sistema da Google…

  15. David Guerreiro says:

    Não me parece que vá ser o fim do Firefox, no entanto a cota de mercado é muito baixa e duvido que vá subir. Acho que uma das coisas que deveriam fazer era obrigar a Google a partilhar a sincronização de conta Google com terceiros. A vantagem do Chrome é a sincronização entre dispositivos com contas Google, e isso mais nenhum browser o consegue. Certo que posso ter uma conta da Mozilla e sincronizar com browser móvel, mas não é algo tão sem complicações quanto a integração nativa no Android. A meu ver o Firefox poderá ter um renascimento com o Manifest V3, quando o Chrome deixar de aceitar extensões como o Adblock ou uBlock baseadas em Manifest V2.

    • Revolt says:

      Se isso acontecer sera bem estranho essa atitude de implementar o Manifest V3 no firefox. Nesse caso teremos que lutar contra e instalar PiHole para se proteger e filtrar

  16. IEG says:

    Cada um tem a sua opinião e é respeitável. Eu não deixei de usar o Firefox por causa do Chrome. Deixei de usar o Firefox por causa deste não ter evoluído no seu layout e personalização, bem como ter perdido a corrida do ecossistema Windows/Android.

    Eu acredito que o Firefox deveria ter-se repensado e, também, ter adotado o Chromium. Se o tivesse feito, muito provavelmente teria conseguido ter o seu browser como um dos mais usados.

  17. Pedro António says:

    Entramos em qualquer distro e lá está o Firefox, omnipresente, por acaso era a única coisa que eu gostava no Linux, tudo o resto me parecia estranho! Mas vão acabar com o velhinho Firefox, o sobrevivente!

  18. Osvaldo Fernande says:

    Utilizador muito satisfeito com o Vivaldi Browser…sem saudades de Chrome e Firefox há mais de 5 anos 🙂

  19. JEVA72 says:

    Nos meu equipamentos pessoais, só uso Firefox. Talvez porque já sou velho e não quero mudar, porque é simples de usar e não me apresenta tanta publicidade/ads como os outros browsers que testei. O Chrome, por exemplo, faz uma excelente leitura do que pesquiso na net e dá-me boas sugestões mas eu não quero “sugestões”. Firefox, desde sempre e até sempre.

  20. Ricardo says:

    Comecei a utilizar o firefox desde a altura que a Europa exigiu a escolha de browser no windows, ainda andei numa do avant mas não resultou, ja testei opera antes/depois de ter adotado o chromium e mais não sei quantos mas acabo sempre por voltar para o firefox, espero que o seu desenvolvimento não acabe.

  21. Wb says:

    Uso Firefox. Bloqueia tudo o que eu preciso, uso extensões e configurações que restringem quase tudo, e adiciono à whitelist apenas o que pretendo seja executado em cada website.
    Tudo sob controlo.
    Além de uns QoL improvements como o treestyletab e vários plug-ins dele e unloadtabs.

  22. António Araújo says:

    Acho estranho esta Publicação. Pois quando se instala o Linux a versão do Browser que vem de raiz é o Firefox. No Brasil e países africanos a Linux é bastante utilizado, como tal o Firefox. Sinceramente eu tenho o Chrome e também tenho o Firefox e gosto de ambos. No entanto o Browser que menos utilizo é o Edge ou o Ópera.

  23. Nuno Almeida says:

    O Firefox, continua a ser o único que permite que se abra um ficheiro sem que seja preciso fazer o download. Enquanto fizer isso, vou continuar a usar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.