O Chrome quer a sua segurança e vai começar pelas passwords
A Google sempre teve presente no seu browser uma componente de segurança muito grande. Quer que este seja o mais seguro de todos e que consiga ajudar os utilizadores, sem que estes tenham disso consciência.
Sempre que não pode introduzir essas funcionalidades directamente no browser a Google opta por criar uma extensão para o Chrome, e foi isso que agora fizeram, com a chegada do Alerta de palavra-passe.
Esta nova extensão da Google pretende ser uma forma de garantir aos utilizadores uma camada de segurança adicional, tratando de sozinha detectar situações anormais e alertando-os.
Vai conseguir detectar situações em que o utilizador tenta ser ludibriado e levado a colocar as suas credências Google em páginas que na verdade nada têm a ver com a Google.
O Alerta de palavra-passe funcionará também em situações em que o utilizador use a mesma password em diversos sites, o que representa uma falha grave de segurança.
Para conseguir esta capacidade o utilizador terá de fornecer ao Alerta de palavra-passe a palavra passe da sua conta, que é guardada na forma de uma hash que mais tarde será comparada com outras que o utilizador introduza e fará disparar um alarme caso se justifique.
Na verdade o papel do Alerta de palavra-passe não é preventivo mas sim reactivo, alertando o utilizador sempre que entenda que a password foi usada num site não fidedigno e que possa ter sido comprometida, pedindo para que a troque.
Curiosamente o Alerta de palavra-passe teve alguns problemas de segurança, que levavam a que fosse ludibriado, e que a Google tratou de resolver, estado já de acordo com o que a empresa entende serem os seus padrões de segurança.
Esta extensão é um complemento a todos os mecanismos de segurança que a Google tem disponíveis, como a autenticação de dois factores ou a utilização de tokens de autenticação.
É um esforço da Google de dar ainda mais segurança aos utilizadores e complementar todas as medidas que o Chrome já implementa, de forma tão correcta.
Alerta de palavra-passe
Este artigo tem mais de um ano
Não é querer ser mausinho mas o update já foi Hackiado
http://thehackernews.com/2015/05/hack-google-password.html?m=1
Como é óbvio!
Confiar na google, cuja sede fica num pais (dito o campeão da democracia) que tem tribunais “secretos” em que o público não pode assistir às audiências e as sentenças são secretas (“Foreign Intelligence Surveillance Court”)?
200% de acordo
Bem, uma vez que o meu primeiro comentário “não foi aprovado” pelo Sr. censor deste site, deixem-me dizer que na minha opinião ninguém deveria confiar na google porque como já foi amplamente anunciado pelo Sr. Snowden, tanto a google como outros (Yahoo, Microsoft, etc) estão fartos de ler os nossos emails e de vasculhar os nossos documentos e fotografias no google drive e de fornecê-los aos serviços de espeionagem dos Estados Unidos (nem a Dilma, nem a Merkel escaparam).
achas mesmo que eles te espiam em ti em particular? tens alguma coisa a esconder? pela tua tagarela parece que sim. não é só nos states. em portugal por lei é legal escutas e ter acesso as tuas contas de email e entre outra coisas pela polícia com mandado .
e o teu comentário não foi censurado, está lá em cima. ás vezes demora tempo a ser aprovado.
Fica bem com a tua fobia e paranoia. Porque isso começa a ser esquizofrenia para um cidadão aleatório….
“tens alguma coisa a esconder?”
Argumento mauzinho. Eu também não tenho a esconder que, como qualquer pessoa, defeco na casa de banho. Mas não gostaria que tivesse gente a olhar para mim enquanto o faço. O Daniel Solove tem um ensaio muito interessante sobre este argumento que se chama precisamente “I’ve Got Nothing to Hide’ and Other Misunderstandings of Privacy”. Aconselho a leitura.
Eles não te espiam a ti em particular. Espiam a todos em geral e a alguns em particular.
Explica-me porque é que todos emails, comentários e conversas áudio/vídeo dos cidadãos comuns são gravados?
São terroristas, é isso? Queres me fazer acreditar que todos os cidadãos são potenciais terroristas?
Na minha opinião quem utiliza este tipo de produtos e serviços é como o namorado enganado, que sabe que foi enganado e continua a ser enganado porque na cabeça dele não tem alternativa. E prefere continuar a ser enganado pela namorada e pelos amigos.
O facto é que tudo o que tu dizes pode vir a ser utilizado contra ti.
E podes ter a certeza de que não iriam gastar milhares de milhões todos os meses a espiar o mundo inteiro se não tivessem vantagem no que fazem.
Eles não são parvos.
E é um escândalo que as pessoas e o cidadão comum não tenham consciência da propagação do erro ou que fechem os olhos e contribuam para a propagação de forma voluntária.
Ser isento ao informar é melhor do que ter uma perspectiva tendenciosa.
Seja ela boa ou má.
Fica o aviso.
Não se trata de esconder, eu gosto dos teus comentários in3.. mas entende privacidade é tão importante e é um bem comum, já visses se todos os vizinhos te obrigassem a abrir a janela e as cortinas para ver o que se passa dentro da tua casa? tu dizias que a casa é tua e os teus vizinhos, mas tens algo a esconder? como reagirias? de certa forma quase aposto que “não tens nada a ver com isso, meta-se na sua vida.. eu tenho a direito a minha privacidade”
Pronto até pode não ser um bom exemplo, mas ao fim ao cabo é a mesma coisa que os emails que a Google,Microsoft,Yahoo têm acesso.. sem autorização judicial mesmo assim vão la ler.. ou vasculhar.. e como tu bem disseste AUTORIZAÇÃO LEGAL no entanto não há.. e deve ser informada ao utilizador sempre que houver algo do genero a menos que seja uma investigação ..
Privacidade é um bem comum, cabe a nos querer ou não zelar por ela.. se não te importas com a privacidade muito bem, não tentes esconder evitar com que fiques exposto..
O mundo da Internet é um perigo.. se um dia fores alvo de DOX ai vais refletir.. pois com o dox podem registar muito bem um dominio em teu nome, com a tua morada etc etc embora não sejas tu pode trazer consequências legais para ti em caso de essa pessoa andar a fazer porcaria no site..
A mesma coisa com sites,dominios, twitter e facebook’s.. usar a tua informação para se fazer passar por alguem, ou tentar despistar.. apenas estou te a dizer isto para teu bem..
Cuida da tua privacidade, é importante.. se ninguem se importasse com privacidade nem teriamos portas,janelas e cortinas em casa.. lol
É pena que este serviço obrigue a ter login feito.
Há aqui algum developer que faça debugging de páginas em HTML5 que tenha notado que as ultimas versões do chrome têm estado um pouco pesadas nisto?
“as últimas versões do chrome tem estado um pouco pesadas nisto”—»Ó “Pebas”,nisto e em tudo !! Já nem consigo instalar o Google Chrome num simples Windows a 64 bits,que ele freeza logo !! E o que consome de RAM é impressionante !! Vou ser sincero,acho que já não utilizo uma versão do Google Chrome há mais de 3 meses,pois quando a instalo,ele freeza logo(mas absolutamente),e eu abro o Revo Uninstaller e desinstalo-a logo de imediato !! Como o “Sniper” disse abaixo de mim,o SRWare Iron é uma boa alternativa ao Google Chrome,e,por acaso,até acabou de sair,ontem,Domingo,,3 de Maio de 2015,uma nova versão dele.Quem quiser baixar esteja à vontade,pois este navegador é muito bom.Eis o link—»http://www.srware.net/forum/viewtopic.php?f=18&t=8293
Vou dar uma vista de olhos, obrigado 🙂
Sou utilizador do Chrome quase desde o dia 1, mas agora acredito que houve um enorme retrocesso ao deixarem de dar suporte ao Silvelight. Não é que utilize todos os dias, a questão é que quando quero tenho que utilizar outro browser. Acho que vou voltar para o Firefox. Sei que o Silvelight está condenado mas ainda é muito utilizado em streming de video.
usa o opera que tem o webkit…podes usar as extensões da chrome store
Utiliza o Firefox sem sombra de dúvidas.
A maior parte dos browsers que existem são forks do Firefox por isso não há que enganar.
O Firefox é o mais seguro de todos sem excepção. Chrome, chrome OS e derivados são lixo absoluto!
Para os teimosos do chrome existe um SRWare Iron https://www.srware.net/ que é um fork do Chromium (a base do chrome) e que é apenas um fork do Firefox.
Mas o SRWare Iron Browser não tem os layers de código de tracking dos utilizadores implementado pela Google e por isso é mais seguro do que o Chromium ou o Chrome. De qualquer forma é um fork de fork e não aconselho. Mesmo!
O Firefox é a única solução segura que pode ser reforçado com add-ons que reforçam o browser ainda mais e fica blindado.
Segurança primeiro. O resto é conversa.
tendo em conta que são os primeiros a violar os direitos de privacidade, estas ” preocupações, Segurança primeiro” caem por terra. Um conselho: – discos externos sem ligação à internet (esqueçam a cloud para dados pessoais) , corte com as redes pessoais.
Se n se importam de expor a vossa vida a tudo e todos, keep on no big brother