Mozilla quer trazer ainda mais segurança aos utilizadores do Firefox
Uma das maiores preocupações que os utilizadores da Internet enfrentam está relacionada com a segurança e a privacidade dos dados dos utilizadores. Muito para além do software usado, existem muitas outras formas dos dados serem roubados e explorados.
Para dar ainda mais segurança aos utilizadores do Firefox e protegê-los nos momentos mais complicados, a Mozilla prepara-se para lançar um novo serviço. O Firefox Monitor vai ser o ponto onde a ajuda vai chegar.
As preocupações da Mozilla com a segurança dos utilizadores do Firefox tem crescido ao longo dos anos. Para além dos desenvolvimentos feitos diretamente no Firefox, têm surgido algumas ajudas e algumas ferramentas adicionais.
Agora, preparando o futuro, a Mozilla prepara o Firefox Monitor, que irá dar ajuda aos utilizadores no que toca à segurança, garantindo que as suas contas não estão comprometidas nem expostas na Internet.
Para isso irá fazer uso do bem conhecido site HaveIBeenPwned, com quem se associou de forma mais próxima, onde toda a informação está disponível e acessível para consulta.
Muito para além da simples verificação da segurança das contas, o Firefox Monitor irá também permitir que sejam criados alertas e monitorizações para controlar situações futuras de possíveis comprometimentos.
Será também aqui que vão ser fornecidas as ajudas necessárias para resolver problemas de segurança, ajudando a proteger os utilizadores e oferecendo conselhos de segurança.
Por agora o Firefox Monitor está a ser preparado, procurando a Mozilla uma forma de anonimizar os dados que vão ser transmitido entre o HaveIBeenPwned e os serviços da Mozilla. Espera-se que muito em breve surja a primeira versão de testes, nos EUA, e que mais tarde seja alargada.
Este artigo tem mais de um ano
Muita gente tá deixando de utilizar o Firefox por causa da alta coleta de dados…
Se você se preocupa com isso (não é meu caso), eu sugiro usar o Waterfox com alternativa.
Waterfox:
Disabled Encrypted Media Extensions (EME)
Disabled Web Runtime
Removed Pocket
Removed Telemetry
Removed data collection
Removed startup profiling
Allow running of all 64-Bit NPAPI plugins
Allow running of unsigned extensions
Removal of Sponsored Tiles on New Tab Page
O problema da mozilla é que estão demasiado concentrados numa coisa que não é tão urgente assim, e deixam outras mais importantes para trás. Dou o exemplo da optimização: versão 60, utilizo desde a versão 2 (com mudanças entre puxá-lo para browser principal e empurrar para secundário), e ainda crasha com muitos separadores abertos; também o facto de gastar mais recursos na minha máquina com 2 extensões do que o chrome com 6 (com as mesmas páginas web abertas). Nem preciso de ir mais longe. O facto de utilizar o firefox é apenas porque utilizo algumas páginas web que só abrem no firefox (e no internet explorer), e não abrem no chrome ou browsers baseados no chrome.