Mozilla Firefox 3.5 RC2
Firefox de build em build até à versão final, a saga continua Mais uma RC, a versão final está cada vez mais próxima.Hoje temos a versão Firefox 3.5 RC2.
Não há grandes novidades além das que já iluminados nos posts anteriores. No entanto esta versão tenta colher a ideia de evolução sustentada nos seguintes pontos:
Segurança:
- Informação do site com um clique: Esta opção permite que ao clicar no favicon do site, na barra de localização, possa verificar a quem pertence o site e se está protegido contra falhas se segurança. Se este utilizar certificados SSL verá o favicon do site verde e aparecerá o nome da empresa por trás do site.
- Protecção contra Malware: A protecção malware avisa o utilizador que chegou a um site onde foi reportado malware (viroses, spyware, trojans entre outro malware).
- Nova página de protecção nos sites perigosos: Se o conteúdo das páginas estiver suspenso por razões de segurança impostas pelo seu browser, será apresentada uma página de aviso agora remodelada.
- Nova página de erro SSL: Nova face de um aviso de erro quando o Firefox encontra certificados SSL inválidos.
- Verificação das versões dos Add-ons e Plugin: Firefox verifica de forma automática cada versão dos add-on e plugin, podendo desactivar as versões antigas potenciais focos de instabilidade e insegurança para o browser.
- Actualizações seguras de add-on: Para melhorar a segurança das actualizações dos add-ons este novo browser irá apenas permitir que sejam actualizados segundo o método definido pela Mozilla, digamos que será um repositório certificado.
- Integração de Anti-vírus: Firefox irá informar o software residente de antivírus sobre todo o material executável que o Internet Downloader do Firefox estiver a descarregar.
- Controlo Parental do Vista/Win7: O Firefox respeita agora o sistema de controlo parental (opções programadas) quando este desliga o download via browser..
- Restrição efectiva (eTLD): Quando um domínio tiver restrições de cookies e outros conteúdos restringidos e marcados, serão efectivamente tidos em conta pelo browser que os irá bloquear.
- Melhor protecção contra cross-site JSON.
Facilidade de utilização:
- Acessível gestor de passwords: Uma nova barra de informação substituiu a caixa de diálogo antiga, assim pode facilmente guardar uma password após fazer um login com sucesso.
- Instalação de add-on simplificada: As "white lists" de add-ons foram removidas, tornando possível a instalação de add-ons em conformidade mas a partir de sites de terceiros, respeitando as clausulas de segurança referidas em cima.
- Novo gestor de Download Manager: Esta melhoria numa importantíssima ferramenta para o utilizador, foi melhorada podendo agora puxar mais links e com informações dos locais onde estão guardados, entre outras importante informação. Na barra de status poderá acompanhar a evolução do mesmo sem que tenha de ter uma janela aberta.
- Resumo de downloads: Esta opção fazia muita falta, o utilizador pode parar e depois voltar a resumir um download após haver (por várias razões) uma interrupção do descarregamento.
- Zoom total na página: A partir do menu Ver ou pelos atalhos do teclado, o utilizador pode fazer zooming à totalidade da página escalonando o próprio template para que este não se desmanche e descaracterize a página. Após este zoom e se quiser voltar à posição normal, o browser lembrar-se-á do tamanho original.
- Os Podcasts e Videocasts podem ser associados a ferramentas de reprodução multimédia.
- Tab scrolling e quickmenu: Os separadores são agora mais fáceis de encontrar com esta nova versão.
- Guardar acções presentes: O Firefox melhorou a opção de lembrar ao utilizador de gravar as páginas abertas no momento que encerra o browser.
- Optimização de abertura de separadores: Ao abrir uma pasta de favoritos agora aparecerão por ordem de frequência de visita.
- Personalização do tamanho da caixa de pesquisa e localização: Para adaptar esta ferramenta aos novos tamanhos dos ecrãs, lembro a massificação de utilização de netbooks, o novo browser permite que redimensione esta caixa.
- Melhorias na selecção de texto: Múltiplas selecções de texto podem agora ser feitas com a combinação de teclas Ctrl/Cmd; selecção por arrasto com duplo clique seleccionado o modo palavra-a-palavra; selecção de parágrafos com triplo clique.
- Nova função para a Barra de procura (find toolbar): A barra de procura tem agora um novo comportamento, aparecendo automaticamente em diversas situações.
- Gestor de Plugin: Os utilizadores podem agora desligar individualmente plugins na área de gestão de Add-ons.
- Integração com o Windows: Firefox implementou novos ícones do Windows. Além disso implementou também widgets e formulários web, usados nativamente pelo Windows.
- Integração com o Mac: O novo tema do Firefox altera a barra de ferramentas, ícones e outros objectos gráficos aproximando-os do aspecto nativo do OS X. Também suporta widget e notificações.
- Integração com Linux: Os ícones originais do Firefox, assim como os botões usam agora o estilo nativo do tema GTK.
- Botão estrela: Método rápido de adicionar um favorito utilizando a estrela que se situa na barra de localização
- Tags: Possibilidade de associar termos e palavras aos favoritos, podendo ser catalogados por tópicos.
- Barra de localização inteligente: Escreva em qualquer lugar da barra de título uma palavras ou um endereço e é apresentada uma lista de possibilidades, baseada no histórico e nos favoritos. Os resultados são apresentados com base na frequência de vistas, entre outros aspectos considerados.
Performance:
- Melhorias na velocidade do motor JavaScript assim como na contínua melhoria de velocidade do próprio interface. Comparando com o Firefox 2, as aplicações baseadas na web, como o Google Mail e Zoho Office, correm duas vezes mais rápido no Firefox 3 e o popular teste de velocidade da Apple, o SunSpider, mostra melhorias claras em relação a versões anteriores do Firefox.
- Utilização da Memória: Várias novas tecnologias combinam esforços para reduzir os consumos de memória, problema que aflige desde há muito as versões do Firefox. Os ciclos de memória são partidos e renovados de forma automática por um colector cíclico fazendo que a nova forma de alocar memória reduza a fragmentação da mesma. Centenas de falhas foram corrigidas potenciado um melhor aproveitamento da utilização da RAM.
- Reabilitação: Os favoritos, histórico, cookies, e preferências do utilizador, são agora guardados numa base de dados com um formato transaccional evitando que perca informação em caso de crashes do sistema.
Estas são as linhas mestras do novo Firefox 3.5. Outras pequenas melhorias serão vistas, em resultado dum pacote extenso de adaptações. Este resumo serve para dar conta que não será somente o aspecto visual mas sim o pormenor, o detalhe de cada peça que foi tido em observação e que foi melhorado.
Não são melhorias ou implementações radicais, são pequenos passos visando a estabilidade de um browser que ao longo dos últimos anos se tem aflorado como o melhor browser, o mais completo e o mais seguro. Resta-nos testar e verificar se será de facto assim no dia-a-dia.
Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Mozilla Firefox 3.5 RC2 pt-pt | pt-br| en-us [7.75MB] Download [mac]: Mozilla Firefox 3.5 RC2 pt-pt | pt-br | en-us [17.53MB] Download [linux]: Mozilla Firefox 3.5 RC2 pt-pt | pt-br| en-us [9.41MB] Homepage: Firefox - MozillaWiki-Shiretoko
Este artigo tem mais de um ano
Esta versão parece ser muito boa.
http://www.cidadeviseu.com
Primeiro dizia-se que nunca mais saia, agora todos os dias há uma versao nova?
tá pior que o windows 7
lol
lol
noa era para te responder a ti, mas pronto 😛
Grunf! O “Logmein” continua a não funcionar… mas que raio!!!
O Gears tb não :S
Vocês por acaso já desactivaram o check de compatibilidade?
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Bem, aparentemente a resolução para o IE8 é desactivar o Java, mas para o FireFox o mesmo não acontece… facto é que funciona mas como imagem, sem que o plugin carrege… ou seja, cada vez que carregamos no Desktop, faz um refresh à imagem do remoto da nossa maquina/s.
Provavelmente a resolução passa por algum update ao logmein, provavelmente….
Relativo ao dicionario PT, ainda não funciona na versão English… curiosamente instalando a versão Portuguesa, já vem com o dicionario em Português. Estranho…
Vou fazer o teste de fogo. Instalar num pentium 4 a 2.4 com 1GB de ram, gráfica nvidia com 64mb de ram e disco de 160gb… tudo sob a alçada do Windows XP.
Agora é que vamos ver se está ou não pronta para assumir uma versão final com o valor que se impõe. 😉
Aonde é que se confirma que é mesmo a RC2?
Só mesmo por curiosidade….
Bem, uma coisa é certa, com 9 separadores abertos no deviant art cheios de wallpapers, ele está a levar aproximadamente 107.04 mb de memoria… não está mal.. dantes era logo 200/250 mb…
ATENÇAO NAO É A RC2 do Firefox!!
É uma ALPHA DO FIREFOX!!
Os lançamentos estão aqui:
http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/
As Builds alpha estão aqui:
http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/
A versão nesta página é uma versão alpha porque é candidata a RC2, mas que não o é.
Antes de a Mozilla uma versão lançar, testa várias vezes.. A comprovar que não foram introduzidos novos erros. Esta uma destas.. Pode conter erros, até gráves.
Neste momento já foram lançados 2 builds candidatas a RC2, poderão ser lançadas mais…
Sim. Esta é um RC2 Candidate 😉
Esta é uma Release Candidate sim e é a RC2 sim. Mais… está muito estável e tem umas performances relativamente à verão 3.0.11 melhores…
Eu volto a afirmar a minha afirmação, neste momento esta build é uma versão candidata a Release Candidate 2.
Pode ser que se torne a versão RC2, ou ainda se lance mais build(3/4).
Ou seja, esta build2 ainda não passou nos testes.. e a build1 foi chumbada.
Vai sair a versão final neste url daqui a poucos minutos.
http://releases.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/releases/3.5rc2/
Firefox 3.5 RC2.
Outra? Andam-lhe a dar gás… Vamos lá, que saia a versão final ASAP.
Parece-me mto bom, mas existe mesmo esta necessidade de lançar novas versões cada vez que se altera uma linha de código?
Não vejo diferenças que tal o justifiquem…
O Seven foi criticado por lançar mtas versoes para a rua, dizendo alguns que era uma marketing puro e duro, que queria chamar toda a atenção para si etc etc, mas ainda nao ouvi esse mesmo comentario por aqui! 😛
Não é uma questão de alterar uma linha de código: é sim de corrigir bugs suficientemente importantes para que os utilizadores tenham acesso a ela e possa ser testada em grande escala.
E ainda para mais, esta não é necessariamente a RC2 final, é sim uma “candidata a RC2”, que se mostrar ter qualidade suficiente, passará a “RC2 final”. Mas tal pode não acontecer, e surgir outra “build” candidata a RC2.
bah, isso é porque nao leste o meu comentario 😛
Para quem já testou a versão RC, notaram melhoria significativa a nível do consumo de memória?
Sim
Olá pessoal… Já fiz esta perugunta no ultimo post sobre o firefox rc, e como ninguém me respondeu por ter sido ha alguns dias atraz, volto a fazer a mesma pergunta: Alguém sabe explicar em detalhes como eu posso instalar esta versão do firefox no linux ubuntu? É que eu sou um usuário novato em linux e não entendo nada sobre este sistema operativo…
Muito obrigado
No teu caso, a melhor forma de instalares o novo Firefox é via “Synaptics update Manager”, caso apareça…
Não aparece… Mas obrigado pela ajuda
Na lista de software para instalar (Aplicações -> Adicionar/Remover Software), procura por “Shiretoko” e instala. É o Firefox 3.5
Bruno, funcionou!!! 😀 Muito obrigado pela ajuda pessoal, muito obrigado mesmo!!!
😆 😆 pô os caras gostam mesmo de complicar, não era mais facil colocar Firefox… Shiretoko, parece nome de jogo japonês…
O Firefox está cada vez mais a afundar.
E porque? Não vejo qual é o motivo, alias, as analises e inquéritos indicam exactamente o contrário:
FF a aumentar e IE a diminuir…
Ainda não percebeste que está na moda criticar este browser?
Não é necessário haver um motivo, basta seguir a maré.
Se eu fosse a ti começava a criticar também, antes que te comecem a chamar antiquado. 😀
Olha e aprende:
Ah e tal, o Firefox conseque fazer tudo o que os outros fazem e muito mais, mas é a nódoa do mundo dos browsers!
Para isto mais valia aceder à net com uma torradeira!
Até com o despertador consigo melhores resultados do que com o Failfox (esta é a minha alcunha preferida!)!
Esta treta mama 5 dos meus 2 gigas de memória; se consumisse gasolina já tínhamos esgotado as reservas mundiais!
Isto foi apenas uma amostra, eu consigo fazer muito pior, mas assim à pressa até que não foi mau, pois não? 😉
não sei se foste tu que inventaste ou se viste nalgum sitio, mas estão muitos fixes as frases.
Ainda não experimentei esta release, por enquanto fico com a última.
Firefox Rulez
É apenas a minha opinião. O futuro é Chrome 😀
Enquanto o Chrome não suportar addons, nunca sairá da mira do Opera e terá quase sempre o mesmo market share. No máximo, a par do Safari.
Firefox > Safari > Opera > Google Chrome > IE, por enquanto. Podem trocar o Saf. e Opera de posição, caso desejam. Isto não é market share, mas overall performance e funcionalidades.
So podes tar a gozar em performance a abrir paginas e assim
Safari>Chrome>Opera>Firefox>IE
Funcionalidades ( sem addons etc)
Opera>Firefox>Safari>IE>Crome
Leveza
Chrome>Opera>Safari>IE>Firefox
isto com o firefox 3.0.11 final
duvido muito…. o futuro, pelo que ja testei se chama safari e/ou Opera Unite.
Ja chega de Google.
“a versão final está cada vez mais próxima” tomara, estou ancioso por essas funcionalidades, mas ainda não quero BETA.