PplWare Mobile

Mozilla terá versão Premium do Firefox que será paga e chegará no final do ano

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. miguel says:

    “Ai e tal a firefox não anda atrás do lucro…”
    Estamos perante o fim do Firefox, aproveitem!

    • KodiakShadows says:

      Eu estou a precisar de um trabalhador que aceite trabalhar sem receber, parece que és o candidato perfeito.

      • Anon says:

        Não se trata disso, trata-se que se defendia a Mozilla antigamente por defender a privacidade do utilizador(pelo menos mais que a Google) e com o objetivo de ter um browser seguro, sem telemetry data, rápido, personalizável e defensor de liberdade de expressão.
        E já neste momento das que mencionei a única que permanece é rapidez e personalização.
        E antes que seja mencionado que se pode retirar a telemetry data se o utilizador souber mudar as configurações, nem todos querem ter esse trabalho, ou têm conhecimento para isso.
        Sim é verdade que eles precisam de ganhar dinheiro de alguma forma, mas para quem criticava a google sempre que possível, para defender o browser deles que tinha objetivos bastantes distintos, agora são indistinguíveis.
        Comecam a ser poucas as razões para utilizar o firefox em vez do chrome/chromium based browsers ou então de uma fork do mesmo, como por exemplo o Waterfox.

  2. Bob says:

    A Mozilla precisa de uma fonte de rendimento….
    As pessoas não trabalham de borla. Podem ajudar um bocadito, mas quem faz parte do projecto a 100%, tem um salário.
    Vamos esperar para ver o que vão lançar. Até pode ser algo que faça sentido e tenha lugar no mercado.
    Garantindo assim, a componente de serviços gratuitos que oferecem à anos.

    • psikin says:

      É isto… Desde que as receitas que vinham da Google começaram a ser afectadas, é normal que tenham que procurar outras alternativas de rendimentos. Queria de ver quantos de vós aqui trabalhariam de borla durante horas a fio a resolver bugs ou a implementar novas funcionalidades.

  3. pedro says:

    vai ser o principio do fim do Firefox …..

  4. Diogo says:

    Acho muito bem!
    O browser vai continuar a ser grátis como até aqui! Exactamente igual! O que faz parte do pacote premium são serviços! (O pocket por exemplo já tem um serviço premium também).
    A Mozilla precisa de fontes de rendimento para continuar a desenvolver o Firefox e outros projetos pelo que não vejo problema nenhum! E prefiro que estejam mais dependentes dos utilizadores do que de grandes empresas.
    Eu pessoalmente prefiro pagar um pequeno fee por uma aplicação e não ser eu o produto! (Estilo Threema vs WhatsApp) e penso que isso vai acontecer cada vez mais no futuro.

  5. Jorge says:

    Eu já uso uma VPN e se a VPN da mozilla for boa mudo sem pensar duas vezes.

  6. Fulano says:

    Hahahahahaha…espera, hahahahahahahaha

  7. s says:

    A versão antiga do Opera já tentou o mesmo modelo de negócio e falhou. Mjuito menos agora vai ser um sucesso, quando esxistim browsers gratuitos com maior tracção do mercado.

  8. Asdrubal says:

    O quê?!
    Sou fiel ao Firefox desde a versão 1.5, e, se vai existir uma versão paga em que passam a dar mais valor a uns que a outros, vou repensar em mudar de browser.

    • ervilhoid says:

      Mas leste o artigo pelo menos?

      • Asdrubal says:

        Sim, li! Até coloco aqui o excerto do texto que não leste:

        “O Firefox vai ter uma versão Premium

        Para complementar esta área e garantir ainda mais verbas para o desenvolvimento do Firefox, a Mozilla deverá lançar no final do ano uma novidade. Esta surge na forma do Firefox Premium e trará um conjunto de novidades ao browser.

        Estes não vão ser elementos exclusivos dentro do Firefox, mas sim serviços e outras ofertas. Estas vão permitir ao utilizador ter ainda mais segurança e esperam-se que estejam integradas de forma única com este browser. Do que foi revelado, esta componente Premium será também garantida de forma gratuita, mas mais básica.”

        Ou seja, haverão serviços adicionais, ofertas e mais segurança para a versão premium (a versão paga), que apesar de poderem existir na versão gratuita, será mais básico.

        • Black Knight says:

          A VPN que vão lançar mas com mais opções no Firefox Premium ó pancrácio.
          Concerteza com serviços e ofertas que já vem pré instalados no browser.
          Se tiver que pagar para ter estes serviços, prefiro pagar do que andar com o chrome a espionar tudo.

    • Ze Carlos N says:

      Para qual?

  9. Filipe says:

    Não me digam que a apple é dona da mozilla!? A julgar pelas políticas que estão a mostrar aos poucos, quase parece.
    Não resolvem bugs que estão presentes há mais de 10 versões e agora querem ter uma versão paga que não oferece nada (no fundo, pois há browsers gratuitos com o que a firefox vai oferecer no pago)?

    • David Guerreiro says:

      Podes tu resolver, o código é aberto.

      • Anon says:

        Que comentário interessante. E que tal arranjares uma justificação melhor? De certeza que a equipa da mozilla não são só 3 programadores.
        E ainda por cima em 10 anos em que mudaram de plataforma base, os problemas continuarem lá é bastante grave.
        Sim ninguém é perfeito, mas há coisas que não são justificáveis.
        E sim secalhar outros até resolveram, secalhar as variadas forks do firefox não têm problemas presentes no atual, o que mostra ainda mais imcompetência, porque por detrás das forks estão equipas muito mais pequenas que a da mozilla

  10. xico says:

    já entendi. estão à procura de entrar mercado VPN que são caríssimas e fazer com que as pessoas não tenham necessidade de usar o Tor browser.

    faz bastante sentido.
    mas se algum dia me cheirar que o firefox premium é mais rápido que o normal. então RIP ff

  11. KodiakShadows says:

    A mim pouco me afeta eu todos os anos perto do Natal eu doava £50 para ajuda ao desenvolvimento . Se vier uma versão paga com outros serviços melhor.

    • Black Knight says:

      Para mim a criação do Netscape Navigator foi a melhor coisa alguma vez feita no segmento dos browsers da internet. E quando mudou o nome para o Firefox também foram feitas melhores alterações. O IE ficou condenado desde inicio quando apareceu este browser xD

  12. Pintor says:

    Se incluir espaço generoso numa cloud, com um funcionamento semelhante ao Dropbox, uma vpn com uma velocidade que permita ver conteúdo UHD com um preço simpático pode resultar.

  13. Eduardo says:

    Sério eu não vou pagar por um navegador quando tenho o melhor de todos gratuito, Chrome. Não existe motor de renderização melhor que o Chromium (motor open-source desenvolvido pela Google ao qual diversos navegadores são baseados, entre esses se encontra Opera, Edge e o próprio Chrome)

    • euZinHo says:

      Se lesses antes de dizer disparates…
      Desde quando vai ser a pagamento o browser? É precisamente para o manterem grátis que precisam de dinheiro e para tal, bebem serviços complementares.
      Se preferes ser o produto do Chrome, a ter um browser centrado no utilizador e sua privacidade, sem interesses corporativistas… tens todo o direito. E não confundas um motor do Browser com o produto final: não faltam browsers de lixo a utilizar o Chromium!

      • Anon says:

        Privacidade… ahaha, amigo hoje em dia o firefox de base coleciona tanta informação quanto o chrome. Até a função do “Pocket” coleciona informação.
        O outro comentário não tinha erros na informação apesar de discordar com a opinião, mas o teu tem erros na informação.

  14. Joao ptt says:

    Relativamente à VPN, que duvido que seja uma verdadeira VPN, mas sim na prática um proxy glorificado, parece que vão adoptar um modelo de freemium ou seja um patamar gratuito e quem quiser melhor que pague… pelos modelos existentes talvez seja algo de ou velocidade muito limitada ou de tráfego limitado tipo a 500 MB que é o tipo de coisa que se vê outros a fazerem… ou mesmo ambos em simultâneo.
    Duvido que a Mozilla se meta a fundo no negócio das “VPN’s” e no fundo provavelmente vão fazer o mesmo que quase todos os que não querem fazer disso um negócio exclusivo fazem que é usar terceiros que já têm tal e integrar no seu produto… se a coisa correr mal, simplesmente saltam fora ou mudam de fornecedor.
    Imagino a guerra que vai nos bastidores por parte das maiores empresas no sector (e serviços secretos) para garantir que são eles e não os outros a ficar com o contracto para fornecer os serviços à Mozilla.

  15. Danilo says:

    Queria que tivesse uma versão paga do firefox.

  16. Lucas says:

    Só porque algo é open-source não significa que tem que ser grátis 🙂
    Viva o Firefox.
    Poderei gozar de está usando um browser pago.

  17. TiagoC says:

    Desde que tenham uma parte free… td bem. Quer quiser depois ter vpn e outros serviços premium que adira.

  18. arc says:

    Para quem não sabe, a Mozilla via Firefox, iniciou o serviço de VPN, na versão 62, do seu web browser, sendo que se destinava UNICAMENTE ao mercado dos USA, por uma quantia mensal de aproximadamente 10 USD/mês. Foi a própria Mozilla nos USA, que escolheu quais os utilizadores que iriam testar esta mesma VPN, sendo que a VPN escolhida, foi precisamente a Proton VPN e o pacote Proton VPN Plus.

    O valor de 10USD, era na altura, se não estou em erro, Outubro de 2018, o mesmo valor praticado pela Proton VPN, no seu web site!

    Por um lado, estamos perante, um dos serviços VPN com maior credibilidade da actualidade, podendo esta empresa, expandir e prestar os seus serviços para mais de 300 milhões de utilizadores (calculo aproximado de users Firefox ao redor do globo, inclui mercado mobile e restantes outros), sendo que ambas as empresas, iriam ganhar com isso, revertendo uma boa parte do plano de subscrições desta parceria para a Mozilla.

    Portanto, para aqueles que acompanham o desenvolvimento do Firefox, esta nova abordagem da Mozilla para o Firefox destinado ao mercado global, não é de todo novidade, como é uma EXCELENTE noticia.

    https://blog.mozilla.org/futurereleases/2018/10/22/testing-new-ways-to-keep-you-safe-online/

    https://protonvpn.com/blog/mozilla-partnership/

    https://account.protonvpn.com/signup

    Assim, se tal vier a acontecer, para o mercado global, seria um verdadeiro serviço VPN e não um um Proxy (VPN camuflada), como acontece no Opera!!!

    Se esta situação acontecer, no meu entendimento, em nada belisca, a utilização do Firefox, como o conhecemos até ao momento, em que este vai continuar como até agora, Open Source Software e Gratuito para todos, somente vão ser incluídos serviços, que vão ser pagos por todos aqueles que desejem esses mesmos serviços!!!

    A Mozilla, não obriga NINGUÉM, a comprar a VPN e outros serviços disponíveis no seu web browser, só pensa dessa forma, quem quer alimentar guerra sem nexo e sem qualquer fundamento, simplesmente é uma nova forma de angariar dinheiro para o desenvolvimento ainda melhor do Firefox e outros projectos seus, conseguindo pagar ligeiramente melhor aos seus programadores e manter o seu projecto com maior alcance.

    Antes de exercerem o vosso dever de critica, leiam os documentos, eles são livres para serem lidos e encontram-se disponíveis na Mozilla, assim poderiam tecer comentários com o MÍNIMO de CREDIBILIDADE e FUNDAMENTO!!

    De qualquer das formas, Firefox para mim, vai continuar a ser o meu ÚNICO web browser, e NÃO vai ser agora que eu vou mudar!

  19. LSousa says:

    Para já não me afeta, continuo no Opera…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.