IE e Edge perderam 40 milhões de utilizadores no último mês
A chegada do Windows 10 trouxe, para a Microsoft, um novo rumo no que toca aos browser e à navegação na Internet. O Edge passou a ser o browser padrão e o Internet Explorer foi descontinuado.
Mas com esta mudança os utilizadores parecem ter optado por explorar as restantes ofertas do mercado, ignorando Edge, e hoje o domínio está cada vez mais longe da Microsoft.
As guerras dos números no campo dos browsers têm estado muito calmas nos últimos meses. A Google, com o Chrome, conseguiu a tão almejada liderança e a concorrência está já muito longe. Este browser tem já 55% da quota de mercado.
Mas mais importante que esta liderança está a quebra constante que os browsers da Microsoft estão a ter. Segundo os dados da NetMarketShare, só no mês passado mais de 40 milhões de utilizadores abandonaram o IE e o Edge.
O IE tem vindo a perder utilizadores de forma constante, atingindo agora 23,13%, depois de ter estado nos 25,63%. O Edge tem um comportamento inverso, crescendo de forma muito lenta. No mês passado atingiu os 5,26%, tendo crescido 0.1% dos 5,16% do mês passado.
O curioso dos números do mês passado vêm do lado do Firefox. Foi este o browser que mais cresceu, estando agora nos 11,14%. Ao contrário do esperado, foi o Firefox que conseguiu absorver a maior parte das perdas dos concorrentes.
Está claro que a apostada Microsoft para o Windows 10 e o seu browser não está a resultar. Depois de muitos anos em que o IE foi rei e senhor, é agora hora de outros ocuparem esta posição, sem que se veja qualquer alteração possível.
O controlo do Chrome é total, com mais de metade do mercado, mas possivelmente nunca conseguirá o domínio que o IE teve noutras alturas, em que era praticamente o único browser usado.
Este artigo tem mais de um ano
Eu nao percebo o que se passa com microsoft, em tempos foi rainha senhora em termos que tudo que criava era tendência e a malta ate adotava e acima de tudo gostava, ultimamente so vejo uma Microsoft a perder terreno em tudo que criou outrora, e das coisas novas que cria, ninguém usa e todo o mundo odeia. Eu sou utilizador dos sistemas das três grandes, alias smpartphone principal da Microsoft, mas não tenho favoritismos, o que eu não percebo é tanto ódio a Microsoft ultimamente, alias se a Microsoft fosse um ser humano ate iria ter pena deles 🙂
Muito simples. O mundo tem estado a mudar e a M$ tem feito de tudo para impedir essa evolução, basicamente, se retirarmos aos interesses corporativos a ética e a moral fica o lucro. A M$ é um dos rostos desse lucro selvagem e do mal no mundo, há outros…. Se podem mudar? Podem, mas, não o fazem… A percepção dos utilizadores só mudará se a M$ deixar de ser obscura, adoptar o open source e uma postura de ética e moral… a ver vamos… “adapt or die!”
Diga lá quais são as grande empresas que não fazem isso? Estou imensamente curioso.
Adoptar o open source vai mudar a percepção da MS? Não me parece.
Nenhuma das outras empresas que vende Software, Google incluida, faz open source fo seu core business.
o problema é o modelo organizacional da MS e as suas carateristicas, assim como pensamentos, valores, entre outros.
a MS não se atualiza a si propria, está sempre igual, no seu core. esse é o problema. para a MS ser amada novamente, será preciso uma reestruturação da empresa. o grande problema da MS é que não coloca os seus utilizadores acima de si propria, coloca a entrada de dinheiro. por isso outras empresas ou organizações cada vez ganham mais terreno. basta olhar para o mundo linux, pouca gente o usa, mas cada vez se ve mais gente a usar. porque? porque no mundo linux, nao todas, mas maioria das organizações respeitam e dão valor aos utilizadores. já outras pessoas vão para o premium e escolhem Apple. a apple tbm não quer saber dos utilizadores, mas quer saber do futuro e está disposta a se atirar de cabeça nele. isso foi mais recentemente visivel com o USB C e outras carateristicas.
essas são as diferenças. a MS tem o pior modelo organizacional, ele só funciona porque os seus produtos são os mais populares, o que faz a MS andar ali na corda bamba. mas lá está, a MS sabe que esse modelo organizacional vai funcionando, por isso é que aposta nele. mas funcionará por quanto tempo? eu cá acho que daqui a 10 anos a MS vai ter os seus utilizadores reduzidos para 75%, pelo menos se continuar assim. daqui a 20 anos pode até já nem haver MS… quem sabe, ja existiram outrora empresas que num ano estavam a fazer milhoes e noutro estavam a ter prejuizo e passado pouco tempo fechavam…
acredito q esse “ódio”, talvez aversão seja uma palavra que se encaixe melhor, contra a microsoft é por causa do passado. A microsoft não foi uma das empresas mais justas, sei q no mundo corporativo a maioria não é, mas a ms era uma das melhores em ser ruins.
Para começar a entender, pode começar assistindo:
* “Guerra dos navegadores” é um documentário muito bom, assim q vc começar a assistir não vai parar
* “Piratads do vale do silicio” – conta um pouquinho a historia de como a microsoft e apple foram criadas
acho q os dois estão disponiveis no youtube
A resposta é simples: o mundo tem vindo a mudar e a M$ tenta travar essa evolução por todos os meios. Se retirarmos ao interesse corporativo varíáveis como ética e moral fica só o lucro. A M$ é um dos rostos desse lucro selvagem, da luta pelo poder. Os utilizadores, mais do que saberem, sentem esse “mal no mundo” e não querem colaborar ou simpatizar com ele, por isso, têm vindo a mudar os seus hábitos. O mundo só mudaria essa percepção se a MS adoptasse o open source e uma postura ética e moral, basicamente, fazer o que está certo! Todos ganharíamos com uma presença corporativa no mundo mais focada na civilização e não no vil metal ($€…). As pessoas já estão fartas deste ciclo vicioso que, ora alterna, entre um raio de esperanção para depois irmos direitos ao abismo, é um cansaço, chega! A ver vamos se têm lá alguém visionário para fazer esta transição… “Adapt or die!”
FF forever!!
para mim os melhores browsers da actualidade: EDGE e OPERA (a partir da v41) que deve estar incluído nos “others” ….
Penso que o que está a acontecer com o IE e o Edge é perfeitamente normal. Ao mesmo tempo que a adoção do Windows 10 vai sendo incrementada…deixamos de utilizar o IE e passamos para o Edge que vem instalado de forma nativa! Aliás é isso mesmo que se nota nesse gráfico…o único browser (além do Chrome) que “sobe” TODOS os meses de forma sustentada é o Edge!! E nem sequer acredito nos números que são apresentados do Chrome…o que vejo e leio no dia a dia “desmente” a conclusão do artigo!!
vitor, tbm à força que a MS anda a fazer… agora até publicidade aparece no ambiente de trabalho, sempre que sai atualizações o edge é reposto como browser predefinido, etc.
Khidreal, NUNCA me apareceu qualquer tipo de publicidade no ambiente de trabalho e NUNCA uma atualização me alterou os programas pré-definidos no Windows 10! Mas pelos seus comentários acima…a sua “ambição” é ser contratado pela Microsoft para os “ensinar” o que é um “modelo organizacional” a sério! Envie o curriculum…mas acho que para criticar e nada saber fazer já lá devem ter muita gente!!
O mesmo aqui ,mas já não posso dizer o mesmo do chrome que de vez em quando aparece pop ups para o instalar .
Uso o edge porque serve bem os meus propósitos ,mas se tivesse de usar outro seria o firefox ,o chrome nunca gostei .
Sempre que entro no gmail ou google também nao sou bombardeado com cenas de instalação do Chrome deixa la…
O único que se safa nesta coisa é mesmo o firefox.
Há montes de aplicações ao serem instaladas que no final pede para instalar o chrome e torná-lo pré-definido.
Essa é nova! Nunca tinha ouvido tal coisa, mas lá deves saber!
O Edge ainda está a crescer, é de facto muito bom e de todos os que experimentei o mais seguro e rápido, mas sem comparação. Continuo também a usar o Firefox mais por hábito, no Crome nunca confiei não gosto. Usei, e uso de vez enquanto para testar mas desisto é sempre uma porta aberta para lixo.
Mais um post a la pplware, no inicio dizem que ie e edge perdem 40 milhões mas depois vão dizer que afinal o edge cresceu com 0.1%. Porque mencionam os ambos que perderam utilizadores se depois dizem que so 1 perdeu
Somados os ganhos e as perdas o valor são 40 milhões, isso não há volta a dar. Quanto ao ganho do Edge, comparado com os restantes, o valor é marginal, muito próximo do zero.
Quanto ao agrupar os browsers da Microsoft, faz todo o sentido porque é a oferta que eles têm no mercado. Não vez o Chrome ou o Firefox a ser separado por versões, como tal o IE e o Edge têm de contar como um todo.
Porquê, se são dois browsers completamente diferentes?
Pedro é o mesmo que fazeres um titulo ”Edge e Firefox sobem o numero de utilizadores” porque realmente subiram os dois, a mania de juntar dois mundos diferentes IE e Edge é muito bom para se poder fazer estes titulos ainda me has de explicar como o Edge subindo 0,1% (marginal mas subida) perde utilizadores…
E vão perder mais ainda, enquanto os motores de javascript e design user friendly dos concorrentes for melhor, nada a fazer. Se Bem que o Edge está no bom caminho, mas enquanto o projeto chromium inovar é um bocado difícil a curto prazo bater essas soluções alguma que até mudaram de bases proprietárias para esta base (exemplo Opera).
E vão perder mais ainda, enquanto os motores de javascript e design user friendly dos concorrentes for melhor, nada a fazer. Se Bem que o Edge está no bom caminho, mas enquanto o projeto chromium inovar é um bocado difícil a curto prazo bater essas soluções alguma que até mudaram de bases proprietárias para esta base (exemplo Opera).
Nr 1 Firefox, nr 2 chromium e opera desde que passou para o controlo chin3s é para esquecer…
Logo agora que voltei ao Edge… Muito boa a página inicial!
Uso o Edge habitualmente e estou bastante satisfeito. Só regresso ao IE quando necessário por motivos profissionais.
Uso windows10 e para mim, é o melhor sistema operativo. Até pode existir alguns problemas de privacidade(não percebo porque a crítica sobre isto, quase todo o software recolhe dados do pc), mas a maioria até se resolve com uns simples cliques.
Uso e abuso de Edge, tenho o Chrome, só para sites que não me deixa utilizar o Edge(sites do governo, que me obriga usar outro browser –).
Dizer que o Edge não é user friendly, é ser injusto. Quem utiliza o Chrome, utiliza muito bem o Edge. O problema está mesmo na mentalidade das pessoas que têm sempre medo de mudanças e de ser diferente. (Temos de estar na moda, não é?!)
Posso dizer que uso quase tudo software da Microsoft no w10, até recentemente deixei de utilizar anti vírus de terceiro, e não tenho motivos para mudar.
Sempre preferi o w7, como muita gente, mas depois de dar um tempo para o w10 crescer, o w10 é simplesmente o melhor. A malta é que tem de abrir os horizontes e não ter medo de mudanças. (Para quem tem problemas, fazer uma instalação limpa do w10, resolve 99℅ dos problemas :))
Atenção, que não tou aqui a criticar ninguém. Estou apenas a dar a minha opinião sincera, e por isso, espero que a respeitem, como respeito a vossa 🙂
Um reparo, no artigo lê-se “A apostada da Microsoft” .
porque nao fazem um artigo onde a legibilidade de texto é muito melhor no firefox
correcção
porque nao fazem um artigo onde a legibilidade é muito melhor no firefox