Dica: Guarde onde quiser os ficheiros que descarrega da Internet no Chrome e no Firefox
Os browsers são muito mais do que ferramentas para navegar na Internet e consultar sites de informação espalhados pela maior rede de computadores do planeta. Para além desta utilidade, podemos também descarregar ficheiros com informação, úteis para vários fins.
Por norma estes ficheiros são descarregados para uma pasta pré-definida, mas que podemos alterar de forma fácil. Veja como o pode fazer no Chrome e no Firefox.
Se muitos utilizadores preferem controlar de forma direta o local onde guardam os seus ficheiros, outro preferem apenas definir uma pasta e guardar tudo no mesmo local, fazendo depois o controlo.
Alterar a pasta definida de forma geral no browser é simples e requer apenas que utilizador navegue nas opções, procurando o local certo para fazer essa alteração. Veja como o pode fazer no Chrome e no Firefox, os 2 browsers mais usados na Internet.
Alterar a pasta de Transferências no Chrome
Na proposta da Google, apenas precisam de aceder às Definições, através do menu principal do browser, e ai navegar até ao final. Vão encontrar a opção Avançadas, que devem abrir.
Devem voltar a percorrer as definições até encontrarem a opção Transferências, onde vai estar definida a pasta onde atualmente os ficheiros são guardados.
Para a alterar devem escolher a opção Alterar e depois, no explorador de ficheiros, definir a nova pasta onde pretendem guardar os ficheiros que descarregarem da Internet.
Se ativarem a opção abaixo, Perguntar onde guardar cada ficheiro antes da transferência, o Chrome irá perguntar aos utilizadores onde querem guardar os ficheiros, mantendo a pasta definida para caso ignore a mensagem.
Alterar a pasta de Transferências no Firefox
Também no browser da Mozilla é simples realizar esta alteração. Acaba por ser mais simples que no Chrome e envolve apenas alguns cliques. Tal como no browser da Google, devem chamar as Definições.
Uma vez aqui devem procurar a opção Transferências, que está localizada no separador Geral. Esta é a opção que será mostrada assim que acedem às Definições.
Vão ver definida a pasta onde os ficheiros estão a ser guardados, podendo esta ser alterada para uma nova, mais adaptada ao utilizador e à forma como este gere o seu sistema operativo.
Para isso devem carregar no botão Escolher e no gestor de ficheiros devem definir qual o novo local onde pretendem que os ficheiros sejam automaticamente gravados.
Também aqui existe a possibilidade de definir se é pretendido que seja perguntado ao utilizador onde pretende guardar ficheiros, mas neste caso irá sobrepor a opção anterior.
Para muitos esta pode ser uma opção simples demais, mas é das primeiras alterações que podem e devem fazer assim que instalarem um novo browser ou um novo computador. Esta configuração aplica-se a qualquer um dos browser presentes e em qualquer um dos sistemas operativos onde são atualmente suportados.
Este artigo tem mais de um ano
Bem, se já precisamos tutoriais para algo banal e fácil de alterar… humanity is doomed.
Não podem assumir que todos sabem fazer tudo. Para além de escrevermos guias dos 8 aos 80 ( e até mais), abrangemos também todos os níveis de conhecimento, desde o Pro da informática até ao iniciado que agora está a dar os primeiros passos. Não assumam que todos sabem tudo.
Sabemos que adoram guias onde se cobrem assuntos que não estão acessíveis a todos, mas têm de dar também espaço aos outros 🙂
Tu quando sais-te da barriga da tua mãe, já sabias Nadar, Comer, Ler, Falar. Parabens és uma pessoa super dotada, até me admira uma pessoa com tais “dotes” a perder o seu tempo a comentar um “tutorial” para pessoas “sem conhecimentos básicos e/ou intermedios”.
Mas haja mais gente como tu, a tua cegonha foi especial… Concedeu-te os poderes úteis e necessários para começares a fazer algo de útil. Pena é que os estejas a desperdiçar com os teus “dotes” em um blog de tecnologia.
Mas concordo contigo numa parte: Humanity is doomed.
Grande Mário Alberto, nunca desistas!
“saíste” e não “sais-te”
Mas eu gosto de perder tempo a comentar, não precisas de agradecer 😉
onde é que isto é novidade? isso era possivel com Netscape em 1995, e atualmente pode ser feito com outros browsers, até não conheço nenhum que não o faz.
Não é novidade, mas é algo que todos devem saber fazer. Logo devemos explicar, até pq é uma alteração que muitos querem saber como se faz e os browsers mudam constantemente a localização dessas pequenas opções. Não assunas sempre que estamos a escrever para ti, há muitos mais leitores e nem todos sabem tudo.
Exatamente. Além de que ninguém é detentor de todo o saber.
Apesar de dominar o conteúdo do artigo, obrigado pelo mesmo!
Este tutorial faz-me lembrar deste:
https://goo.gl/VZtXQ7
Olha que conheço muitos que deviam ver este vídeo. Se o fizessem escusavam-se a certas figuras menos próprias 😉
ok , mas a minha dúvida tem a ver se essa técnica tb funciona com vinho?
realmente isto não é novidade nenhuma e duvido seriamente que ninguém saiba fazer isto nos dias que correm, alem do mais nem é preciso ir as definições, basta ele dar a tela para guardar e mudarmos o destino para outra pasta que ele fica logo sempre a descarregar para lá até mudar-mos novamente o destino…
Já há muito que adoptei essa opção. Como uso o Firefox e, nunca o Crome, já a conhecia desde sempre. Mas além do Firefox, uso e muito o Edge, no qual escrevo este comentário. Já agora podiam dizer que também dá para fazer precisamente o mesmo neste navegador. A última frase pareceu-me um pouco vaga.
Silly season!
Alguém sabe como guardar um ficheiro e aparecer aquela parte de guardar como e ser possível alterar o nome do download e finalmente guardar o ficheiro? Tenho isso num dos computadores o Mozilla assim e no portátil que utilizo a maior parte do tempo não estou a ver como é.
Obrigado!