Geeksphone Revolution, o smartphone com dupla personalidade
Firefox OS
O Firefox OS é uma das maiores razões que leva à compra do Revolution. Este sistema operativo ainda desconhecido por muitos tem levantado uma grande onda de interesse, não apenas por ser baseado no Firefox, mas também pelos poucos recurso que aparenta necessitar.
A experiência de utilização do Firefox OS e o tempo de adaptação a este novo sistema operativo vai ser curta por todos os que estão habituados a usar o Android. Estes dois sistemas operativos acabam por ter uma interface similar, tendo a Mozilla usado muitos elementos mais que comprovados no SO da Google.
Mas a verdade é que o Firefox OS é um sistema operativo ainda muito recente e com uma grande necessidade de amadurecer. A base está lá e tem tudo o que necessita para ser um grande sistema operativo, mas é urgente que garanta novos níveis de estabilidade.
Toda a sua interface está ainda muito desprovida de aplicações necessárias e úteis, mas as que estão presentes são bastante estáveis e bem concebidas.
Tem como pontos positivos a facilidade de configuração da maioria dos serviços que necessitamos num smartphone (email, contactos e agenda), estando garantida a ligação aos principais fornecedores deste tipo de informação (Google, Facebook, etc).
Algo que se nota, e que em certos mercados pode ser um pouco limitativo, é a constante necessidade de acesso à Internet. Lembrem-se que o Firefox OS assenta na sua maioria em WebApps, o que por um lado é positivo para quem as cria, mas acaba por ser penalizador para quem as usa.
As aplicações, que alimentam uma loja já composta, mas sem uma oferta elevada, precisam também de melhorias e de uma imagem mais cuidada, algo que com o tempo acabará por acontecer.
Apesar destas limitações próprias da sua ainda tenra idade, o Firefox OS irá com certeza crescer para se tornar um concorrente à altura e ombrear com as restantes propostas que se encontram actualmente no mercado.
Tem a seu favor a capacidade de correr em hardware de gama mais baixa, o que o coloca numa excelente posição em mercados emergentes e naturalmente menos exigentes.
Avaliação final
No seu todo o Geeksphone foi uma máquina que surpreendeu pela positiva. É excelente a correr Android, sem lags ou qualquer "soluço" fruto de hardware mediano, e também uma óptima máquina a correr Firefox OS.
No entanto, é este último que peca por falta de maturidade, deixando por isso uma ideia de que poderíamos ter mais. Para um sistema operativo prestes a ser lançado em grande escala, esperaria-se um pouco mais.
Mas o Geeksphone Revolution vale por muito mais. A capacidade de trocar de SO em poucos minutos é, para o seu publico-alvo, uma excelente característica. Este falso dual-boot tem o futuro garantido se se confirmar a chegada do Ubuntu OS e Sailfish OS.
O preço, outro factor que acaba por ser importante, acaba por ser equilibrado. São 222 Euros (mais aproximadamente 13 Euros de portes), o que acaba por não ser excessivo para o que oferece.
Se procuram uma máquina para testar vários sistemas operativos, com uma imagem actual e com hardware que cumpre o que se compromete a entregar, então o Geekspone Revolution é uma opção. A somar a estas características ficam ainda com uma aura Geek e muito bem cotados com os vossos amigos a quem mostrarem este smartphone, com um SO que ainda ninguém tem!
Homepage: Geeksphone Revolution
1 2
Este artigo tem mais de um ano
hmmmm
vou esperar por este aqui
parece-me mais interessante
http://www.gsmarena.com/karbonn_titanium_hexa-6218.php
E a bateria pouco eficaz
Li-Po 2050 mAh battery
tambem nao vou comer a bateria as colheres
Ainda gostava de saber o que é que os equipamentos acima têm haver com o Firefox OS??????
… talvez na página 2????
222€+IVA
http://shop.geeksphone.com/es/moviles/9-revolution.html
Humm… Onde é que eu já vi aquele carregado? 🙂
Parece estar muito fixe, e é um telemóvel importante para quem quer desenvolver para outras plataformas, sem andar a comprar telemóveis para tudo… Por 222€, parece também um excelente preço… Já a grossura…