Firefox também vai ter bloqueio para mineração de criptomoedas
Com o crescimento e valorização das criptomoedas, tornou-se uma prática comum esconder código nos sites para minerar estas moedas sem o conhecimento ou o consentimento dos utilizadores.
Se muitos optam por proteger-se de forma ativa com extensões apropriadas, outros ficam expostos. A Mozilla quer acabar com isso e prepara para o Firefox 63 um bloqueio para mineração de criptomoedas.
As proteções que os browsers aplicam conseguem garantir aos utilizadores uma garantia de segurança que de forma nativa não teriam. Vão desde simples proteções na geração de passwords seguras até elementos mais complexos como antivírus.
A Mozilla está a embarcar neste movimento e, por isso, prepara grandes novidades para a versão 63. Das muitas que estão em desenvolvimento, o bloqueio para scripts de mineração de criptomoedas é um dos mais interessantes.
Claro que esta não é uma novidade no campo dos browsers, uma vez que a Opera já tem ativa esta proteção desde que lançou a versão 50 do seu browser.
Esta novidade fará parte da Proteção contra monitorização (Tracking Protection) que o Firefox já tem ativa. Na interface de configuração, o utilizador poderá decidir quais tipos de scripts abusivos deseja bloquear e os scripts de mineração de criptomoedas vão estar presentes.
Para além desta novidade importante, a versão 63 do Firefox vai ainda simplificar a eliminação de cookies e outros dados de navegação, garantindo que os utilizadores podem mais facilmente eliminar o seu rasto na Internet.
Todas estas novidades vão chegar em breve ao Firefox, na versão 63, que atualmente está já em testes na versão Nightly do browsers da Mozilla. Com estas medidas de segurança adicionais, o Firefox consegue voltar a subir a fasquia e estar no topo no que toca a proteção.
Este artigo tem mais de um ano
*minagem
mineração é pt-br.
Tu é que tens essa tola toda minada.
Sejamos realistas… trocaste-te todo 🙂
Aos dois users acima, pena que estejam demasiado convencidos da vossa ignorância.
Faz agora uns dois meses que voltei para o Firefox depois de ter usado Chrome durante muitos anos. Este é mais um motivo para continuar satisfeito com a mudança 🙂
Em que é que te baseias para dizer isso?
Quando no dicionário PT diz que “mineragem” é procura de água e “mineração” é de minerar o que é o caso!
Estas palavras modernas são um molho de bróculos.
A palavra original é minar, inclusive era a usada no inicio da febre das cripto moedas. Contudo, “minerar” introduziu-se no vocaulário Pt-pt, tal como as palavras “inicializar”, “aplicativo” e “embebido” como estrangeirismos desncessários, visto que já existem palavras para o efeito.
Estes estrangeirismos são agora reconhecidos como específicos do meio informático.
Para bom entendedor, meia palavra basta. Minagem, ou mineração, “Minerar”/v.
Bitdoidas é o forte do momento.
@Realista e Luis: que dicionários é que vocês consultaram? No Priberam e no Aurélio (edições online) não encontro as palavras. Para além destes dois e do dicionário, em papel, da Porto Editora há mais algum que mereça crédito?
@Realista e Luis: que dicionários é que vocês consultaram? No Priberam e no Aurélio (edições online) não encontro as palavras. Para além destes dois e do dicionário, em papel, da Porto Editora há mais algum que mereça crédito?
Desde quando é que o priberam e esse tal aurélio merecem credibilidade? Vê no infopédia que vem dos mesmos lados desse dicionário em papel. E procura por mineração. Antes de vir chamar de inculto ou ignorante, faz sempre bem fazer um pouco de pesquisa. E esta resposta serve também para o Realista.
Na Infopédia também são desconhecidos os termos minagem e e mineragem! E eram estes que estavam em causa. Quanto à falta de credibilidade dos dicionários que referi não consigo encontrar confirmação do facto. E é tudo.
Mineração, mas conjuga-se minar. Minerar é estrangeirismo recente que agora passou a designar mais especificamente criptos.
Sinceramente acho errado esta diabolização das criptomoeadas nos browsers.Sim devem ser criadas condições de segurança para prevenir abusos. Mas não entendo tanta resistência contra. Seria uma alternativa muito melhor ao financiamento de sites por publicidade e recolha exaustiva de dados pessoais. Mas talvez se isto virasse moda a Google e a Facebook não ficariam muito contentes…talvez por isso exista tanta contrainformação
O que está em causa é usarem as nossas máquinas para ganharem dinheiro, usando os nossos recursos.
Minerar, extrair minério, minar, minação, mineração, para mim é tudo a mesma treta: processamento de criptomoedas.
Esta “interessante” discussão vale o que vale…