O Firefox vai correr ainda melhor em máquinas mais antigas
O Firefox é, mesmo com o domínio do Chrome, um browser muito usado por todos os internautas. Depois de anos de domínio, acabou por perder parte do seu fulgor.
A Mozilla tem procurado dar ao Firefox novos argumentos e, para breve, irá torná-lo mais rápido e com menor consumo de recursos, especialmente em máquinas mais antigas.
Para além de querer dar as melhores performances e as melhores prestações em máquinas recentes, a Mozilla tem procurado dar uma atenção especial a uma faixa grande dos seus utilizadores que usa máquinas com menos recursos e mais antigas.
De acordo com a Mozilla, vão ser criadas novas melhorias para que o seu browser possa ser controlado de forma mais direta e que vão melhorar a performance nestas máquinas.
Tudo será concentrado num separador dedicado à performance e controlará vários aspetos. O primeiro deles é a possibilidade de desativar todas as extensões e todos os extras, através de um botão "Optimize Firefox". Claro que estes podem ser depois reativados pelo utilizador.
Depois existirá também os "Content Processes", que podem passar dos 2 para os 8, alargando o número de processos que vão ser suportados. Quantos mais forem usados, melhor será a fluidez do Firefox com os vários separadores abertos. Como resultado, o Firefox irá consumir muito mais memória.
Por fim, e pela primeira vez, o Firefox irá permitir que os utilizadores controlem os efeitos visuais dos separadores e dos menus, o que permitirá diminuir os recursos consumidos. O controlo do "page prefetching" estará também disponível, o que garantirá uma melhor performance em acessos à Internet mais lentos.
Os "Content Processes" será a primeira novidade a chegar e é esperado para a versão 55 do Firefox, o que significa que o separador Performances e todas as restantes novidades só deve chegar mais perto do final do ano.
Via: Mozilla
Este artigo tem mais de um ano
“O Firefox vai correr ainda melhor em máquinas mais antigas”
Este titulo está muito estranho!
A cada versão o Firefox só melhora, é incrível do que suas extensões são capazes, utilizo 3 browsers, Firefox, Vivaldi e o Chrome.
Na versão 57 o Firefox vai ter uma grande mudança, espero que melhore ainda mais! Mas aparentemente o lado ruim dessa mudança são as extensões que seram perdidas, agora vão ser WebExtensions, muitos desenvolvedores não vão adaptar suas extensões, então o Firefox vai perder muitas… Mais o lado bom é que vai ser compatível com as extensões do Chrome, só que o lado ruim novamente… É que as extensões do Chrome não são tão completas como as do Firefox, mas vamos ver oque vem pelo futuro, de uma coisa eu tenho certeza, atualmente o Firefox esta muito bom!
Eu não acho, esta ultima actualização noto mais lento e muitas vezes tenho site onde por simples bloqueia tenho de usar o Opera ou o Chrome, não sei o que fizeram mas piorou.
Exceptuando a administração de blogues na plataforma WordPress.org, utilizo sempre o Firefox (52.0.2) ou o Waterfox (são gémeos). O problema é que enquanto no Edge trabalho sem qualquer problema na plataforma WordPress.org, no Firefox, logo que entro no painel de administração (e quando entro), bloqueia e tenho de passar ao Edghe ou ao Ópera (44.0). Ainda gostava de saber porquê…
Há anos que utilizo o Firefox, assim como o Thunderbird. Já experimentei o Chrome e outros, mas voltei a dar preferência ao Firefox. A facilidade de uso, como por exemplo o envio por e-mail do link do URL (com mensagem pré-preenchida e sem necessidade de Copy&Paste ou extensões/plugins para isso), a quantidade e qualidade das extensões disponíveis (como um Firebug completo, extensões diversas para downloads, mesmo do YouTube, o que no Chrome exige mais procura de alternativas, etc.).
Já só uso Chrome para comparação de resultados. Parece-me ser mais nome que outra coisa, visto estar associado à Google. E ainda assim, numa fase em que programava em GWT, Google Web Toolkit, conseguia fazer melhor a depuração no Firefox que no próprio Chrome…
Interessantes novidades. Talvez volte a ele depois de um longo período de afastamento.
Alguma novidade em relação às versões ESR?
Eu vou continuar a utilizar o Google Chrome(por enquanto). A simplicidade e velocidade aos serviços do google(que utilizo muito) me ajudam bastante, e no meu computador, a velocidade de web browsing ainda é bastante rápida, sendo que por enquanto, ainda não tenho motivo de mudar. Mas ficarei atento quanto a novidades por parte do firefox, que foi um navegador que já utilizei muito no passado.
Para correr “ainda melhor” em máquinas antigas era preciso que ele já corresse bem, o que não é o caso. Versões muito antigas do Firefox correm razoavelmente bem em máquinas velhas ou pouco potentes. De há anos para cá que o Firefox nem em boas máquinas corre lá muito bem, o que ajuda a explicar a sua perda de popularidade. Tudo o que for conteúdo multimédia, então, fá-lo engasgar-se todo…
Infelizmente em máquinas antigas é precisamente onde utilizar o Firefox é quase impossível. Pelo menos em todos os computadores mais lentos onde o utilizo noto sérios problemas por causa do consumo desenfreado de memória RAM que o browser continua a não libertar de maneira alguma até que se encerre por completo o programa!
O Chrome tem alguns defeitos, mas em máquinas antigas prefiro o Chrome porque pelo menos quando se fecha uma divisória tal encerra um processo associado e assim liberta a memória reservada, algo que não acontece com o Firefox, e quando a memória reservada pelos processos do Firefox atinge os 2 GB ou parecido o browser começa a ficar super lento até bloquear por completo… e só mesmo encerrar todo o browser ou todos os processos associados do firefox é que resolve o problema.
Com redes sociais e web sites com imagens e vídeos “sem fim” rapidamente tal memória reservada é atingida e rapidamente bloqueia tudo.
E também parece que irá receber uma nova cara daqui a algum tempo:
https://mozilla.invisionapp.com/share/5ZAEYEW8M#/screens/226627633