Firefox 73: Chegou o browser dedicado a ser ainda mais modular para o utilizador
A Mozilla não tem abrandado nos seus esforços de melhorar o Firefox. A cada nova versão, este browser recolhe melhorias e novidades que o tornam ainda melhor e mais simples de usar. É uma evolução natural e que se espera.
Na mais recente versão, agora lançada, este caminho repete-se. O Firefox 73 volta a ganhar algumas melhorias e é agora dedicado a ser ainda mais modular para o utilizador.
Uma nova versão do browser da Mozilla
Para além de todo o desempenho que se pretende do Firefox, a sua casa mãe tem procurado tornar a sua interface mais simples e mais intuitiva. Os utilizadores agradecem e este browser fica mais simples de usar. Essa mudança foi principalmente reforçada no Firefox 73, de forma muito subtil.
Uma das novidades desta nova versão do browser da Mozilla está no zoom que pode ser aplicado a qualquer site. Esta deixa de ser uma opção aplicada de forma pontual e direta, para ser uma opção global. Vai dos 30% aos 300% e está nas definições.
As muitas novidades do Firefox 73
Para além disso, o zoom pode ser também aplicado apenas ao texto de uma página. Assim, qualquer outro elemento, como uma imagem, um vídeo ou qualquer outro conteúdo será mantido nas suas dimensões originais.
Outra novidade está no modo de elevado contraste. Esta opção está igualmente mais integrada com o Windows, o que permite que todos os que precisam de ajuda para visualizar conteúdos o possam fazer de forma mais simples. Na prática, é colocado um bloco de cor entre o texto e as imagens, o que facilita a leitura.
O melhor desempenho para os utilizadores
Por fim, e numa área de segurança, foi adicionado um novo fornecedor de DNS over HTTPS (DoH). Para além da Cloudflare, há agora também presente o NextDNS, para garantir esta proteção. Com o DoH, os pedidos de DNS seguem seguros sobre HTTS e deixam de poder ser visualizados ou alterados.
Há, claro, também melhorias gerais de desempenho e a correção de bugs neste browser. Esta nova versão do Firefox já está a ser distribuída pela Mozilla e pode ser procurada dentro da Ajuda, em Acerca do Firefox.
Este artigo tem mais de um ano
“O melhor desempenho para os utilizadores”. Nunca consegui encontar esse desempenho nos meus pcs com o firefox. Inlusive no Linux. Este browser é sempre um arrastão. Já experimentei vários e todos eles “se desenrascam” melhor que este.
Não tenho essa experiência. Para mim continua a ser o melhor browser.
Aqui sempre correu muito bem.
Rápido, funcional, seguro e com excelente capacidade de costumização.
Não será a tua ligação é comigo foi sempre rápido.
+1. Desde sempre que o uso e agora está melhor do que nunca (já tenho esta versão). Uso o Edge como predefinido porque este é mesmo muito muito, caso contrário não perderia nada em usar o Firefox.
E um bom browser para instalar o chrome . Após a instalação do chrome e removido de imediato pois não serve para mais nada
Também não tenho essa experiência!
Quer em casa, quer nos muitos pcs da empresa (onde só se usa Firefox…) não tem havido qualquer problema.
Nem em Windows nem em Linux (em macOS não sei)
O Browser funciona 5 estrelas e é super rápido mesmo em algumas máquinas mais antigas…
não entendo como há pessoal a queixar-se…
Já tenho esta nova versão e é um browser que sempre usei em primeiro lugar. Rápido, sem crashes, nunca tive problemas com ele. E em dark mode, ainda melhor… Mas certas ligações é que são do caraças, n’é???
Pra mim é dificil dizer, entre algo que rouba suas infos e não tem como modificar em alto nível: chrome, eu prefiro mil vezes o Firefox, lento ou não!!
A proposito, sempre mudo os about:flags
Luis, uso o Firefox a alguns anos desde a versão 70 para baixo, e nunca tive esses problemas que relatas e actualizo sempre o firefox, ah e também utilizo pelo menos 5 a 6 extensões no firefox e mesmo assim não acontece isso que relatas.
Isso deverá ser algum problema a nivel de hardware, porque aqui em casa já utilizei em vários PCs e não se arrasta como dizes, o unico que se arrasta é em pcs com processadores muitos antigos (computadores que tinham Windows XP ou Vista) com hardware desse tempo, ai já acredito que se arraste, mas mesmo assim não tenho esses problemas.
da best
O único.
The One!
the one and only
Também não tenho essa experiência!
Quer em casa, quer nos muitos pcs da empresa (onde só se usa Firefox…) não tem havido qualquer problema.
Nem em Windows nem em Linux (em macOS não sei)
O Browser funciona 5 estrelas e é super rápido mesmo em algumas máquinas mais antigas…
não entendo como há pessoal a queixar-se…
Porque se calhar nessas maquinas o firefox é pior do que outros browsers? Nem todas as máquinas funcionam da mesma forma. No meu PC o firefox é horrível comparado com o chrome, super lento.
Acredito ser mais uma questão de “Interface”… 😉
Normalmente o problema está entre o ecrã e a cadeira 😉
São as prostutas do Chrome
E o meu browser alternativo nos PCs…mas utilizo bastante e acho muito bom! Mas como navegador preferencial continuo com o “Edge”…gasta (muito!) menos recursos das máquinas (bateria,Ram,etc) e é muito bom a nível de segurança!
É exactamente a minha opção e estou bem servido.
Edge está sem qualquer duvida melhor do que Chrome… mas de longe!!!
(no entanto, para mim, o Edge é o alternativo e o Firefox o principal)
Estranho o título notícia não ser: Firefox 73: Esqueça para sempre o Microsoft Edge! 🙂
Muito bom browser. rápido, limpo e intuitivo.
É o mais independente!
Do Edge( que passou a basear-se no Chrome) e o Chrome, prefiro, de longe, o Firefox!
cada vez ke actualizam as apps ficam sem funcionar
Eu gosto do Firefox. Acho o Chrome e o Opera dois excelentes navegadores e os utilizo para algumas atividades, mas uso principalmente o Firefox.