O Firefox 66 para Android ficará ainda mais poderoso
A próxima grande atualização para o navegador ou browser Firefox para dispositivos móveis Android incluirá uma poderosa ferramenta. Tal como no Google Chrome, a reprodução automática de vídeo ou áudio no browser será silenciada.
Até ao momento, a reprodução de conteúdos multimédia começava imediatamente, algo que pode revelar-se uma distração ou, simplesmente, um incómodo para o utilizador final.
Agora, através do seu blog oficial, a Mozilla fez saber que a partir do Firefox 66, inicialmente para Android, isto mudará. Todo o vídeo com som cuja reprodução comece automaticamente será bloqueado pelo navegador.
O Firefox 66 da Mozila vai diminuir as distrações no seu Android
A medida pretende evitar a reprodução espontânea de som intrusivo, distrativo ou simplesmente demasiado alto. Com a chegada da versão Firefox 66, tal como a própria Mozilla o coloca, isto chegará ao fim.
Trata-se de uma característica também presente no Google Chrome, bem como em outros navegadores alternativos. Agora, a equipa da Mozilla está a trabalhar para entregar, numa primeira fase, aos desenvolvedores, um novo HTMLMediaElement API.
Este API permitirá contornar o bloqueio do browser, tendo os desenvolvedores que ajudar o volume de reprodução para que este não seja demasiado elevado, bem como outros parâmetros.
Ainda assim, a sua reprodução só começará quando o utilizador final der a sua permissão, ao clicar num botão apresentado. Desta forma, a Mozilla apresenta uma solução para os desenvolvedores, salvaguardando sempre os interesses do utilizador final.
Esta solução também está presente no Google Chrome
Mais uma vez, trata-se de uma implementação similar à que assistimos no Google Chrome, um dos principais rivais e alternativas ao Firefox. Com vários parâmetros a poderem ser ajustados pelos desenvolvedores, mas a última palavra (na reprodução ou não de conteúdos), a caber ao utilizador.
Por fim, estas medidas começará a chegar aos utilizadores a partir do dia 19 de março de 2019. Aí, comerá a distribuição geral do Firefox 66 para dispositivos móveis Android.
Posteriormente, estas mesmas ferramentas chegarão à versão para computadores (desktop) do Firefox. Em ambos os casos, o conteúdo poderá continuar a ser reproduzido automaticamente, se o utilizador assim o desejar e podendo mudar esta predefinição a qualquer momento.
E você, utiliza o Firefox, o Google Chrome ou outro navegador no seu Android?
Este artigo tem mais de um ano
Eu utilizo o Samsung Web Brownser em todos os meus Android. Para mim é o equivalente no Android ao EDGE no Windows, ou seja, um browser leve, muito rápido e fluído e com “night mode” e tem as funcionalidades que uso, nem mais, nem menos. No Windows uso o EDGE porque é bastante bom, especialmente em modo tablet / touch / full screen. Para sincronizar os bookmarks ou para algo excepcional tenho o Firefox no Windows e Android mas raramente uso; Chrome nao tenho/uso.
+1
Eu utilizo o Firefox por uma questão de costume e gosto, desde seu predecessor o netscape
No Android:
Uso o Samsung Web Browser porque é leve e rápido e tem night mode.
Mas muitas vezes uso o Firefox para Android porque tenho instalados add ons muito importantes, um deles permite-me ouvir playlists de youtube com o screen off.
No Android, utilizo o Brave. O Firefox é um pouquinho lento demais. Em contrapartida, no meu Mac, é o Firefox
Que tem o safari de inferior? (Não tenho Mac, pergunto por informação, )
mas é que ninguém falou do safari. e ninguém falou que é inferior. o gajo só disse que usava firefox no mac.
Quando é que os containers do Firefox chegam ao Android?
Impressionante. O artigo trata de Mozilla Firefox entretanto cita 5 vezes o Google Chrome com um subtitulo em negrito e o link para outro artigo direciona para o lançamento do…. Google Chrome 72.
Não sou defensor de um nem de outro mas todas as referências ao browser Google poderia ter sido sintetizadas num único paragrafo no fim do texto.
Este tipo de problema é algo que já observei em outros artigos.