Firefox 58 chega mais cedo e mais rápido e seguro que o Quantum
A abordagem da Mozilla para o seu browser mudar nos últimos anos. Deixámos de ter um Firefox estanque, pesado e pouco adaptado para ter agora uma versão cada vez mais rápida e modular.
O Quantum foi uma reinvenção do Firefox, tornando-o finalmente capaz de competir com a concorrência de forma direta. Chega agora o Firefox 58, ainda mais rápido e com melhorias significativas na segurança.
Quando o Quantum chegou, a Mozilla mostrou que ainda é capaz de reinventar o seu browser e adaptar-se ao que o mercado procura e a concorrência oferece. Mais do que a sua rapidez, o Firefox 57 mostrou ser modular e sempre capaz de dar respostas ao que lhe é exigido.
Um Firefox ainda mais rápido
Esta nova versão, que chegou até antes do tempo, segue esta linha e torna-se ainda mais rápido, tudo graças a duas mudanças no WebAssembly, uma tecnologia que a Mozilla diz ir alterar completamente a Internet.
Aqui dentro encontramos a compilação em fluxo (streaming compilation) e o compilador de duas camadas (two-tiered compiler). Estes dois elementos combinados conseguem compilar código à medida que este é recebido da Internet e de forma muito mais célere, resultando numa apresentação de páginas mais eficiente e rápida.
Um Firefox ainda mais seguro
Esta nova versão traz também uma atualização de código que o torna imune ao Meltdown e ao Spectre, os problemas que se sabem estar presente na quase totalidade dos processadores recentes.
Este código já tinha sido lançado numa atualização da versão 57, mas agora passa a estar ativa por omissão. A Mozilla alerta, no entanto, que em processadores Intel Broadwell-U com micro código mais antigo podem acontecer problemas.
Esta nova versão traz ainda o bloqueio do downgrade de perfis para versões mais antigas, obrigando agora à utilização de novos perfis.
Sabe-se que o Firefox 58 vai ser oficialmente apresentado na próxima terça-feira, dia 23. No entanto, e como é até habitual na Mozilla, esta versão chegou mais cedo e está já disponível nos seus servidores, tanto para Windows, Linux ou macOS.
A Mozilla irá lançar a atualização automática nessa data, mas os que quiserem testar já as novidades, podem descarregar a sua versão e instalar.
O caminho do Firefox está traçado e em breve este browser deverá voltar a ganhar mercado, apenas fruto das melhorias que estão a ser criadas pela Mozilla.
Conheça em detalhe o novo Firefox Quantum
Este artigo tem mais de um ano
Firefox a reinar, não me venham com tretas. Firefox está a apostar forte e feio, e claramente tem feito boas e excelentes mudanças! Só não vê, quem não quer.
Só tenho a recomendar, 5*
No meu caso, não deixou abrir o Google. Desinstalei e reinstalei o anterior e, talvez por defeito, o problema persiste. Estranho!…
Isso só acontece a ti, a mim não.
SEC_ERROR_UNKNOWN_ISSUER
Não sei como foi traduzido para português: preferências -> privacidade e segurança -> consulta servidores OCSP <— desabilita.
Fizestes o Download em PT para onde está direcionado o link , do que estavas à espera. Volta a instalar do link abaixo e escolhes a língua do teu agrado. https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/58.0/win64/
Possivelmente o meu computador não está adaptado …
Tao todos mais rápidos
Para mim está a funcionar muito bem tanto no Windows como no Archlinux.
Já a bombar no PC e sem problemas… Para mim o melhor navegador, sendo por isso a minha escolha há muito tempo!
Os browsers deviam apostar era em bloquear popups e dar mais segurança ao utilizador, não tem jeito nenhum um utilizador clicar em um link e abrirem-se 50 mil janelas ou mesmo abrir um site e dps ser quase impossível de retroceder os browsers ainda fazem mt coisa sem o consentimento do utilizador. ja agora uso o firefox com addons principalmente bloqueadores de publicidade. e a nivel de rapidez nao tenho razoes de queixa.
Ao bloquearem pop-ups a 100% vários sites morrem devido a falta de rentabilização. Por tanto é uma má ideia. A não ser que claro que queiras que eles ponham dos bolsos deles.
E claro e a não ser que tudo o que seja open-source e viva da Pub e doações, sejam código fechado e onde tenhas de pagar uma mensalidade!
Ai o choro, era enorme não era!?
Não necessariamente, há publicidade sem ser intrusiva, por exemplo a do Facebook ou YouTube. Se não me engano o Adblock que a Google está a desenvolver funciona com base nisso. Se a publicidade for intrusiva bloqueia toda a publicidade daquela página, se não for mostra…
Publicidade não intrusiva no Youtube?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
“em processadores Intel Broadwell-U com micro código mais antigo podem acontecer problemas” oi?
Broadwell é de 5a geração. Falam desse em específico só ou esse e mais antigos podem dar problemas? Haswell, etc
Atenção que quem é antigo é o micro código e não os processadores.
A minha pergunta é: o micro código dessa geração E das mais antigas (Haswell e arquitetura mais antigas, que óbvio tem micro código mais antigo ainda) podem ter problemas? Não entendi como podem ter se o resto do software nunca teve …
Deverá ter a ver com a atualização do micro código para corrigir os problemas do Meltdown e Spectre.
A informação é da Mozilla e o “antigo” deverá estar relacionado com o pré-atualização.
O melhor ! Caso haja blue screen ou tenhamos que desligar o computador forçadamente o Firefox recupera SEMPRE as sessões, ao contrário do Chrome onde já perdi muita sessões apesar de clicar no Restauro da mesma às vezes não restaura nada, ridiculo e triste ser assim !
Tenho que mudar para o Firefox em definitivo.
Uso o Firefox e o Edge.
Pode até ser do meu velho PC, mas o Edge abre mais rápido que o Firefox, mesmo a abrir as mesmas paginas web.
Banzai, Linux/Gnu, Debian Gnome and Firefox. A essência do open.s. software.
FF esta cada vez melhor… gosto do “rumo ” que está a ser seguido. TK google and MS.
Fui usuário fiel até mesmo em tempos escuros nas versões 40~50, não vai ser agora que mudarei! Continue o bom trabalho mozilla, a internet precisa de vocês!