Firefox 4 RC1 – O principio do novo conceito de Internet
O Firefox está vivo e de boa saúde. A prova disso são as recentes novidades sobre versões futuras que a Mozilla pretende lançar ainda este ano e é também a versão mais recente do Firefox, a 4 RC1.
Esta nova versão, que apareceu disponível nos night builds, é mais um passo rumo à versão final, o que deve estar por dias. São os testes finais para o amadurecimento completo de um browser que tarda a ganhar a maturidade.
Esta nova versão traz algumas novidades ao nível do interface, o que já vinha sendo seguido nas versões Beta, anteriormente disponibilizadas. Foi focado um ponto muito importante e que é reconhecido ao Firefox, falamos da estabilidade. A separação dos processos dentro do próprio browser permite que em caso de problemas num separador, este seja removido, sem afectar o desempenho global do browser.
Na mesma linha do que os restantes browsers apresentam, também a Mozilla investiu na utilização da aceleração por hardware para que o seu browser tenha um comportamento mais rico e faça uso pleno do hardware onde corre os conteúdos que a Internet lhe oferece. Aplicações web, jogos e conteúdos multimédia passam agora a ser apresentados com maior fluidez.
Conforme tínhamos já referido em versões anteriores, o Firefox 4 RC1 potencia um desempenho melhorado de JavaScript, graças à nova versão do motor de JavaScript Nitro (motor já utilizado pelo Safari), ao qual a Mozilla deu o nome de JagerMonkey. Estas alterações foram essenciais para contornar um problema encontrado no anterior motor de JavaScript, o TraceMonkey. Basicamente, o JagerMonkey continua a descodificar JavaScript a partir do Trace, mas recorre ao Nitro para terminar a tradução após confronto com problemas de conversão. Este ajuste potenciou um aumento de desempenho de certa de 30% em sistemas operativos de 32bits, enquanto nos sistemas de 64bits este aumento foi de 45%.
Foi ainda continuado o desenvolvimento e adaptação deste browser para dar suporte às mais recentes tecnologias que estão a surgir na Internet. O suporte para HTML5, WebGL e outros standards estão garantidos e foram melhorados.
Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Firefox 4.0 RC1 pt-pt | pt-br | eng-us [12.0MB] Download [mac]: Firefox 4.0 RC1 pt-pt | pt-br | eng-us [27.0MB] Download [linux]: Firefox 4.0 RC1 pt-pt | pt-br | eng-us [13MB] Homepage: Firefox
Este artigo tem mais de um ano
Já estou a usar a RC1 desde Sexta, dia em apareceu no FTP da Mozilla, e estou muito satisfeito com ele, conseguiu melhorar em termos de tempo de arranque do programa e na abertura dos sites, apesar de ter realizado um bench (http://bit.ly/f03yAZ) e ter tido quase metade dos pontos do Chrome, 4700 e qualquer coisa contra 7000 e tal do browser da Google. Penso que para a maioria dos utilizadores será irrelevante, agora uma coisa é certa se as pessoas repararem bem o Chrome tem sempre um maior consumo de RAM ao contrário desta RC1, e espero que ainda melhorem mais esta parte, ou seja, no conjunto de vantagens e desvantagens penso que a Mozilla acertou no final de tantos atrasos e betas. Falta aqui dizer que antes utilizava o Chrome, versão estável, mas havia sempre algo que não garantia essa mesma estabilidade ao navegar pela rede. Só espero que o Firefox 5 saía ainda este ano como previsto para diminuir o avanço que a Google alcançou com o impasse da Mozilla durante o desenvolvimento deste Firefox.
Eu tive cerca de 3 meses com o Chrome, e de facto é bem mais veloz q o FF4beta que tinha na altura, seja na utilização ocasional, seja nos testes de benchmarks. A cerca de 1a semana voltei ao FF4 desta vez beta12 e cont mais lento que o Chrome, mas vou cont com ele (FF), pq a meu ver só perde mm na velocidade, apesar de ser um factor bastante importante.
As melhorias referidas no artigo são a respeito do “JavaScript Nitro” etc são a respeito do beta 12 p o RC1 ou do FF3 para o FF4?
Já não consegue competir…
linguagem Java? in “…Basicamente, o JagerMonkey continua a descodificar a linguagem Java a partir do Trace,…”
Javascript completamente diferente de Java
opera rules!!!!!!!
O opera é o melhor
E até parece muito mesmo com o Opera.
X2
A interface está idêntica o Opera 11, até os botões de navegação, pesquisa e home.
O Chrome já está muito mais à frente, só ainda peca pela quantidade e qualidade de alguns plugins mas isto está a ser melhorado de forma substancial, em termos de inovações, fiabilidade e velocidade o Chrome está a portar-se muito muito bem. Como web developer continuo a ter todos os browsers instalados mas o Firefox para abrir, por amor de deus… o Chrome é outra história.
Em termos de arranque esta versão RC1, tal como a prebeta 13, estão muito rápidas ficando ao mesmo nível do Chrome…
Exactamente.
E se tiveres atento ao “backstage” de desenvolvimento do Chrome, reparas que muitas API’s estão em desenvolvimento, o que significa que dentro de pouco tempo será possível fazer muito mais (no about:flags existe mesmo um item que activa API’s experimentais).
O que acontece é que o Firefox já tem todas estas API’s feitas. No entanto, eu acredito que as API’s do Firefox estão obsoletas, é fácil de ver isso pois basta ter umas 20 extensões para o browser ficar insuportavelmente lento…
Em termos de rapidez e segurança o Sr. Google Chrome vai muito á frente, mas o FF estará sempre instalado ^_^’
Boas
agora tenho usado Opera 11, e tambem o Firefox 4 RC, diria que um dos 2 copiou o outro pois as 2 interfaces estão igualzinhas, ainda assim noto que o Opera ainda precisa melhorar alguns aspectos, pormenores mas que fazem a diferença.
De resto o ópera é muito leve a carregar páginas, mais rápido que o Firefox.
Outro que uso também constantemente no portátil é o Chrome, para mim continua a estar no topo das minhas preferências.
Para mim o Chrome é fantástico. Pesquisa directamente na barra de endereços e páginas com o “Google Instantâneo”
O Firefox é bom, isso ninguém o tira, mas agora deu a moda para copiarem a interface do chrome né?
Para mim o chrome tem ainda uns trunfos na manga e esses estão a vista de todos para quem os quer usar para a sua produtividade.
Como o firefox, está muito emcimentado nas suas “apps” porque, foi o browser que mais cedo apostou nessa vertente. Se virmos a evolução dos browser’s Chrome, firefox, Opera e Safari, vemos que o chrome sofreu mais inovações em menos tempo do que os seus rivais.
Mas o firefox, nao deixa de ser um produto confiável a nivel de utilização e segurança, mas quero deixar bem claro que tem o chrome não está mal servido, muito bem servido aliás 😉
Bon’s post’s pplware 😉
Muito bem servido mesmo =D
FF 4 “Pesquisa directamente na barra de endereços e páginas” check
“O Firefox é bom, isso ninguém o tira, mas agora deu a moda para copiarem a interface do chrome” Do Chrome?! Voces já viram o Opera 10… acho melhor verem realmente… Pensar q browsers como o Chrome ou o Firefox tem ideias sozinhos é são ingénuo.
Aproveito este post para meter uma dúvida.
O flash no meu firefox está a dar-me alguns problemas. Sempre que tento abrir um video no youtube, aparece-me uma imagem a dizer que plugin Adobe flash teve um erro. Já desinstalei o flash e voltei a instalar, mas o problema mantém-se.
Obrigado
versão do firefox
versão do plug-in flash
e sistema operativo
e o procedimento que efectuaste para desinstalar o plug-in
podem ajudar a teres uma resposta mais precisa 🙂
“O principio do novo conceito de Internet” ?
Lol?
Conceito de Internet?
Mais novo conceito de Browser que na verdade é mesmo firefox com cara lavada aka GoogleFireFoxChrome.
Não dará para trocar os sepadores abertos para de baixo da barra de endereço como no ff 3?
Botão direito na toolbar e tiras o visto na opção “Separadores no Topo”
Sim, dá!
Eu nao tenho a certeza da posicao da opcao, mas acho que está em Firefox>Opçoes>Separadores em baixo
Eu desde cedo que fui utilizados do Firefox e não conseguia mudar por nada. Tentei vários, mas o FF era mesmo o melhor. Mais rápido, mais seguro e extremamente versátil. Quando o Chrome saiu, testei e gostei, mas faltavam os complementos, por isso mantive-me fiel.
Agora com os plugins (e mesmo faltando alguns) o Chrome é o meu browser de eleição. É rápido, simples e versátil. Tenho tudo o que preciso à mão e melhor, não preciso de codecs, e addons para ler o que aparece em todos os sites. É instalar e começar a navegar.
Até nas instalações base que faço para os clientes uso agora Chrome em vez do FF que instalava. É simples a razão para o fazer, o cliente final não gosta de ver constantemente actualizações. Gosta de ter a ferramenta e apenas saber que tem a última versão.
Vou testar esta versão do FF como é claro, mas dificilmente vou trocar.
Exactamente como eu…
É possível instalar o RC1 por cima do 3.* sem que se perca os dados e definições anteriores, como sejam passwords, extras, marcadores…?
Sim, em principio não perdes nada.
O firefox guarda as extensoes e outros dados personalizados nas directorias do utilizador, depois a parte dos executaveis na directoria da raiz do disco na pasta dos programas, quando instalas uma versão em desenvolvimento ele apenas instala os executaveis noutra directoria dessa directoria programas e ao ser executado vai buscar as definições na pasta do utilizador, se não existirem incompatibilidades as extensões e outras personalizações funcionam na nova versao. Este sistema tem a vantagem de manter os executaveis da versão anterior e mesmo que se desinstale a versao em desenvolvimento continua tudo como dantes desde que na desinstalação não se mande apagar as personalizações.
Deixando os testes no Peacekeeper de lado, eu acho este Firefox 4 muito rápido, assim como a suavização do deslocamento de pagina é notável.
O Chrome é um grande browser, não há qualquer duvida. Mas este Firefox convenceu-me.
Pelo menos aqui no MAC OS…
O Beta 12 não actualiza para o RC1? =/
Estes são candidatas para RC1 e não a RC1 final… Deve actualizar quando sair, penso eu.
Off Topic:
Todos os dias recebo várias Newsletters de Sites com as notícias do dia por e-mail.
Para quando uma Newsletter diária do PplWare?
Obrigado
sim + um voto a favor ^_^’ por exemplo “o melhor da semana”.
Obrigado,
X3
rss feeds?!
Pois, e também podiam fornecer as notícias inteiras nos feeds, porque é uma chatice ter que abrir o browser do telemóvel/tablet para ir ver as notícias, só porque elas são cortadas logo no início, para “obrigar” a visitar o site.
Por isso, sempre que tenho actualizações do Feed do pplware, já não vou ver.
A meu ver, quem vem ver o site do pplware, e tem os feeds subscritos, continuará a visitar o site na mesma, ocasionalmente. A “obrigação” de ter que o visitar para ler as notícias, pode ter o efeito contrário.
Eu também tinha esse problema quando comecei a usar os feeds no ipod, mas tens bom remedio; há imensos serviços de feeds que pegam num link normal de rss e transformam-no num novo mas com os posts completos.
O que uso é este:
http://fivefilters.org/content-only/
Basta dares o link e carregares em ‘create feed’.
cumps!
Obrigado pela dica, mas acho que talvez não estejas a perceber. Eu estou no telemóvel a visitar o site. Vou instalar isso como e para quê? Eu tenho vários feeds subscritos e a maioria deles apresenta a notícia completa, sem ter que ir ao browser ler. Leio tudo a partir do Pulse Reader (Android). Acho que é desnecessário ter que ir ao browser ver uma notícia, quando ela podia ser perfeitamente disponibilizada na totalidade, mas não sou eu que “comando” aqui as coisas, portanto 🙂
Tu é que nao estas a perceber o que eu disse.
No site que indiquei, dás o feed do pplware ou de outro lado qualquer que nao tenha full text, e ele devolve te um link de rss feed com texto completo. Tão simples como isso.
percebeste agora?
secalhar é melhor dar um exemplo:
feed normal:
https://pplware.sapo.pt/feed/
feed completo:
http://fivefilters.org/content-only/makefulltextfeed.php?url=pplware.sapo.pt%2Ffeed%2F&max=3
cumps
:fez-se luz:
Aaaaaaahhhhhhhh, então é só adicionar depois esse link e ele vai buscar as histórias todas?
yep.. pretty much
Mas quais feeds, pá …
Eu quero é um email diário do PplWare e mai nada !!!
Vivá Luta, pá !!!
Com esse tipo de atitude não vais a lado nenhum. Queres por email e não queres usar uma aplicação de feeds tens bom remedio.. tens muitos serviços que te enviam rss para o mail.
Não te preocupes com a minha atitude. Pelo menos alguém a tem.
Aproveita e cria o teu prório “Off Topic”.
Para mim, continua a ser o meu browser de eleição..No entanto às vezes já dou uma saltada ao Chrome 🙂
para mim eu prefiro esperar pela versão final porque tem ainda alguns bugs e não convém
ainda tá em fase de construção
🙂
tens um blog muito engraçado nada parecido com o pplware, é que nada a ver
LOL
explicam à gente ?
Copia integral dos artigos do PW…
E dos 4 ke vi nada de fontes xD
Mas pode me ter escapado.
Até a tag copiaram x]
Marco se continuares a copiar os nossos artigos e a explorar publicidade para teu beneficio… vamos ter de agir, não gostarias certamente de ter alguém pendurado no teu trabalho.
Olha que a malta do jurídico do Sapo não são nada meigos… mas tu vê lá a tua vida. Quem avisa amigo é!
Não é por nada, mas até tinha a ideia que tinha lido no pplware um artigo sobre como recuperar um telemóvel da água, e que também está no suposto blog.
Mas pplware é pplware. 😀
Já uso esta o FF 4 deste a primeira versão beta, só que de vez em quando dava um saltinho ao 3 devido a certos problemas por ainda ser beta.
Ultimamente isso não tem acontecido, hoje actualizei da versão beta 12 para a 1RC e vejo um grande mudança a nível de aparência e na estabilidade.
Em termos de aparência, falo nos separadores que agora estão mais “quadrados” antes eram mais “redondinhos” o que era mais bonito.
Espero que seja a demora de me acostumar porque não pretendo mudar.
Passei do Opera 11 para o IE9, não quero mais nada!
Isso é andar de cavalo para burro.
lol
cmps
Já andava a usar as betas à algum tempo, e encontro-me actualmente com a rc1. No entanto no artigo indica que esta versão já possui ‘one process per tab’, e tal não se verifica… pensava que era desta mas parece que não.. é melhor corrigirem.
cumps
Quais são os resultados do FF4 no html5test.com? Menos que 200 é mau. Menos que 150 é muito mau.
Aki deu 255.
Mais 9 de bónus lol
Isso é muito bom.
O Chrome 9.0.597.127 vai em 282, por isso está a aproximar-se a passos largos.
O Chrome 11.0.686.3 dev fez 293.
Sim, mas esse é um browser ainda em fase de testes, não contará como versão estável 🙂 Ainda assim, 293 é mesmo excelente.
255 + 9 pontos de bónus.
Em relação a aceleração por hardware ainda não tive experiencia como o IE9 RC, um video existente em 4k no Youtube foi o unico browser que consegui no meu pc por a dar entre 24/26fps sem dropped frames 😉
https://www.youtube.com/watch?v=N0m1XmvBey8
Com esta config.
Intel i3 540@3.7Ghz
4GB RAM DDR3 1600MHZ
EVGA GTS 450 FPB
Gigabyte P55-US3L
http://i54.tinypic.com/dlqr1w.jpg
0 (zero) drops em FF4-Beta 12 e com uma maquina inferior a essa
Q9550 @ stock
4GB Ram @ 1066
ASUS GTX 275
ASUS P5Q3
Sorry!… 😉
Com um quad core e é iferior?? lol
Eu ia jurar que o mais importante seria o GPU porque a inovação na aceleração do browser vem da utilização deste na ajuda ao rendering.
Mas se achas que não, quem sou eu para contrariar… 🙂
O video que realcei, usao o GPU e CPU, senão fazes o testes e podes comprovar o que te digo 😉
Ele usa um quade core para um dual core e o GPU dele tams mais CUDA e mais Memory Bandwidth que o meu…para não falar que é 128bits para 448 bits.
usa*
quad core*
tem*
Ah e para não falar que ele fez o teste em 1080p e eu fiz em 4K 😉
Não te incomodes mais porque desliguei assim que te começastes a referir a mim como o “ele”…
Deixa lá, acontece aos melhores 😉
Não escrevo só num local, às vezes dá para confundir nick e nomes usados 😐
O que é que a aceleração por GPU dos browsers tem haver com o Flash?!
O Flash é um plugin separado do browser, a aceleração por GPU é feita pelo plugin… ou seja, em nada irá modificar se o browser tem aceleração por GPU ou não!
Essa aceleração do browser é para tudo o que o browser consegue renderizar directamente! Como é o exemplo do HTML5…
Para quem quiser a barra de endereços igual ao chrome é só instalar o Add-on “Omnibar”
https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/omnibar/
Cumps 🙂
ja nao vejo motivos para qual usar o firefox.
chrome rules.
concordo. Mais leve e mais eficaz.
Estou testando aqui, e realmente parece que o arranque está mais rápido.
boas..
para mim opera ou firefox sem duvida alguma…
cmps