PplWare Mobile

Firefox 4 RC1 – O principio do novo conceito de Internet


Apaixonado por tecnologia, encontro no Pplware a forma ideal de mostrar aos outros os meus conhecimentos e de partilhar tudo o que me interessa neste intrincado universo

Destaques PPLWARE

  1. bolota says:

    Já estou a usar a RC1 desde Sexta, dia em apareceu no FTP da Mozilla, e estou muito satisfeito com ele, conseguiu melhorar em termos de tempo de arranque do programa e na abertura dos sites, apesar de ter realizado um bench (http://bit.ly/f03yAZ) e ter tido quase metade dos pontos do Chrome, 4700 e qualquer coisa contra 7000 e tal do browser da Google. Penso que para a maioria dos utilizadores será irrelevante, agora uma coisa é certa se as pessoas repararem bem o Chrome tem sempre um maior consumo de RAM ao contrário desta RC1, e espero que ainda melhorem mais esta parte, ou seja, no conjunto de vantagens e desvantagens penso que a Mozilla acertou no final de tantos atrasos e betas. Falta aqui dizer que antes utilizava o Chrome, versão estável, mas havia sempre algo que não garantia essa mesma estabilidade ao navegar pela rede. Só espero que o Firefox 5 saía ainda este ano como previsto para diminuir o avanço que a Google alcançou com o impasse da Mozilla durante o desenvolvimento deste Firefox.

  2. Rui "ALL" Sousa says:

    Eu tive cerca de 3 meses com o Chrome, e de facto é bem mais veloz q o FF4beta que tinha na altura, seja na utilização ocasional, seja nos testes de benchmarks. A cerca de 1a semana voltei ao FF4 desta vez beta12 e cont mais lento que o Chrome, mas vou cont com ele (FF), pq a meu ver só perde mm na velocidade, apesar de ser um factor bastante importante.

    As melhorias referidas no artigo são a respeito do “JavaScript Nitro” etc são a respeito do beta 12 p o RC1 ou do FF3 para o FF4?

  3. João José says:

    Já não consegue competir…

  4. lucalzada says:

    linguagem Java? in “…Basicamente, o JagerMonkey continua a descodificar a linguagem Java a partir do Trace,…”

    Javascript completamente diferente de Java

  5. anonimo says:

    opera rules!!!!!!!

  6. anonimo says:

    O opera é o melhor

  7. César Couto says:

    O Chrome já está muito mais à frente, só ainda peca pela quantidade e qualidade de alguns plugins mas isto está a ser melhorado de forma substancial, em termos de inovações, fiabilidade e velocidade o Chrome está a portar-se muito muito bem. Como web developer continuo a ter todos os browsers instalados mas o Firefox para abrir, por amor de deus… o Chrome é outra história.

    • bolota says:

      Em termos de arranque esta versão RC1, tal como a prebeta 13, estão muito rápidas ficando ao mesmo nível do Chrome…

    • Emannxx says:

      Exactamente.

      E se tiveres atento ao “backstage” de desenvolvimento do Chrome, reparas que muitas API’s estão em desenvolvimento, o que significa que dentro de pouco tempo será possível fazer muito mais (no about:flags existe mesmo um item que activa API’s experimentais).

      O que acontece é que o Firefox já tem todas estas API’s feitas. No entanto, eu acredito que as API’s do Firefox estão obsoletas, é fácil de ver isso pois basta ter umas 20 extensões para o browser ficar insuportavelmente lento…

  8. José Luís says:

    Em termos de rapidez e segurança o Sr. Google Chrome vai muito á frente, mas o FF estará sempre instalado ^_^’

  9. Lopes says:

    Boas
    agora tenho usado Opera 11, e tambem o Firefox 4 RC, diria que um dos 2 copiou o outro pois as 2 interfaces estão igualzinhas, ainda assim noto que o Opera ainda precisa melhorar alguns aspectos, pormenores mas que fazem a diferença.

    De resto o ópera é muito leve a carregar páginas, mais rápido que o Firefox.

    Outro que uso também constantemente no portátil é o Chrome, para mim continua a estar no topo das minhas preferências.

  10. Jorge Castro says:

    Para mim o Chrome é fantástico. Pesquisa directamente na barra de endereços e páginas com o “Google Instantâneo”
    O Firefox é bom, isso ninguém o tira, mas agora deu a moda para copiarem a interface do chrome né?
    Para mim o chrome tem ainda uns trunfos na manga e esses estão a vista de todos para quem os quer usar para a sua produtividade.

    Como o firefox, está muito emcimentado nas suas “apps” porque, foi o browser que mais cedo apostou nessa vertente. Se virmos a evolução dos browser’s Chrome, firefox, Opera e Safari, vemos que o chrome sofreu mais inovações em menos tempo do que os seus rivais.

    Mas o firefox, nao deixa de ser um produto confiável a nivel de utilização e segurança, mas quero deixar bem claro que tem o chrome não está mal servido, muito bem servido aliás 😉

    Bon’s post’s pplware 😉

    • Emannxx says:

      Muito bem servido mesmo =D

    • Rui "ALL" Sousa says:

      FF 4 “Pesquisa directamente na barra de endereços e páginas” check

      “O Firefox é bom, isso ninguém o tira, mas agora deu a moda para copiarem a interface do chrome” Do Chrome?! Voces já viram o Opera 10… acho melhor verem realmente… Pensar q browsers como o Chrome ou o Firefox tem ideias sozinhos é são ingénuo.

  11. João says:

    Aproveito este post para meter uma dúvida.

    O flash no meu firefox está a dar-me alguns problemas. Sempre que tento abrir um video no youtube, aparece-me uma imagem a dizer que plugin Adobe flash teve um erro. Já desinstalei o flash e voltei a instalar, mas o problema mantém-se.

    Obrigado

    • alftuga says:

      versão do firefox
      versão do plug-in flash
      e sistema operativo
      e o procedimento que efectuaste para desinstalar o plug-in
      podem ajudar a teres uma resposta mais precisa 🙂

  12. RicardoResende says:

    “O principio do novo conceito de Internet” ?

    Lol?

    Conceito de Internet?
    Mais novo conceito de Browser que na verdade é mesmo firefox com cara lavada aka GoogleFireFoxChrome.

  13. Ricardo says:

    Não dará para trocar os sepadores abertos para de baixo da barra de endereço como no ff 3?

  14. Amadorjp says:

    Eu desde cedo que fui utilizados do Firefox e não conseguia mudar por nada. Tentei vários, mas o FF era mesmo o melhor. Mais rápido, mais seguro e extremamente versátil. Quando o Chrome saiu, testei e gostei, mas faltavam os complementos, por isso mantive-me fiel.
    Agora com os plugins (e mesmo faltando alguns) o Chrome é o meu browser de eleição. É rápido, simples e versátil. Tenho tudo o que preciso à mão e melhor, não preciso de codecs, e addons para ler o que aparece em todos os sites. É instalar e começar a navegar.
    Até nas instalações base que faço para os clientes uso agora Chrome em vez do FF que instalava. É simples a razão para o fazer, o cliente final não gosta de ver constantemente actualizações. Gosta de ter a ferramenta e apenas saber que tem a última versão.

    Vou testar esta versão do FF como é claro, mas dificilmente vou trocar.

  15. nfvp says:

    É possível instalar o RC1 por cima do 3.* sem que se perca os dados e definições anteriores, como sejam passwords, extras, marcadores…?

    • Emannxx says:

      Sim, em principio não perdes nada.

    • J Pedro says:

      O firefox guarda as extensoes e outros dados personalizados nas directorias do utilizador, depois a parte dos executaveis na directoria da raiz do disco na pasta dos programas, quando instalas uma versão em desenvolvimento ele apenas instala os executaveis noutra directoria dessa directoria programas e ao ser executado vai buscar as definições na pasta do utilizador, se não existirem incompatibilidades as extensões e outras personalizações funcionam na nova versao. Este sistema tem a vantagem de manter os executaveis da versão anterior e mesmo que se desinstale a versao em desenvolvimento continua tudo como dantes desde que na desinstalação não se mande apagar as personalizações.

  16. MiguelPipe says:

    Deixando os testes no Peacekeeper de lado, eu acho este Firefox 4 muito rápido, assim como a suavização do deslocamento de pagina é notável.
    O Chrome é um grande browser, não há qualquer duvida. Mas este Firefox convenceu-me.
    Pelo menos aqui no MAC OS…

  17. Ricardo says:

    O Beta 12 não actualiza para o RC1? =/

  18. Vox says:

    Off Topic:

    Todos os dias recebo várias Newsletters de Sites com as notícias do dia por e-mail.

    Para quando uma Newsletter diária do PplWare?

    Obrigado

    • José Luís says:

      sim + um voto a favor ^_^’ por exemplo “o melhor da semana”.

      Obrigado,

    • Guilherme de Sousa says:

      rss feeds?!

    • João Dias says:

      Pois, e também podiam fornecer as notícias inteiras nos feeds, porque é uma chatice ter que abrir o browser do telemóvel/tablet para ir ver as notícias, só porque elas são cortadas logo no início, para “obrigar” a visitar o site.

      Por isso, sempre que tenho actualizações do Feed do pplware, já não vou ver.

      A meu ver, quem vem ver o site do pplware, e tem os feeds subscritos, continuará a visitar o site na mesma, ocasionalmente. A “obrigação” de ter que o visitar para ler as notícias, pode ter o efeito contrário.

      • Guilherme de Sousa says:

        Eu também tinha esse problema quando comecei a usar os feeds no ipod, mas tens bom remedio; há imensos serviços de feeds que pegam num link normal de rss e transformam-no num novo mas com os posts completos.

        O que uso é este:
        http://fivefilters.org/content-only/

        Basta dares o link e carregares em ‘create feed’.

        cumps!

        • João Dias says:

          Obrigado pela dica, mas acho que talvez não estejas a perceber. Eu estou no telemóvel a visitar o site. Vou instalar isso como e para quê? Eu tenho vários feeds subscritos e a maioria deles apresenta a notícia completa, sem ter que ir ao browser ler. Leio tudo a partir do Pulse Reader (Android). Acho que é desnecessário ter que ir ao browser ver uma notícia, quando ela podia ser perfeitamente disponibilizada na totalidade, mas não sou eu que “comando” aqui as coisas, portanto 🙂

      • Vox says:

        Mas quais feeds, pá …
        Eu quero é um email diário do PplWare e mai nada !!!

        Vivá Luta, pá !!!

        • Guilherme de Sousa says:

          Com esse tipo de atitude não vais a lado nenhum. Queres por email e não queres usar uma aplicação de feeds tens bom remedio.. tens muitos serviços que te enviam rss para o mail.

          • Vox says:

            Não te preocupes com a minha atitude. Pelo menos alguém a tem.

            Aproveita e cria o teu prório “Off Topic”.

  19. Pedro Pinto says:

    Para mim, continua a ser o meu browser de eleição..No entanto às vezes já dou uma saltada ao Chrome 🙂

  20. Marco says:

    para mim eu prefiro esperar pela versão final porque tem ainda alguns bugs e não convém
    ainda tá em fase de construção

    🙂

  21. Nelson Roque says:

    Já uso esta o FF 4 deste a primeira versão beta, só que de vez em quando dava um saltinho ao 3 devido a certos problemas por ainda ser beta.

    Ultimamente isso não tem acontecido, hoje actualizei da versão beta 12 para a 1RC e vejo um grande mudança a nível de aparência e na estabilidade.

    Em termos de aparência, falo nos separadores que agora estão mais “quadrados” antes eram mais “redondinhos” o que era mais bonito.

    Espero que seja a demora de me acostumar porque não pretendo mudar.

  22. Pedro says:

    Passei do Opera 11 para o IE9, não quero mais nada!

  23. Guilherme de Sousa says:

    Já andava a usar as betas à algum tempo, e encontro-me actualmente com a rc1. No entanto no artigo indica que esta versão já possui ‘one process per tab’, e tal não se verifica… pensava que era desta mas parece que não.. é melhor corrigirem.

    cumps

  24. João Dias says:

    Quais são os resultados do FF4 no html5test.com? Menos que 200 é mau. Menos que 150 é muito mau.

  25. Marcos Santos says:

    Em relação a aceleração por hardware ainda não tive experiencia como o IE9 RC, um video existente em 4k no Youtube foi o unico browser que consegui no meu pc por a dar entre 24/26fps sem dropped frames 😉

    https://www.youtube.com/watch?v=N0m1XmvBey8

    Com esta config.
    Intel i3 540@3.7Ghz
    4GB RAM DDR3 1600MHZ
    EVGA GTS 450 FPB
    Gigabyte P55-US3L

  26. Francisco A. says:

    Para quem quiser a barra de endereços igual ao chrome é só instalar o Add-on “Omnibar”

    https://addons.mozilla.org/en-us/firefox/addon/omnibar/

    Cumps 🙂

  27. JuaaO says:

    ja nao vejo motivos para qual usar o firefox.

    chrome rules.

  28. Fausto says:

    Estou testando aqui, e realmente parece que o arranque está mais rápido.

  29. lmx says:

    boas..
    para mim opera ou firefox sem duvida alguma…

    cmps

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.