Quantcast
PplWare Mobile

Firefox 31 disponível: Ainda não abandonou o Chrome?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Olá, boa tarde considero o chrome mais seguro que o Firefox por uma simples razão o chrome nao precisa de complementos extra por exemplo o flash player coisa que não acontece com o firefox e como todo mundo sabe o flash player tem muitas falhas.
    DAI o chrome ser mais seguro por não necessitar de complementos externos a ele.

    • daniel says:

      — comentário removido por desrespeito às regras bem explícitas de utilização do site —

      • daniel says:

        O Adobe Flash é um plug-in independente do navegador que o hospeda. Não existem padrões web para implementação de flash, e dá pra perceber que o Chrome usa o Flash da Abobe quando clicamos com o botão direito em cima de um elemento swf (e afins).. ¬¬
        cada um que me aparece.

        • José Moreira says:

          Daniel, poderias ter muita razão; perdeste-a toda, com o teu comentário verdadeiramente arrogante, malcriado e descabido.

          • David Toffee says:

            +1

          • Francisco Castro says:

            Não vi o comentário triste que o Daniel fez, mas pelo que li acerca disso, já deu para perceber.
            Sinceramente, e posso estar a ser demasiado “bruto”, se fosse administrador do Peopleware (ou de qualquer outro site), já nem permitia qualquer outro comentário da parte desse user, principalmente quando o mesmo não teve a decência, a educação, respeito e humildade para pedir desculpa a quem ofendeu! (Não é uma crítica ao Peopleware!)

          • José Gaspar says:

            Há gente que quer dar a entender que sabe tudo como ninguem…

            Só não sabem é ser humildes e educados… e se calhar nem sabem nadar… :O

        • daniel experimenta a desinstalar o flash e verás que o chrome funciona e reproduz videos á mesma, o que eu disse é que o chrome nao usa o flash player do computador, ele usa o flash player nos sites como se vossem máquinas virtuais o que faz com que não apanhes vírus por causa das falhas do flash

        • Pedro Miranda says:

          O plugin de flash para chrome eh desenvolvio em conjunto pela adobe e pela google, portanto eh feito à medida, not sure about firefox

      • Telmo says:

        Daniel um comentário parvo de um português não significa que os portugueses sejam todos iguais 🙂 Sou poruguês e também me fartei de rir…

      • Luis says:

        Que fazes tu, Daniel vendo um site português então? B

      • Pedro says:

        Existia alguma necessidade de dizer isso de nós (Portugueses), ao disseres isso envergonhas os Brasileiros. Lá por o Leonardo ter dito uma asneira, não significa que nós Portugueses sejamos assim…tu ao tentares impor a tua opinião, acabas-te por disser asneiras, e acabas-te por te envergonhar, caso não saibas isso é Xenofobia. Vê lá se começas a respeitar as pessoas, para que possas ser respeitado. Vá, abraços aqui do Tuga 😉

      • Alfredo Silva says:

        O Leonardo pode ter feito um comentário sem saber do que estava a falar isso não quer dizer que ele seja burro ou que todos os portugueses sejam burros.
        Eu não penso que todos os brasileiros são mal-educados, malcriados, mal formados e de mente tacanha como tu, estás a ver não se devem fazer generalizações.

        • niquelnausea says:

          Infelizmente a maioria de nós brasileiros somos assim, bem mal educados. Uma pena ver um site que gosto de visitar e ler os comentários estar sendo contaminado com essa terrível mania brasileira, de se achar muito esperto e praticar pouco a cordialidade.
          Gostaria de ver mais pessoas que praticam o idioma português trocando conhecimento, uma pena meus compatriotas não pensarem o mesmo.
          Acho que o que me resta é aprender chines…

        • o que me faltava era chamarem de burro….
          enfim, passando a frente não tou nem ai para ignorantes
          UMA COISA VOS DIGO NÃO TENHO O FLASH PLAYER INSTALADO NO PC USO O CHROME como browser e livro-me de poder apanhar qualquer vírus através das falhas que ele contem

          Quem achar o contrário temos pena que pesquise na internet aliás de só andarem no facebook e no orkut

        • Francisco Castro says:

          +1

      • Alves says:

        Para seguir jogos na net, como o Brasiú vs Alemanha, qualquer um dá!

      • Ru1Sous4 says:

        O daniel vai-nos ja dizer um povo que ele considere inteligente…

    • PPUser says:

      Estas bem enganado.

      O chrome utiliza o flash player, só que já está incorporado. O firefox instalas a parte e só é activo nas paginas que queres para garantir uma maior segurança ao contrario do chrome.

      O mesmo se aplica ao java, uma pagina que use java tens de permitir que faça uso doo java por questões de segurança.

      Isto para não falar que no firefox tens plugins como o No-Script.

      😉

    • Paulo Cesar says:

      Leonardo.
      O Flash vem embutido no Chrome, usando Pepper.

      • Eu sei que vem embutido por isso digo que ele é mais seguro pq nao necessito de o instalar no pc logo livro-me de mais um programa com falhas de segurança

        • Paulo Cesar says:

          Todo e qualquer aplicativo só estará mais seguro se estiver sempre utilizando a última versão.
          Para que o Flash esteja atualizado é preciso que mantenhas o Chrome também atualizado. Algumas atualizações do Chrome são liberadas apenas para a atualização do Pepper Flash.
          Uso o Firefox (que usa o Flash 11.2 com os últimos patches de segurança) devido ao plugin do Java que ainda não consigo fazer funcionar no Chrome.
          No entanto, o Flash 14 está mais optimizado que o 11.2 do Firefox.

    • Alexandre Amaral says:

      Leonardo,

      A diferença é que o chrome já vem com o plugin embutido no browser, de resto é igual ao firefox.

    • DansVC says:

      Leonardo, o Chrome pode utilizar o flash player ou não (depende se permites ou não permites o plugin) tal como o Firefox. A diferença pode estar no gerenciamento, no modo de permissão delas, etc.

    • Luiz says:

      Sou brasileiro e já que o “daniel” pravavelmente não irá se pronunciar, faço eu: nos desculpem portugueses, palavras completamente ignorantes de uma pessoa que não representa (ou não deveria) os brasileiros; espero que não generalizem tal opinião, embora ainda hajam muitas dessas pessoas em nosso país…

  2. Tiago Vilas Boas says:

    E em termos de memória consumida? o Firefox tem sido um verdadeiro comilão de RAM aqui em casa…

    • says:

      E mesmo assim é um terço da memória utilizada pelo Chrome.

      • Luis Silva says:

        Desculpem discordar, eu até pensava assim como vocês, mas reparei numa coisa….
        enquanto que o firefox, quando abrimos, no gestor de tarefas abre só um serviço unico com pra 200 a 300 megas, dependendo do site.
        O Chrome, inicia uma aplicação, mais processos, e contando o peso da aplicação mais processos, chega quase aos mesmoa valores do firefox.
        Portanto ambos ocupam a memória RAM mas de maneiras difeentes, e há apenas uma ligeira diferença entre ambos…..

    • Nuno Vieira says:

      Lol. Faz a soma da memória consumida por todos os processos do Chrome e vais ver que chegas ao fim com um valor superior ao consumido pelo Firefox.

      • Darkvoid says:

        Já fiz testes com os mesmos 20 tabuladores abertos e a soma é muito semelhante. Não digo que o chrome use menos memória agora dizerem que o firefox usa 1/3 da ram do chrome é no mínimo um exagero.

        • Nuno Vieira says:

          Tal como é um exagero dizerem que o Firefox é um comilão de RAM e depois mencionarem o Chrome quando este claramente consome mais que o primeiro.

  3. totem says:

    Se é melhor ou não… bem pelo menos não devora a bateria não é verdade? eh eh por vezes há a mania de colocar certos produtos no pedestal (Chrome) e outros sempre na fossa (IE) mas todos têm as suas virtudes e defeitos. Para mim o Firefox ainda é o melhor, mas bem que podia tentar manter a originalidade em vez de ser mais um Chrome-wannabe 🙁

  4. Luiz says:

    O Nightly já está no 34.01… o projeto FF deveria ser rolling release como o ArchLinux, as extensões que corram atrás (as únicas de fato importante estão sempre sempre atualizadas junto ao `current`, o Firedebug e o Adblock).

    http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-trunk/

  5. RAFAEL says:

    Sempre utilizei o firefox , mas desde a versão 29 parei pq estava travando muito e muito lento , estava usando o chrome , espero que essa versão seja melhor .

    • rodrigo says:

      olha, lento não sei, mas para jogar asr-game (ftp) eu só uso o Firefox, uso o crhome por causa da faculdade (aulas online) mas de resto, o firefox está realmente ficando muito bom.
      Vi que tem gente dizendo que o chome é mais seguro, não sei. Pra acesso a bancos (extratos, pagamentos) só uso o Firefox. Como disse antes, o firefox é mais seguro que o chome ( na minha umilde opinião )

      (*_*)

  6. Bruno M. says:

    Por acaso ainda não abandonei o chrome e provavelmente tão cedo não irei abandonar..
    Quando a firefox deixar de comer demasiada memória e for tão ou mais rápido que o chrome e deixar de depender do flash, talvez aí mude 😀

    Cumps a todos.

    • Gonçalves says:

      Até o Chrome depende do flash. A diferença é que no Chrome já vem pré-instalado (plugin-like).
      A dependência do flash só vai acaba quando a web seguir em frente e adoptar outras tecnologias…
      Até lá temos que aturar o flash.

      • Pedro says:

        Ainda bem que estamos a começar a depender de HTML5 – A Google já usa para o seu player de Youtube (ainda não é norma, mas podes escolher usar – ainda é beta e tem alguma falhas…raras)

        Maior parte dos .gif de hoje em dia no Reddit já são disponibilizados em HTML vídeo (existe uma diferença de menos de 10% do tamanha no ficheiro, sem perda de qualidade)

        Mais…o HTML 5 permite gravação de vídeos a 60FPS…sweet sweet 60FPS.

        É o futuro.

    • Ricardo Pontes says:

      Na verdade, a única vantagem do chrome é mesmo usar menos memoria.
      O firefox carrega as paginas mais rápido do que o chrome, em alguns benchmarks bate o chrome.E o chrome depende do flash, ele apenas vem incorporado. No firefox tens a escolha e podes instalar ou não.

  7. Fernando O. says:

    Mas o que é que a nova versão do Firefox tem a ver com o Chrome?!

  8. Sim says:

    Gosto do Firefox, e continua a ser o melhor para o meu perfil de utilização.
    Consome bastante memória, mas todos consomem pela minha experiência… mas como se espalham por vários processos fica mais difícil perceber quanto consome no total. E além do mais gosto dos favoritos no firefox que infelizmente pioraram pois não deixam guardar diretamente numa pasta/ sub pasta mas primeiro tem de ir para os marcadores desorgonizados e só depois deixa organizar… uma xaxada desnecessária mas enfim.
    Compensa devido à possibilidade de utilizar plugins de forma mais intuitiva e útil que aceleram a navegação pelas páginas.

    • Luis Silva says:

      Amigo, gastam quase basicamente os dois por igual, pois o chrome abre aplicação mais os processos, e já fiz as contas, embora nos processos os vaçores sejam sempre dinamicos, mas vai dar sempre o mesmo valor que o firefox num unico processo que é na aplicação

  9. ervilhoid says:

    uso a versao 34 nightly e só posso dizer bem, até já faz chamadas…

    é raro crashar e quando acontece é por causa do flash player

  10. Lavrador says:

    Não percebo porque razão muita gente aqui afirma que o Firefox consome muita memória… será que é só comigo que acontece ao contrário? O Chrome espalha-se por múltiplos processos que, somados, consomem bastante mais memória do que o Firefox… eu acho que a ilusão de que o Firefox consome mais memória vem do facto de o Chrome se dividir em múltiplos processos, enquanto o Firefox mantém apenas 1 processo, saltando para o topo do gestor de tarefas… será isso?

    De qualquer forma, a divisão e processos e o consumo elevado de RAM é a razão pela qual o Chrome aparenta ser mais rápido e ágil do que o Firefox, o que por si só não é negativo, a não se que estejamos a falar de PC’s muito limitados ou da autonomia de aparelhos portáteis.

  11. Blasterjack says:

    Eu como utilizador firefox tenho a dizer que o chrome consegue ser bem mais rápido,só que não o bate em extensões.

    *Há forma de voltar ao menu antigo? Fico sempre à procura das funcionalidades neste novo menu.

    • brunobola says:

      Olha que não é mais rápido, o firefox é bem mais rápido que o Chrome, eu seu porque usei o firefox até ao início deste ao e com a versão 30, validei o desempenho e nada a haver. Mas basta pesquisar um pouco que na NET tens uma serie de benchmarking e vês.

    • mg says:

      Sim, é possível meter novamente o menu anterior, instala o extra: ‘Classic Theme Restorer’

  12. FOAD says:

    Cada vez há menos razões para trocar o Chrome pelo Firefox.

  13. Tripov says:

    Não troco o Chrome pelo Firefox, porque o Firefox é sempre o meu browser número 1, desde as primeiras versões beta (ainda era Phoenix e depois Firebird). Isso não significa que o Chrome não seja um grande e fantástico browser (que também uso ocasionalmente).

  14. Func_do_Inter_de_Evora says:

    Pergunto o porquê do comentário do caramelo do daniel ainda não ter eliminado.

  15. Pedro says:

    Boa noite,

    Desde a última actualização do Chrome que tenho verificado um lag entre o cursor do rato e o que aparece no monitor (só acontece no Chrome, nos restantes programas isso não acontece, nem no Firefox). Quando escrevo um texto só após 1 a 2 segundos é que surge no monitor o que digitalizei, quando passo o rato por cima de um menu de uma página web só após 1-2 segundos é que surge no monitor.

    Alguém sabe como resolver o problema?
    Obrigado.

    • MM says:

      Solução: desinstalar o chrome e escolher outro browser. Chrome já foi bom.

      • Francisco Castro says:

        Além de isso não ser solução porque o problema pode não estar relacionado necessariamente com o Chrome (a mim não acontece o mesmo e não vejo mais ninguém a queixar-se disso), o browser X ser melhor que Y depende muito de cada pessoa e suas necessidades. O que para ti é melhor, para outra pessoa pode não ser, e não há nenhum que seja 100% melhor que o outro; todos têm as suas vantagens e as suas desvantagens.

        • MM says:

          A maior parte das pessoas só conhece o IE e chrome porque lhes dizem “usas o Explorer? Mete aí o chrome que é muito melhor”.
          Conheço vários casos de pessoas que se queixam do chrome nem ponderam testar outras hipóteses, mais não seja para validar se o problema é da máquina ou do chrome.

    • Francisco Castro says:

      Hum, a mim não acontece isso. Tenta reinstalar e vê se se mantém.

      Ah, e devias querer dizer “digita” 😉

  16. MM says:

    Já não uso o chrome há talvez mais de 1 ano. é lento, come recursos e abusa dos recursos do computador.
    Hoje uso IE11, Opera, Firefox e Safari

    • Francisco Castro says:

      4? Porra, daqui a 1 bocado usas também o Maxthon.

      Não o considero lento, e quanto ao recursos, apesar de achar que podia consumir menos, não tenho grandes razões de queixa. Agora, também é verdade que se for num pc bastante desactualizado, pode-se notar 1 decréscimo de performance.

      • MM says:

        É fácil de perceber pelo meu comentário que uso Windows e MAC, daí esta diversidade. Mas passo a explicar melhor o porquê dos 4 mas que devo reduzir para dois em breve:
        IE11 uso no meu pc de casa com Win8.1 e não quero outra coisa. Rápido, seguro e integrado no sistema.
        Opera é o regresso ao MAC uma vez que o firefox lá a partir da versão 30 tornou-se lento e com demasiados freezes – o safari uso no Mac mas cada vez menos.
        Firefox no pc de trabalho e no oc com Linux – mas estou seriamente a pensar em tirar o firefox e meter o opera, isto se esta versão 31ncontinuar com os mesmos problemas e tendencialmente a seguir o chrome (que já foi a andar porque deixou de ser um bom browser).

  17. João Silva says:

    Utilizo o Chrome com browser principal e o Firefox como alternativa. No entanto ao ver este artigo e respectivos comentários, reparei que não abordam outros browsers como o Internet Explorer e o Opera, pelo que decidi fazer uma pequena avaliação.
    O Opera dá-me alguma confiança, pois é baseado no WebKit Chromium e o IE11 no Win8.1 está bastante estável e rápido, com a vantagem de estar integrado no S.O. e partilhar recursos de forma a consumir menos memória.

    Fiz um teste e instalei os 4 browsers stock (sem plugins) e abri uma pagina em branco, constatei que o IE consome menos memória.
    Resultados:
    Chrome: 140MB
    Firefox: 70.5MB
    IE11: 11.1MB <–
    Opera: 70.72

    Depois abri mais 4 separadores e os resultados foram: Chrome: 220.3MB
    Firefox: 159.9MB
    IE11: 104.1MB <–
    Opera: 141.1MB

    Para concluir o teste corri o SunSpider javascrit benchmark (https://www.webkit.org/perf/sunspider/sunspider.html) no meu pc: o Chrome, o Firefox e o Opera obteram resultados a rondar os 900ms. O IE ganhou, com o resultado de 692ms, ou seja, cerca de 25% mais rápido que todos os outros.

    A conclusão de teste foi que o IE 11 no Win8.1 foi consideravelmente mais rápido e consumiu menos recursos. Vou ponderar mudar para o IE, mesmo sabendo que este browser sofre o estigma de ser um browser inseguro e pouco fiável. No entanto reconheço que a Microsoft melhorou bastante o seu mal-amado browser.

    • Francisco Castro says:

      Sem dúvida! O problema é que muita gente habituou-se a ver o IE como uma mer… e depois nem sequer põe a hipótese de testar as novas versões.
      Não o uso, muito por causa da falta de extensões que uso no Chrome e usava no FF, mas quando sai uma versão nova, gosto de experimentar para ver o trabalho que a Microsoft tem vindo a desenvolver.

      • MM says:

        IE11 o meu browser preferido. Não sou adepto de extensões, portanto, o IE11 é perfeito para mim.
        Acerca da segurança, vários testes já demonstraram que o IE é actualmente mais seguro que o chrome.

  18. mg says:

    Já agora, para quem pretende voltar a ter o menu antigo, é só instalar o extra: ‘Classic Theme Restorer’ e escolher o que quer restaurar, era até ideal se o Pplware desenvolvesse um artigo sobre este extra do Firefox.

  19. Francisco Castro says:

    Depois de não usar desde 2003 ou 2004, e desta “discussão” de qual o melhor browser, resolvi experimentar a última versão do Maxthon. A 1ª experiência está a ser agradável 🙂

  20. queriasaber says:

    O firefox tem uma vantagem que mais nenhum tem premite sakar videos directamente e outros extras fantásticos. Sendo firefox forever

  21. David Silva says:

    Já tenho andado a usar o Firefox deste da versão 28 e tem estado a evoluir para o sitio certo.
    A questão de comer ou não RAM, hoje em dia qualquer pessoal (provavelmente) tem mais de 2GB de RAM portanto acho que um browser a comer 200/300MB de RAM é bastante pouco para o que usamos diariamente.

    Na minha opinião, Firefox será sempre seguro, pelo menos não tem parte do código ‘inspecionado’ pela NSA, Ahah.

    • MM says:

      O problema é que esses 200 megas notam-se e interferem com terceiros, mesmo em máquinas com 8 ou mais gb.

      • David Silva says:

        Boas,

        Eu no meu Desktop de trabalho tenho 8GB de RAM, e uso programas que comem mais de 2GB e (muito sinceramente) só existe esse tipo de interferência se realmente o processador também não for dos melhores.

        Mais como tal eu aceito a sua opinião, apesar de permanecer com uma bastante diferente.

        • MM says:

          Eu até no Mac noto que lhe falta a fluidez de outros tempos!
          Aliás, ainda na semana passada saiu um pouco por todos os sites de tecnologia (Pplware incluido), acerca do Chrome e o seu consumo de energia abusiva (diminuia o tempo de bateria dos laptops). Sei que nada tem a ver com o facto de consumir 200 MB de memória, mas é sinal que rouba demasiados recursos à máquina.
          Tecnicismos à parte, neste momento trata-se mais de ter colocado de parte os produtos Google.

  22. David.pt says:

    Na minha opinião o Firefox é mais fácil para os utilizadores “brincarem” numa empresa mesmo aplicando politicas num dominio(Active Directory). O Chrome útiliza as definições (proxy, certificados etc) nativas do Internet Explorer o que facilita no deployment de configurações para várias maquinas em simultâneo. No Chrome também é mais fácil de controlar as extensões permitidas.
    Num modo geral quando se trata de uma empresa é mais seguro usar o Chrome.
    Cumprimentos a todos

  23. delaorden says:

    Estou testando aqui o tal de Midori no Linux Mint Cinnamon 17 …. 4 abas abertas +de 300Mb ….ao mesmo tempo tenho o Firefox com 8 abas abertas 430 Mb … proporcionalmente o Midori é muito mais voraz….. já abandonando.

    Acho que Chrome e firefox se equivalem, mais ou menos, no consumo de memória. Gostaria de ver o Ópera no Linux (atualizado) mas falam horrores dele depois que houveram mudanças por lá… a esperar.

  24. Jorge M says:

    Realmente o firefox é ‘guloso’ em relação á memória RAM e virtual, com 16 tabs abertas alguns videos do youtube ele come mais de 1GB de RAM e virtual, só o plugin-container (flash) são quase 200MB. Ao todo são quase 2500MB só para o firefox. O chrome tambem gasta uma brutidade de memória mas pode-se terminar tarefa de uma tab de cada vez enquanto o firefox tem apenas um processo firefox.exe.
    Ao clicar na estrela adiciona marcador desorganizado mas ao clicar lá a 2º vez parece a janela para editar marcador e ai sim pode-se mover para outra pasta.

  25. Joel Pinto says:

    Para os utilizadores que falam em consumos de ram por parte do chrome e firefox, tenho uma recomendação para vocês:

    > http://sourceforge.net/projects/browseoptimizer/

    Utilizem e depois falem-me sobre os consumos.

    Quanto ao topico em si, ja fui utilizador do firefox e actualmente e já algum tempo, utilizo chrome. Tal facto se prende ao flash do firefox ter tido bastantes crashes quando o utilizava, quer tambem à memoria consumida.
    Acredito eu que, o chrome, ao abrir varias extensoes no sistema, seja benefico, ao contrario da unica que abre com o firefox.
    A distribuiçao repartida do consumo do chrome, nao o fara ser mais rapido, ao contrario do unico processo do firefox que o faz mais “lento” ??

  26. Miguel Santos says:

    Estou seriamente a pensar mudar de browser e este talvez seja uma bela opção. Já à algum tempo atrás que tenho vindo a ter problemas com o navegador da google, talvez seja uma boa altura de experimentar “novos” browsers.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.