Firefox 3.6 RC 1 – Um pequeno passo para o homem…
São sempre grandes as expectativas quando está em causa um novo browser. Há quem apelide os browsers como a porta para a maior invenção dos tempos modernos, a Internet. Certamente ainda se lembra do Mosaic.
A novidade que a Mozilla desenvolve, para um futuro próximo, é o Firefox 4.0. Contudo, a Mozilla está já a pensar num plano de desenvolvimento futurista e desenvolve tecnologias para a versão 3.6 do seu Browser. Está prestes a sair a versão 3.6 RC1. Adiantamos a versão para que possa testar.
A versão 4.0, alvo de desenvolvimento actual, está a atingir já alguma forma, algum sentido prático. Há algumas novidades, como já mostramos. Novidades ligadas ao interface... e à optimização do próprio browser.
Firefox 3.6 Namoroka Esta versão foi já confirmada e se bem se lembram, mostramos aqui a primeira versão do Firefox Namoroka. Espera-se que esta nova versão, seja lançada em meados de 2010.
Contudo, um dos factores de preocupação actual dos browsers é a performance e esta será uma preocupação para o Namaroka, tendo como especial alvo de optimização o tempo de arranque e resposta do mesmo.
O novo browser, irá acentuar ainda mais o fosso entre os seus browsers concorrentes, ao nível da personalização. Nesta área prevê-se que comecem a existir a diferença entre addons tradicionais e leves, classificando assim os seus requisitos.
Personas Ainda na mesma área o mecanismo de addons será alvo de uma evolução, que irá permitir, que os addons sejam instalados e possam ser imediatamente usados, sem que o Firefox seja reiniciado. Fontes junto do projecto, acreditam que um pilar importante na mudança da interface do Firefox, passará pelo projecto Personas.
Será certo que os programadores da Mozilla não se ficarão apenas pela parte visual, estando no presente a conceber em mais detalhe aspectos do interface, baseando-o na história de navegação do utilizador e outra informação que vai sendo recolhida pelo browser ao longo do tempo. Um exemplo importante de alguns destes avanços, pode ser visto no novo protótipo do separador da Mozilla labs.
Ubiquity Outras mudanças são esperadas como por exemplo, um novo paradigma de navegação inspirado numa navegação por tarefas, que permite ao utilizador agrupar e gravar separadores aumentando a interacção com serviços web, por intermédio de uma interface orientada em comandos, largamente influenciada pelo projecto ubiquity.
Prism Outra nova funcionalidade aclamada, será a possibilidade de existir um quebra de barreiras entre a Web e o ambiente de trabalho de um utilizador, apostando numa integração baseada no projecto Prism.
A Mozilla no lançamento da sua versão 3.5, trouxe grandes melhorias ao nível da experiência do utilizador, tendo sido uma versão fundamental no crescimento da quota de mercado deste browser, pese o facto de terem já sido lançados dois updates de segurança.
Promete ainda interessantes melhorias para utilizadores e programadores de extensões, na versão 3.6 onde o plano de desenvolvimento será obrigatoriamente muito mais ambicioso.
Veja aqui mais sobre esta versão que é entregue apenas em inglês.
Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Firefox 3.6 RC1 pt-pt | pt-br | en-us [7.94MB] Download [mac]: Firefox 3.6 RC1 pt-pt | pt-br | en-us [18.55MB] Download [linux]: Firefox 3.6 RC1 pt-pt | pt-br | en-us [9.69MB] Homepage: Firefox Namoroka
Este artigo tem mais de um ano
He he, mal posso esperar pela versão final. Já está quase.
Um abraço a todos.
Que venha o 4 do 3 já estou eu farto 😛
Espero que cumpram o que prometem nas proximas versoes, pelo menosja nao vejo consumos disparatados de ram no Firefox
espero que a versao 3.6 traga muitas melhorias também na velocidade da engine javascript, que já já só será melhor que a do Internet Explorer se não derem mais atenção para o core do navegador e ficar investido em gimmicks
tens razao. parece que o velho firefox esta a ficar velho no que toca ao javascript. pensei que com a rapidez do chrome eles começassem a melhorar mas enfim…
Eles que tentem fazer um browser rápido e sem grande consumo de recurso. É complicado mas no dia que isso acontecer direi que têm um browser perfeito… As mariquices e tunings isso pouco importa o que eu quero é velocidade e produtividade.
Cheguei a testar o “Ubiquity”, e achei espectacular!
Parece que sabe o que queremos pesquisar. 🙂
Testei o projecto ainda na sua fase beta e de testes, e gostei bastante.
Testas-te onde?
O ubiquity já podes usar á muito.
Uso já há bastante tempo para correr uns scripts que eu criei.
Podes ver aqui:
https://mozillalabs.com/ubiquity/
Pessoal corrijam ai o link da versão pt-PT para Windows. O link direcciona para a versão en-EN.
Eu gosto do Firefox, mas espero bem que estas novidades que estão a impingir estejam disponíveis opcionalmente sob forma de plugins.
Já tenho tudo o que preciso no browser, quase que é um canivete suíço, mas quando as ferramentas são a mais…
Eu só espero que esta nova versão seja mais rápida a iniciar.. e que não fique ali a carregar.. e carregar… dps do browser estar aberto :S
E já agora.. também convém que o bug que faz os pc’s sobre-aquecer esteja resolvido.. convém mesmo.. mudei para o chrome por estar a atingir temperaturas na ordem dos 80ºC a ver vídeos no youtube! (no portátil)..
Esse erro já esta corrigido. Verifica lá isso.
Não fazia ideia que a Fennec fox, que deu a imagem para o Firefox mobile, existia de facto (foto).
http://goo.gl/pvaw
É a tristeza do sistema educativo português…
Se bem que eu não sei a tua idade 😛 Mas isso não importa, é tristeza em toda a história.
[Offtopic]
Acabei de ser notificado para instalar o Firefox 3.5.7
Aparentemente já saiu no dia 5 deste mês:
http://www.mozilla-europe.org/pt/firefox/3.5.7/releasenotes/
E que venha logo o Mozilla Firefox 4
Eu uso Firefox desde as versoes 1.0x.
Das versoes 1 para 2 não me lembro bem das diferenças (já foi à muito tempo) .
Das versões 2 para a 3 notei diferenças: maior estabilidade geral, menor numero de crashes, algumas diferenças e melhorias no interface e principalmente notei que as java applets passaram a funcionar mais rapidamente e mais estaveis (era comum para mim tudo o que fosse java crashar ou bloquear o browser. Quanto às prometidas melhorias no uso de memória, não notei grande coisa, mas a nova estabilidade em si deixou-me mais satisfeito na altura.
Das versoes 3.0x para 3.5 notei novamente melhorias, desta vez na RAM que deixou de disparar para valores absurdos, mantendo-se em valores minimamente aceitaveis e estaveis. Mesmo assim continua a comer muita RAM mas melhorou muito comparado com as versoes 3.0x.
Sinceramente, gostaria neste momento que a mozilla resolvesse os problemas de interacção com plugins externos, principalmente o flash, uma maior estabilidade e rapidez. Noto a diferença a ver videos do FF para o chrome por exemplo (alguns players flash chegam a bloquear temporariamente o meu FF, quando no chrome corre muito bem). Para alem de estabilidade, deveriam arranjar solucao para quando o plugin de flash falhe, o browser não crashe…
O bug de “travadinhas” na execução de vídeos aparentemente foi arrumado no 3.6.
O bug para o crash de plugins chegará só no 3.7 (próximos meses).
Ja agora, para verem como o vosso browser se comporta com uma falha do plugin de flash
ATENÇÃO: Antes de fazer isto, guardem o que estão a fazer!!!
1. Vão a http://www.mediafire.com
2. Carreguem no botão de upload
3. vai aparecer uma janela por cima do site onde carregam para adicionar os ficheiros, carreguem e aparece a janela do windows para escolher o ficheiro.
4. cancelem
5. façam actualizar da página (F5 ou CTRL+F5) ou voltem atrás (backspace) e *rapidamente* de seguida cliquem para escolher o ficheiro
6. deixem a pagina começar a actualizar ou mudar, cancelem
7. BOOM plugin flash falhou
No IE 6, 7 e 8, Firefox 3.x, Opera 9 e 10, Navigator resulta em crash total (e formulário de envio de relatório de erro). No Chrome visto as tabs serem independentes, supostamente mostraria uma sadface (da ultima vez que testei dava), mas neste momento tenho a ultima versão beta (4.x) e a janela toda fica inutilizada.
PS: isto não é para mostrar uma situação de crash do plugin e das dependências dos browsers nos mesmos, não para comparar browsers.
Fiz isso no Opera 10.5 e nao deu nada. Acho que deves ter o teu flash lixado ou o teu antivirus esta a causar esse problema. Se for AVG é normal os crashes, mas apenas nos navegadores que usam o linkscanner (versao comercial)
testei nos pcs da minha faculdade e acontece o mesmo, e a ultima vez que fiz foi no meu desktop com windows xp
certifica-te que a pagina comeca a actualizar ou a mudar antes de carregar cancelar, se a pagina carregar toda novamente e cancelares, as vezes nao funciona (continua a funcionar bem)
no opera, no meu caso, demora ainda uma data de segundos ate a pagina comecar a actualizar (a principio pensava que ele estava a actualizar pelo cache).
No IE8 as tabs são independentes. De quem você acha que o Chrome copiou isso? (Resposta: IE8 beta1) 😉
o.O
desde quando? É tão indenpendente que o browser TODO crasha com erro fatal quando dá erros e surge logo o Dr. Watson (utilitario de report de erros).
A primeira versão beta do IE8, lançada 6 meses antes do Chrome ser anunciado, já tinha este recurso.
“Tabs are isolated from the frame, and are located in separate processes”: http://blogs.msdn.com/ie/archive/2008/03/11/ie8-and-loosely-coupled-ie-lcie.aspx
Vale lembrar que o Chrome copiou também o sandbox do IE7 (o IE chama de “protected mode”).
O endereço da versão em Português é:
http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/3.6rc1-candidates/build1/win32/pt-PT/Firefox%20Setup%203.6%20RC%201.exe
Queria instalar o Firefox 3.6 no Ubuntu 9.10 , mas vem no formato tar.bz2.
Alguem pode me ajudar 🙁
Tente um programa chamado ubuntuzilla, serve só pra isso. 🙂
Desde as versões do Ubuntu 8.04 ate agora 9.10 eu tentei instalar as versões RC do Firefox , Cansei de achar tutoriais na internet e nada!
Então baixei e descompactei o Firefox.tar.bz2 e cliquei em executar um arquivo “Firefox” parece ser um scrip/shell seila , para minha surpresa o Firefox inicio 😀
Mozilla/5.0 (X11; U; Linux i686; pt-BR; rv:1.9.2) Gecko/20100105 Firefox/3.6