PplWare Mobile

Firefox 4.0 Interface Mockups

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Miguel says:

    Pois é, Safari e Chrome são GRANDES!

  2. Raicuparta says:

    É bom que façam isso de incorporar as abas na barra de título como já acontece noutros browsers, ocupa muito menos espaço. Ultimamente o Firefox tem estado sempre um passo a trás, a ver se conseguem manter o ritmo da evolução em relação aos outros browsers. Eu continuo a usar o FF só pelos addons, não fosse por isso usava o Chrome ou o Opera.

  3. Stiven says:

    Eu acho que a idéia das abas não é má, mas assim fica mais parecida com a de outros browsers. Eles deviam tentar algo mais original. Porém assim consome menos espaço e isso ajuda muito pra quem usa muitas abas abertas. Mas assim tá bom não tá?

  4. daniel says:

    O que mais me preocupou em relação ao design foi ocupar muito espaço vertical.
    vejo que nos últimos desenhos eles retiraram a barra de menu e incorporaram as abas à barra de titulo. isso é bom mas também deviam pensar por exemplo na função procurar (Ctrl+F) que uso frequentemente, no chrome ela nao é incomodativa e até a barra de estado não ocupa espaço.
    Apesar de ser considerado “copianço”, acho que deviam seguir esse estilo.

    • Ecchin says:

      Ora isso eu também gostava. Já tou há algum tempo a tentar matar a barra de estado. Neste momento ela ta oculta e só aparece quando passo o rato por cima. Mas a barra de pesquisa aparece lá na mesma e atrapalha um bocadinho.

  5. Ramiro says:

    Confesso que não sou grande fã deste esboço.

    A barra de títulos possui uma função e o facto de colocarem lá as abas arruína por completo essa funcionalidade. E isto tudo por meia dúzia de pixeis.

    O paint no windows7 apenas coloca lá alguns botões e, de resto, esse espaço mantém-se desimpedido e com uma dimensão constante. Ao colocarem lá as abas estão inutilizar a barra de títulos.

    Além disso ainda colocam mais funcionalidades do lado direito, o que reduz significativamente o espaço reservado para as abas, ou seja, ganham meia dúzia de pixeis verticais ao mesmo tempo que sacrificam muito espaço horizontalmente.

    Preocupa-me também o facto de existirem, actualmente, aplicações que utilizam a barra de títulos para acrescentar funcionalidades a todas as janelas e, desta forma, duvido que funcionem…

    Utilizo o Firefox desde a versão 1.5 e sinto-me bastante satisfeito, mas começo a achar que a Mozilla está a seguir o caminho da concorrência quando, e tendo em conta a fatia de mercado que possui, deveria estar a liderar.

    Nunca pensei dizer isto, mas se continuam a copiar a concorrência correm o risco do seu próprio produto perder personalidade e se tornar uma cópia barata.

    Aproximam-se tempos difíceis para os fãs do Firefox se (e tudo indica que assim seja) a Mozilla continuar a ceder a receios infundados e modas que pouco ou nada acrescentam à experiência do utilizador.

    • Miguel Jeri says:

      Também concordo, especialmente com a limitação do espaço dedicado às tabs. Talvez algumas das novas opções sejam personalizáveis: só põe quem quer. Isso seria bom.

    • R00KIE says:

      Concordo contigo.

      A ideia de por omissão não haver a barra dos bookmarks é boa, aquilo só serve para estorvar e para além disso todos os bookmarks estão a dois clicks de distancia, é das primeiras coisas que tiro

      Se querem poupar alguns pixeis que metam um botão de retrocesso normal, a versão gigante não ajuda em nada.

  6. Jonithu says:

    Nesta nova versão do Firefox noto que vem c/ algumas debilidades e bugs que o levam a «crash(ar)» algumas vezes.

    O Chrome parece-me melhor em cada nova actualização. 😉

  7. cartoon says:

    Eu fui adepto incondicional do Firefox durante muitos anos mas agora mudei-me para o Chrome que acho bastante agradável de utilizar. gosto bastante das abas no topo.

    • m1k3 says:

      sinceramente não me importo que façam mudanças…
      mas neste caso como são ‘profundas’ acho que deviriam por este novo esquema como um skin novo… em vez do Fx vir com um skin de origem vir com os 2… e deixar o user escolher

      (e cartoon se gostas do design do chrome fica sabendo que há skins disso pro Fx basta procurar por Chromifox no site de extras da mozilla, fica a dica)

  8. angkor says:

    “Temos reparado que a Mozilla quer dar uma nova cara aos seus browsers, esperemos que o cuidado gráfico seja pensado para “aliviar” o consumo de recursos.”

    mas ele já não é um dos mais levezinhos que andam por ai…

    continuando, quanto menos ícones melhor (para mim) mas deve ter a possibilidade para adiciona-los se o utilizador quiser. flexibilidade é o terreno do ff.

    já agora fica a informação, thunderbird3 beta3 já por ai anda, infelizmente não há a versão pt_pt

  9. kekes says:

    Acho muito bem o firefox adoptar esse sistema das tabs, porque eu mudei para o chrome mesmo devido a isso, pois quero rentabilizar o espaço que tenho no meu netbook, que reduzido é, então o chrome acenta que nem uma luva…

    Aguardo ansiosamente pelo firefox 4

  10. Nuno says:

    “Temos reparado que a Mozilla quer dar uma nova cara aos seus browsers, esperemos que o cuidado gráfico seja pensado para “aliviar” o consumo de recursos.”

    Eles não têm feito outra coisa, já conseguem ser o browser mais leve do momento. Mais ainda é muito bem vindo 😀

  11. José Carlos says:

    (…) “Sempre foi utilizada para refrescar e modernizar o aspecto das aplicações, evitando enfatizar o utilizador.” (…)

    Não percebo a utilização do termo “enfatizar” ali. Enfatizar significa dar ênfase, dar importância. Logo não estou a perceber como refrescar o aspecto da UI possa dar menos “importância” ao utilizador.

    Quanto aos esboços, bem são apenas isso: esboços. Espero que façam muitos mais pois como é sabido é na fase de desenho de uma aplicação que os requisitos são “afinados”. O que não acho muito normal é que estes esboços surjam assim públicos mas enfim. Pode ser o marketing a funcionar.

  12. Vitor says:

    Não acho piada nenhuma as abas no topo, assim demora mais tempo a chegar com o rato as abas 🙁 .Uma coisa que gostei foi tirarem aquelas 3 partes.

    • gotamaluko says:

      LOL! demora mais o quê? 0,003 segundos? Se vires bem, é mais rápido, visto que basta “empurrar” o cursor para o topo do ecrã. Claro que é a tua opinião e respeito isso. Uma das vantagens das abas no topo é utilizar um espaço que não tem nada (para além do título da página) deixando, assim, mais espaço de visualização da página web. É uma das filosofias do google chrome.

      Existem datas previstas para o lançamento da versão 4.0?

  13. viperbruno says:

    Uma coisa que acho piada quando falam do firefox é quando se referem a estabilidade do mesmo. Eu tenho um log do firefox desde da versão 3.0 e em todo esse tempo de uso apenas crashou uma vez na versão beta da 3.5. Se querem melhor estabilidade que essa só se a inventarem pois não é possível mais.

    Nota: Falha corrigida após o report:
    http://crash-stats.mozilla.com/report/index/2a86071f-66f2-4aa6-ab56-0eadf2090612

    De todos os navegadores que uso o que crasha mais é o Opera mas esse esta desculpado ainda esta em beta. E ate agora não tive nenhum crash desde que chegou à beta 2.

    • Ricardo says:

      Apesar de eu gostar e usar o firefox como browser princial, crasha todos os dias!! queres que te mande o meu log??

      Tudo depende onde andas, mas o firefox neste momento para flash ta uma desgraça, portanto espero que resolvam isto primeiro!

      • viperbruno says:

        Por acaso uso também muitos sites em flash mas isso depende da versão do flash que tenhas e de outros factores não é só culpa do próprio browser.

        Instala este plugin:
        https://addons.mozilla.org/pt-PT/firefox/addon/6543

        E depois tira um screenshot na parte dos “Crash Reports Sidebar”

        Vai-te ser mostrado um ID dos erros e se quiseres podes saber se o teu erro já foi corrigido ou não fazendo um double-click.

  14. 3biz says:

    entao o search fica incorporado na adress bar?
    sendo o google a fonte de receita do firefox, fizeram eles estudos sobre o impacto das receitas? hummmmm

  15. Wolfy Tuga says:

    Olá, de momento o design como está apresentado em cima, fica muito semelhante aos browser’s baseados em Chromium (o próprio, o Safari e até Google Chrome). Mas se a Mozilla quer mesmo avançar rápido, que tal se ponderasse usar como sistema de abas, um sistema baseado na barra de tarefas do Win7, que como tal, tem a particularidade de poupar espaço na barra, apresentando apenas um ícone. E depois com o sistema de pré-visualização tal como o do Win7 nos permitisse percorrer todas as abas só com o deslocar do rato. Ou para os maníacos pelo Flip3d poderiam fazê-lo através do addon existente no Firefox… Penso que com um sistema destes iria poupar ainda mais a barra de título (e o Seamonkey ainda tem o sistema de pré-visualização, que segundo a minha perspectiva ainda se mantém leve no sistema)!

    Cumprimentos para todo o pessoal do pplware e que continuem o bom trabalho 😀

    • lmx says:

      epa nada de win7 voces estão malucos aquilo está um caos, eles bem tentam copiar o linux mas …copiam é mal…presumo que seja do conhecimento geral que o artista que desenhou a interface grafica do vista foi um artista que portou o ambiente grafico do macosx para linux,e foi contratado pela ms,dai o que disse acima.
      nada de win7 aquilo é um caos e um desaproveitamento de espaço e uma serie de cliques a mais e uma serie de funções replicadas em diversos lugares, e ….fuck.

      cumprimentos

  16. pedro says:

    Adorei a do firefox 4

  17. J. P. fernandes says:

    se vão seguir as ideias, a meu ver pouco funcionais, do sistema de abas da microsoft vou voltar para o Opera.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.