Firefox 3.6 Alpha 1
São sempre grandes as expectativas quando está em causa um novo browser. Há quem apelide os browsers como a porta para a maior invenção dos tempos modernos, a Internet. Certamente ainda se lembra do Mosaic.
A novidade que a Mozilla desenvolve, para um futuro próximo, é o Firefox 4.0. Contudo, a Mozilla está já a pensar num plano de desenvolvimento futurista e desenvolve tecnologias para a versão 3.6 do seu Browser.
A versão 4.0 alvo de desenvolvimento actual, está a atingir já alguma forma, algum sentido prático. Há algumas novidades, como já mostramos. Novidades ligadas ao interface... e à optimização do próprio browser.
Firefox 3.6 Namoroka Esta versão foi já confirmada e se bem se lembram, mostramos aqui a primeira versão do Firefox Namoroka. Espera-se que esta nova versão, seja lançada em meados de 2010.
Contudo, um dos factores de preocupação actual dos browsers é a performance e esta será uma preocupação para o Namaroka, tendo como especial alvo de optimização o tempo de arranque e resposta do mesmo.
O novo browser, irá acentuar ainda mais o fosso entre os seus browsers concorrentes, ao nível da personalização. Nesta área prevê-se que comecem a existir a diferença entre addons tradicionais e leves, classificando assim os seus requisitos.
Personas Ainda na mesma área o mecanismo de addons será alvo de uma evolução, que irá permitir, que os addons sejam instalados e possam ser imediatamente usados, sem que o Firefox seja reiniciado. Fontes junto do projecto, acreditam que um pilar importante na mudança da interface do Firefox, passará pelo projecto Personas.
Será certo que os programadores da Mozilla não se ficarão apenas pela parte visual, estando no presente a conceber em mais detalhe aspectos do interface, baseando-o na história de navegação do utilizador e outra informação que vai sendo recolhida pelo browser ao longo do tempo. Um exemplo importante de alguns destes avanços, pode ser visto no novo protótipo do separador da Mozilla labs.
Ubiquity Outras mudanças são esperadas como por exemplo, um novo paradigma de navegação inspirado numa navegação por tarefas, que permite ao utilizador agrupar e gravar separadores aumentando a interacção com serviços web, por intermédio de uma interface orientada em comandos, largamente influenciada pelo projecto ubiquity.
Prism Outra nova funcionalidade aclamada, será a possibilidade de existir um quebra de barreiras entre a Web e o ambiente de trabalho de um utilizador, apostando numa integração baseada no projecto Prism.
A Mozilla no lançamento da sua versão 3.5, trouxe grandes melhorias ao nível da experiência do utilizador, tendo sido uma versão fundamental no crescimento da quota de mercado deste browser, pese o facto de terem já sido lançados dois updates de segurança.
Promete ainda interessantes melhorias para utilizadores e programadores de extensões, na versão 3.6 onde o plano de desenvolvimento será obrigatoriamente muito mais ambicioso.
Veja aqui mais sobre esta versão que é entregue apenas em inglês.
Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Firefox 3.6 Alpha1 en-us [7.77MB] Download [mac]: Firefox 3.6 Alpha1 en-us [17.35MB] Download [linux]: Firefox 3.6 Alpha1 en-us [9.55MB] Homepage: Firefox Namoroka
Este artigo tem mais de um ano
… não param!!!
http://www.peliculas.pt.vu
http://www.peliculas.pt.vu
Lindo comentario… So publicidade!
A culpa é do pplware.
A Mozzila nao para sempre andar…
Vamos la ver o que vai sair daqui…
Esperamos melhorias,, consmos de Ram e isso deveriam baixar…
Quando se tem alguns separadores abertos começa a pesar no Sistema ( nao é o caso tenho 6gb de Ram) mas anda por ai muita gente que se keixa Disso.
Continuem PplWare!!
Agora sim a mozzila tras grande inovações depois de anos atrás do Opera.
Isso é bem verdade. É uma pena realmente, o Firefox até que merecia ter pelo menos metade da popularidade e utilização que o Opera tem. Uma pena, digo-vos!
Vocês devem estar a ver mal. O Firefox tem quase 30% do market share mundial e domina na Europa.
PROTIP:
Ele está a brincar.
Exacto :3
O meu ponto é que o Opera pode meter as coisas antes dos outros. E mete, verdade seja dita, mas nunca finaliza como deve ser. Ou melhor, tem é um ponto único de venda que não é o melhor para a maior parte das pessoas, o que faz com que tenha baixa margem de mercado: ser leve e dar para usar em windows antigos. Quem é que se importa com isso? O Firefox é mais leve em sessões longas e com várias tabs, logo à partida, e tem um ponto de venda muito mais interessante e user-friendly: ser user-friendly.
ola.
Sobre o Opera, um dos que experimentei fiquei decepcionado com uma coisa muito simples: ao entrar num site de um banco deu erro que reportei aos foruns etc…. etc…
Resposta: não foi dada resposta. depois outra: emails sem pedir um recibo de leitura??
para uma empresa não dá…
O ópera é bom mas exige sempre estudo= a tempo = -dinheiro. O Fire fox entrou em casa e na empresa: problemas zero. toda a gente gosta dele e quando fazemos um balanço de produtividade: não falha.
Problemas de segurança: tambem ja tivemos com o IE.
Não vou mais por esse porque é dum “familia” que não me ajudou a nascer a empresa. Cobraram centenas de euros por coisas que vieram a ser oferecidas mais tarde.
Abraço.
Muito bom. Acabei de baixar e instalei. A Mozilla tá melhorando cada vez mais. Muito obrigado PplWare!!!
estou satisfeito com a versao 3.5.2
e incrivel que pareça esta consumindo menos memoria
Aqui um único separador aberto, e esta a +/- 70k..
é bom?
Aqui, 3 tabs e 20 add-ons, 87MB … não me parece muito.
mas contar tabs é inútil, 20 tabs no google gastam menos do que alguns sites …
O jetpack entre todos mesmo assim parece-meo mais interessante…
https://jetpack.mozillalabs.com/
Tambem seria interessante de referir no artigo…
Muito bom…
Experimentar esta versão.. obrigado.