Poucas extensões no Edge pelo elevado controlo da Microsoft
O Edge é a aposta da Microsoft para o segmento dos browser e este tem uma difícil tarefa depois do legado deixado pelo Internet Explorer. A Microsoft tem trazido várias novidades e funcionalidades para o Edge e as extensões já constam nessa lista.
No entanto, apenas 70 extensões estão disponíveis para o Edge e a Microsoft veio agora a público justificar esta situação.
As extensões não apareceram logo com o lançamento do Microsoft Edge. Só passado cerca de um ano, aquando do lançamento da Anniversary Update, é que a Microsoft trouxe esta tão desejada capacidade para o Edge. Desde então já se passou mais de um ano e a Microsoft afirma ter apenas 70 extensões disponíveis para executar no Edge, enquanto os browser concorrentes têm milhares de extensões à disposição.
A Microsoft justifica, em comunicado, esta situação com o seu objetivo de criar um ecossistema rápido, eficiente, fiável e seguro de extensões de modo a não afetar negativamente a experiência de utilização do seu browser.
Para conseguir isto, a equipa da Microsoft analisa todas as extensões desenvolvidas, manualmente, com o objetivo de garantir a sua qualidade e os valores mencionados anteriormente.
Esta não é uma tarefa fácil e daí advém a baixa oferta de extensões para o Edge. A Microsoft deu, até agora, prioridade de análise às extensões mais conhecidas e importantes e garante que vai aumentar o ritmo de lançamento de extensões para o seu browser.
Uma das estratégias passará por disponibilizar as novas API que concebeu ao longo do último ano e que atrairão mais desenvolvedores de extensões para o Edge. A Microsoft também afirma que passará a analisar e aprovar as extensões de forma mais célere.
O Microsoft Edge tem tido uma vida difícil ao tentar impôr-se no mercado, tendo registado níveis de crescimento aquém do esperado. Contudo, estas novidades ao nível das extensões, mais as funcionalidades que chegarão nas próximas grandes atualizações do Windows 10, tentarão tornar o Edge mais atrativo para os consumidores e desta forma recuperar algum mercado face aos seus concorrentes, como o Google Chrome e o Mozilla Firefox.
Teste estas boas extensões para o Edge
Este artigo tem mais de um ano
Não gosto nada do Microsoft Edge,que aliás,nesta nova compilação/Build 17004 do programa Insider,referente ao Windows 10,até já ganhou um ícone próprio para o ambiente de trabalho.Prefiro 1000 vezes usar o Internet Explorer !! Não lhe fica em nada trás.É o que eu acho,sinceramente. 🙂
Nao lhe fica atras? Nao sabes mesmo o que dizes, o Edge esta a anos luz do IE, o IE ha muito que se dissipou na sombra do Edge em relação a performance, gestão energética, segurança, ferramentas de programador, etc. Podes preferir usar o IE, mas daí a dizer uma barbaridade dessas…
Disseste tudo.
Off topic,e desculpe-me,Pedro Simões.Vi agora no canto inferior direito da vossa página que já está aberta a nomeação para premiar os melhores Blogs do ano(no vosso caso,na categoria de Inovação e Tecnologia).É a 2ª edição,não é(http://blogsdoano.iol.pt/votacao/58f752900cf257247061d5f2#/) ?? Bem,o meu voto já lá está. 😉
Obrigado 🙂
Só precisam de deixar passar o ublock origin e pouco mais :-p
O ublock origin já funciona no Edge.
Curiosamente não está listado na colecção de extensões.
Faz uma pesquisa na Store e vais lá ter.
Funciona muito bem.
“apenas 70”? Já não são imensas?
São melhor 70 controladas a ter centenas e a maioria atrasar ou estourar o navegador …
serem controladas nao e mau… ate e bom.. nao se pode ter tudo…
Alguem usa o edge? É tão lento e limitado que não serve para nada. Infelizmente segue a tendência dos lumias e windowsphone e desaparecer se assim continuar
São opiniões de quem não percebe um browser…..
Sem razões de queixa 🙂
Uso-o a par com o Firefox
Uso 3 extensões: Adblock Plus, Mouse Gestures (tal e qual como se estivesse no telemóvel :)) e o Clip to OneNote
Na verdade é o mais rápido, e ao que tu chamas limitado eu chamo seguro.
Lento? Oi? Não devemos estar a falar do mesmo browser de certeza.
Eu uso-o diariamente, e lento é o que não é. O Chrome só ganha nas extensões e personalização. O Edge está bastante otimizado, e rápido. Tirando a falta de personalização, não tenho queixas a apontar
São opiniões de quem não percebe o funcionamento de um browser…..
Usei muitos anos o Chrome, cheguei a experimentar o firefox nos últimos meses, e nenhum se compara com o Edge em segurança e gestão de recursos.
vou deixar aqui a minha opinião acerca do edge, eu no meu pc tenho apenas o Microsoft edge instalado como browser, quando foi lançado como não tinha extensões o browser pareceia esquisito e diferente dos outros, mas com o tempo a passar acho que tem vindo a melhorar pela positiva. acho que melhorou muito quando chegou a atualização do creators update. é rápido a abrir, carrega rápido as paginas, uso as extensões mais populares que há nos outros browsers(adblock, tradutor, turn off lights) e trabalha bem. quando tenho o pc ligado a bateria é muito economizador consigo tar muitas horas com a bateria ligada e a navegar na net com wifi ligado. pode haver o chrome ou o firefox mas com o uso que tenho chega perfeitamente.
a parte da velha tec usada pelo estado
Português (java) para mim o edge + ublock origin chega bem.
Para quem não sabe, o Tampermonkey funciona no Edge e bem utilizado (leia-se, com muito cuidado) abre várias possibilidades.