Edge poderá um dia controlar sozinho o acesso ao modo anónimo
O modo anónimo nos browsers veio trazer aos utilizadores uma camada adicional de privacidade, escondendo as suas navegações de olhares alheios e mais curiosos.
Se até agora este modo tinha de ser ativado pelos utilizadores, a Microsoft quer mudar isso e dar ao seu browser inteligência adicional e passar-lhe o controlo sobre o acesso ao modo anónimo.
Já todos usámos o modo anónimo num browser, quer para esconder o acesso a um site mais estranho quer para manter algum do anonimato que não conseguimos na versão normal do nosso browser favorito.
Este é um modo que consegue ter várias funções, todas adaptadas ao desejo dos utilizadores, mas que obriga a que exista uma intervenção manual dos utilizadores, quer para o ativar, quer para o terminar. Uma nova patente da Microsoft quer mudar isso e automatizar o processo de lançamento deste modo.
Segundo a descrição dessa patente, o Edge, ou outro browser da Microsoft, poderá detetar o acesso a um site identificado como sendo para ser acedido em modo anónimo e este, sem qualquer intervenção, irá comutar para o modo anónimo, protegendo o utilizador, e regressando ao modo normal sempre que se aceder a outros sites.
Acaba por não ficar claro na descrição da patente como é que será feita a deteção dos sites em que o modo anónimo deverá ser usado e nem como é alimentada essa mesma lista.
Esta poderá ser controlada pela Microsoft ou, simplesmente, ser alimentada pelos utilizadores, ficando individualmente guardada no próprio browser, garantindo a privacidade de cada utilizador.
Esta é ainda apenas uma ideia e uma patente, não existindo qualquer ideia de quando será implementada no Edge ou se sequer chegará algum dia a ver a uma aplicação prática. A Microsoft garante assim para si uma ideia que apenas ela poderá explorar no seu browser.
Este artigo tem mais de um ano
“um site mais estranho” hum hum…. Todos nós sabemos bem que tipo de sites são esses ^^
Uma ideia simples mas que até é bem necessária
A Microsoft a controlar as coisas? Estamos garantidos em termos de privacidade… 😉
E no momento que o proprio browser espia a nossa actividade e onde andamos ficam duas questoes…
1 – esses dados nao serao transmitidos com o “objetivo ” de “melhorar a ferramenta “, quando o objectivo nao sera outro
2 – O facto de o browser espiar, la vai em parte o objetivo do modo anônimo, que embora para alguns seja so para o site nao ficar no histórico (que apagando o mesmo histórico dar ao mesmo)