Conheça 3 dicas essenciais para usar ainda melhor o Firefox da Mozilla
Sendo o segundo browser mais usado na Internet, o Firefox tem de conseguir manter os utilizadores interessados. Para isso traz frequentes melhorias e novidades, que todos apreciam e querem usar.
Das muitas funcionalidades presentes, algumas abrem caminho a novas potencialidades. Na verdade, tornam o Firefox mais simples de usar e são por isso essenciais para usar o browser da Mozilla. Conheça então 3 dicas essenciais.
Há muitas opções que podem ser usadas no Firefox para o melhorar. A Mozilla criou-as para ajudar os utilizadores a terem um browser mais acessível e melhor. Estas podem ser ativadas a qualquer momento.
#1 - Muitos separadores? Pesquise os usados no Firefox
A grande maioria dos utilizadores usa os separadores de forma livre. Isto significa que estes vão sendo abertos e ficam esquecidos. Claro que a meio da utilização existem demasiados separadores abertos, que precisam ser percorridos para se encontrar um procurado.
Na verdade, não tem de ser assim, podendo ser feita uma pesquisa. Basta carregar na seta que fica junto do último separador e depois escolher o pretendido ou carregar na pesquisa. Basta escrever o nome do site que querem e o separador é mostrado de imediato.
#2 – Recursos gastos? Use o Gestor de tarefas da Mozilla
Tal como noutros browsers, também o Firefox pode ter consumos anormais de recursos. Para os controlar, a Mozilla separou-os em diferentes processos, que no Windows não se reconhecem. Claro que este browser tem um Gestor de tarefas.
Para lhe aceder devem abrir o menu do Firefox e depois escolher Mais. Aí dentro devem escolher Gestor de tarefas. Nesse novo separador podem controlar o impacto genérico e a memória consumida. Podem também terminar processos e separadores.
#3 - Muito barulho? Desligue o áudio de cada separador
Por fim, temos a solução para o problema do áudio que surge sem ser esperado. Há agora uma tendência para isso nos sites para terem este comportamento errado. O Firefox permite silenciar separadores de forma isolada, de uma maneira simples.
Aqui têm duas opções. Ou usam o menu de contexto dos separadores, na opção Silenciar som do separador, ou um atalho. Basta carregar simultaneamente em Ctrl e em M para que o separador ativo seja silenciado.
Existem muitas mais dicas que podem ser usadas no Firefox. Os atalhos são muitos e a interface merece ser explorada para se retirar ainda mais. Rapidamente vão conseguir ambientar-se a estas pérolas e tirar ainda mais deste browser.
Este artigo tem mais de um ano
E a minha segunda opção de browser…a primeira é o “novo” Edge!
Credo, que mal gosto!
Gostos não se discutem…por exemplo eu nunca daria o nome “Luisa” a uma filha minha! Preferia Lucrécia…
hehehehehehe
Oof
Que mal gosto vocês tem! Meu nome é divino e invejado por todos.
Eu preferia Asdrubalina, mas como dizes, gostos não se discutem.
A propósito, o Firefox está muito bom, muito rápido. Só é pena que na última versão, quando vou arrastar um site para os favoritos, já não expande o menu.
o edge já sabe trabalhar em modo offline ou ainda anda a aprender como o chrome?
O Edge não aprende nada com o Chrome…pelo contrário. É a Google que está a utilizar as “ferramentas” do Edge para melhorar o seu browser. Começa por “investigar” quais e quem desenvolveu os processos que estão a permitir um “ganho” na quantidade de ram que o Chrome consome…
Há algum tempo uso o Firefox num velho PC que funciona ligado à TV como media center. O Youtube funcionava aos solavancos no Chrome. No Firefox o Youtube desliza suavemente! Também uso o novo Edge para ver Netflix a 1080P, nos outros o Netflix só funciona a 720p
O SpeedyFox ajuda na optimização do Firefox – https://www.crystalidea.com/speedyfox
Depois da atualização para catalina, o firefox está sempre a travar e a fechar!!!